15 nomes atenienses femininos e seus significados

Atenas foi uma das cidades mais importantes para a história da humanidade. Seu auge foi no período Clássico da Grécia Antiga, entre 508 e 322 a.C. quando era considerado o principal centro urbano (ou cidade estado como era chamada na época) do planeta. Localizado na Grécia, no continente africano, a cidade foi palco de muito desenvolvimento cultural e racional humano. É considerada o berço da democracia.

Diante de um território com muitas histórias e marcos importantes da civilização, uma série de nomes é inspirado nesta cidade e neste passado de tantas batalhas e também avanços.

atenas

1 – Júlia

Esse nome se origina de uma variante masculina “Júlio”, mas seu significado é único e significa “jovem” ou “filha de Júpiter”. Este foi um nome que ganhou popularidade na França e na Itália durante o século XVI, principalmente na grafia Giulia (na Itália) e Julie (na França).

2 – Nicole

O significado desse nome é “a que vence com o povo” ou ainda “a que conduz o povo”. Trata-se de um nome que teve sua origem da derivação do nome grego “Nicolau”, o que por sua vez, significa “níke” (vitória) e “laos” (povo). A variação feminina surgiu na França e se espalhou por todo o mundo.

3 – Lara

Esse nome significa “vitoriosa” ou “muda”. Sua origem é um pouco incerta, mas tudo indica que seja no grego antigo “lara”, que literalmente significa muda. Entretanto, Lara também é um nome que aparece na mitologia grega, como uma ninfa chamada Tácita ou Muta, que representaria a vitória.

4  – Raíssa

Raíssa significa “tranquila” ou “líder”. Sua origem está no grego “erhais”, que por sua vez significa literalmente “filha de Hera”. Portanto, carrega estes estereótipos ligados à liderança, mas também à tranquilidade.

5 – Cristina

Esse nome tem uma relação muito próxima com o cristianismo, seu significado é literalmente “cristã” ou “abençoada por Deus”. Sua origem é uma derivação do nome masculino Cristiano, que significa “cristão”. A popularização deste nome se deu principalmente na Inglaterra.

6 –  Catarina

Sua origem é no grego “Aikaterhíne”, que trata-se de uma derivação da palavra “katharós”, palavra esta que significa “pura” ou “casta”. Esse nome ficou famoso principalmente na Idade Média e na região da Europa.

7 – Melissa

Esse é um nome que tem origem na mitologia grega, na qual Melissa teria cuidado e amamentando Zeus enquanto criança. Seu significado literal é “abelha” e está relacionado justamente a esta relação com Zeus de nutrição e de trabalho cooperativo.

8 – Isadora

Isadora é um nome derivado do grego “Isídoros”, seu significado está relacionado a uma deusa egípcia chamada “Isis” ou “Uset” ou ainda “Aset”, considerada como um modelo a ser seguido por todas as mães Atenas.

9 – Ágata

Esse nome significa “boa” ou “bondosa”, trata-se de um nome de origem no grego “agathós”, que literalmente significa “bondoso”. Este nome ficou muito popular, pois foi o nome de uma santa muito importante no século III, quando na Sicília Santa Ágata foi executada por perseguidores anti-cristãos em 251.

10 – Elaine

O significado desse nome é “a reluzente”. A origem deste nome é a palavra “hélê”, que significa “tocha”. Para nós, esse nome ficou famoso a partir da sua versão inglesa e do francês Helaine.

11 – Taís

Esse nome significa “aquela que deve ser contemplada”. Trata-se de um nome que teve origem no grego “thais”, que significa “contemplada com admiração”. Registros demonstram que “tais” também era o nome usado para tiaras de cabelo. Foi um nome que se popularizou no mundo por meio de um poema francês.

12 – Mônica

Esse nome tem algumas origens, mas de acordo com a origem grega, seu significado é “solitária”. Além disso, tem uma forte presença no Cristianismo, visto que Mônica foi a mãe de Santo Agostinho e também santa, denominada “Santa Mônica”.

13 – Verônica

A origem desse nome é grega e seu significado é “portadora da vitória”. Também é um nome com muita presença no Cristianismo e ganhou popularidade na sua versão inglesa Veronica ou Veronika e por sua versão em francês Veronique.

14 – Rosângela

Trata-se de um nome composto a partir dos nomes “Rosa” e “Ângela” portanto os seus significados são múltiplos e um tanto extensos: “espécie formosa de mensageira” ou “espécie famosa de anjo”. Tem essa relação com a mensagem e também com a questão dos céus de acordo com a origem no grego.

15 – Helena

Helena é uma versão do nome “heléne”, que também tem origem no termo “tocha”, mas passou por mudanças com o tempo. Na mitologia grega, trata-se de um nome extraído do mito de Helena de Troia, conhecida por sua beleza estonteante, filha de Zeus e Leda.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.