Nomes femininos com Z – dos mais populares, aos mais ousados

Tradicionalmente, os nomes têm significados que remetem à personalidade da pessoa ou a uma característica que os pais quiseram presentear aos filhos.Os nomes femininos com a letra Z são bastante incomuns na língua portuguesa, mas nem por isso deixam de ter o seu papel com significados profundos emprestados de outras culturas.

Confira, aqui, o que quer dizer os principais nomes próprios femininos com a inicial Z, bem como a origem, cultura e história por trás de cada um deles.

sonhar com dente

Zoey

O nome Zoeysignifica “cheia de vida” ou “aquela que vibra e vive”. A origem vem do grego zoé, que significa, literalmente, “vida” ou “vidente”, dependendo do contexto em que é utilizada.

Na cultura hebraica, ele é uma das traduções usadas para Eva, da Bíblia. Ainda na religião católica Zoe foi uma cristã, que tem data comemorativa em 5 de julho. A simbologia, num panorama geral, simboliza boas vibrações e animação.

Zara

Zara quer dizer “flor que floresce” ou “botão de flor”. A origem do nome é inglesa, da versão Zaire – um nome usado por Voltaire (filósofo francês), numa peça em que uma mulher cristã é tida como serva e escrava pelo povo muçulmano. A história inspirou personalidades, incluindo a neta da Rainha Elisabeth Segundo, Zara Philips.

Zenaide

Zenaide significa “a filha de Zeus” ou “filha de Deus”. A origem claramente vem da mitologia grega, na qual Zeus era o Deus de todos os deuses, portanto, aquela que nascia do poderoso era caracterizada como Zenais.

Depois de “aportuguesado”, o nome ficouconhecido como Zenaide ou Zenilda (variante em russo). A expressão simboliza força, fé e poder.

Zuleide ou Zuleica

O nome Zuleide tem interpretações diversas. Na versão persa quer dizer “brilhante” ou de “beleza radiante”, sendo muito usada por ladys e filhas da alta casta, durante a Idade Média e Idade Moderna.

Enquanto isso, a origem portuguesa usa o nome para definição de “roliça” ou “gorda”, uma adaptação da palavra árabe Zuleikha – a qual carrega o mesmo significado.

Zelda

Zelda quer dizer “experimente em combate” ou “felicidade”. O nome possui várias formas de escrita entre o povo Judeu – principal usuário da palavra. Em todas as interpretações ela aparece como simbologia para conquistas ou guerras vencidas.

Zafira

Zafira significa “valiosa” ou “da cor azul”. O nome faz referente à pedra preciosa de mesmo nome, que carrega um tom roxo-azulado. O nome, apesar de ter muita popularidade entre os árabes, carrega origens gregas – o primeiro povo a fazer uso da palavra como nome próprio sob as versões Saphira e Zafirah.

Zilda

Zilda quer dizer “radiante” “bela ou formosa”. A origem mais provável do nome é do celta, Esylt, que significa combatente de ferro ou mocidade formosa. É possível encontrar em outras línguas – principalmente no alemão – a versão Isilda.

Recomendados para você:


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...