Sonhar com gente morta: é um sinal? Aviso? Veja aqui!

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Sabe-se que a maior parte das pessoas mantém uma relação conflituosa, para dizer o mínimo, com a ideia da morte, própria ou de seus entes queridos. Por essa razão, dentre os sonhos mais comuns, um dos mais marcantes que uma pessoa pode ter é justamente com pessoas falecidas, sejam estas pessoas que na vida real ainda estão vivas, seja com as que já morreram mesmo.

Diversamente do que a maioria das pessoas provavelmente suporia, a oniromancia (arte divinatória que se propõe a estudar os significados dos sonhos e, de acordo com eles, prever acontecimentos futuros) não atribui significado sinistro ou de mau agouro a sonhos com pessoas mortas. A seguir, serão brevemente apresentados os significados atribuídos a diferentes tipos de sonhos envolvendo pessoas mortas.

O que significa sonhar com gente morta?

Surpreendentemente, sonhar com a própria morte não é considerado sinal de morte próxima da pessoa que sonhou ou sinal de fracasso (“morte”) de um sonho, projeto ou aspiração dela. Na verdade, esse tipo de sonho é visto pelos cultores da oniromancia como algo bastante auspicioso: um sinal de boa saúde ou, no caso de uma pessoas que esteja doentes, um sinal de que sua recuperação será rápida.

Outro sonho do gênero ao qual se atribui um significado que contraria a expectativa comum é o sonho com o falecimento de outra pessoa que também esteja viva, um parente ou amigo, por exemplo. Não só esse tipo de sonho não é considerado um sinal de ameaça iminente à vida da pessoa com quem se sonhou, como ele é, isso sim, considerado um sinal de sucesso próximo – talvez algo pequeno como uma folga remunerada, talvez algo maior como uma cobiçada promoção – e felicidade familiar para ela.

Sonhar com a morte de uma pessoa já falecida na vida real – seja sonhar que ela ainda está morrendo, seja sonhar que ela faleceu – é considerado sinal de que o espírito dessa pessoa já alcançou a paz, tinha forte ligação emocional com a pessoa que teve o sonho e espera que ela seja feliz.

Um tipo de sonho com pessoas falecidas que é particularmente interessante é o tipo que envolve sonhar com várias pessoas mortas. Embora o impacto emocional para quem tem o sonho possa ser compreensivelmente desgastante, esse tipo de sonho é considerado um sinal de que boas notícias provavelmente estão a caminho e de que tanto quem sonhou como as pessoas que lhe são próximas gozarão tanto de saúde como de felicidade.

Como se vê, apesar de sua relação com a tão temida morte, os significados atribuídos a sonhos com pessoas falecidas são, na verdade, bastante animadores e auspiciosos.

A opinião do meio científico

A opinião científica mais comum, sabe-se, é a de que sonhos não passam de reflexos e remanescentes, retrabalhados pelo inconsciente, das atividades, dos interesses, dos pensamentos e das preocupações das pessoas durante o período de vigília. Assim, sonhar com a morte de alguém poderia ser sinal de preocupações com a mortalidade – própria ou alheia – ou produto de ter visto algo ou passado por uma experiência que lembrou a pessoa, mesmo que apenas inconscientemente, da morte.

Apesar do ceticismo dos cientistas, a crença no poder dos sonhos para revelar o futuro acompanha a humanidade desde seus primórdios – basta lembrar os relatos bíblicos sobre o sonho do patriarca Jacó com uma escada para os céus e sobre como seu filho José, antes escravo e prisioneiro, alcançou grande poder no Egito depois de interpretar corretamente o sonho do faraó.

Uma explicação frequentemente oferecida pelos místicos para os sonhos com as pessoas mortas é a de que o sono afrouxa consideravelmente os laços que prendem a alma ao corpo, permitindo àquela afastar-se deste e, entre outras coisas, encontrar pessoas que já cruzaram o limiar da morte e alcançaram um novo plano espiritual e até se comunicar com elas, lembrando-se depois de pelo menos parte da experiência depois de acordar.

A capacidade da alma de deixar o próprio corpo e livrar-se parcialmente das limitações que a matéria lhe impõe não só explicaria os encontros nos sonhos com pessoas já falecidas como também explicaria como as pessoas poderiam ter acesso a sinais ou mensagens relativas a seu futuro e ao de outras pessoas.

Há alguns casos relativamente famosos de personalidades históricas que sonharam com pessoas mortas que tanto podem ser explicados por uma teoria como pela a outra.

Por exemplo, alguns anos depois da morte de Lenin em 1924, seu colaborador Leon Trotsky sonhou estar conversando com ele no que parecia um navio. No meio do sonho, lembrou-se de que Lenin já tinha morrido, mas continuou a conversa. Em certo momento, querendo descrever um acontecimento, ia dizer que tinha acontecido depois de Lenin ter morrido, mas ficou embaraçado com a situação e acabou optando pelo eufemismo ter adoecido.

Recomendados para você:

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...