Publicidade

15 Nomes bíblicos femininos e seus significados para batizar sua filha

Escolher o nome perfeito para sua filha nem sempre é tarefa fácil. E que tal adotar um bíblico? Normalmente, essa é uma opção de pais que preferem nomes com significados mais profundos e religiosos.

Publicidade

Publicidade

Aqui, listamos 15 nomes femininos mais bonitos, seus significados, variações de escrita, entre outras informações. Confira e escolha o seu preferido para batizar sua filha!

Publicidade

Nomes bíblicos femininos

Publicidade

Todos os nomes listados abaixo tem seu significado único, em sua maioria de origem hebraico, podem ser usados como nomes próprios, com os seus compostos ou até mesmo como sugestões de nomes e variações aos seus eleitores.

Veja abaixo alguns dos nomes femininos diferentes, assim, conforme seja possível escolher aquele que quer dizer mais para todos os que vão escolher os nomes em questão.

Quais são os nomes bíblicos femininos?

Publicidade

Publicidade

Veja abaixo uma série de nomes com seu significado para pensar para seu bebê, além do significado, origem, sempre focando se você gosta.

1 – Maria

Trata-se de um dos nomes mais populares para meninas. Sua origem é incerta, mas as hipóteses mais aceitas são que deriva do hebraico Myriam (senhora soberana) ou do sânscrito Maryáh (a virgindade), remetendo à mãe de Jesus.

Variações do nome: Marie, Mary, Mariah, Mariana e nomes compostos (Maria Clara).

Foi assim o nascimento de Jesus Cristo: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, mas, antes que se unissem, achou-se grávida pelo Espírito Santo.
Mateus 1:18

2 – Sara

Tem origem hebraica e significa ‘princesa’, ‘dama’, ‘senhora’. Depois de Maria, é o mais popular entre os brasileiros. Tal nome aparece no Antigo Testamento: Sara era a esposa de Abrão e mãe de Isaac. Foi estéril até seus 99 anos, quando Deus lhe concedeu a graça de seu primeiro filho.

Variações do nome: Sarah, Sarita.

Disse também Deus a Abraão: “De agora em diante sua mulher já não se chamará Sarai; seu nome será Sara.
Gênesis 17:15

3 – Raquel

Publicidade

Publicidade

Nome de alta popularidade, Raquel vem do hebraico Rahel, que significa ‘ovelha’. O nome também é interpretado como ‘pessoa mansa, pacífica’. No Antigo Testamento, era a esposa favorita de José e mãe de Benjamin.

Variações do nome: Rachel, Rachael, Rahel, Rachele.

Ele ainda estava conversando, quando chegou Raquel com as ovelhas de seu pai, pois ela era pastora.
Gênesis 29:9

4 – Débora

O nome Débora é um dos bíblicos mais populares entre as mulheres. Vem do hebraico e significa ‘abelha’, ‘mulher esforçada e trabalhadora’. Além disso, é uma personagem bíblica mencionada no Antigo Testamento, profetisa que reestruturou tribos israelenses contra Canaã, atingindo a vitória.

Variações do nome: Deborah, Debra, Debrah, Debby.

Débora mandou chamar Baraque, filho de Abinoão, de Quedes, em Naftali, e lhe disse: “O Senhor, o Deus de Israel, ordena a você que reúna dez mil homens de Naftali e Zebulom e vá ao monte Tabor.
Juízes 4:6

5 – Marta

Vem do aramaico Martha e significa ‘senhora’, ‘protetora do lar’. É citada no Novo Testamento como irmã de Maria e Lázaro. O nome Marta tornou-se bastante popular no Brasil e sempre se mantém entre os bíblicos mais comuns para meninas.

Publicidade

Publicidade

Variações do nome: Marta, Martine, Martha.

6 – Talita

Nome que tem origem aramaica e significa ‘menina’, ‘moça’, ‘criança que renasceu’. Tornou-se especialmente popular pela frase Talita cumi, que significa ‘menina, levanta-te’, que foi dita por Jesus na ressuscitação da filha de Jairo.

Variações do nome: Tallita, Talyta, Tallyta.

Tomou-a pela mão e lhe disse: “Talita cumi!”, que significa “menina, eu ordeno a você, levante-se!”.
Marcos 5:41

7 – Lia

É originário do hebraico Leah, cujo principal significado é vaca selvagem. Também é interpretado como ‘trabalhadora’, ‘pessoa que tem olhos doces’. Lia foi a primeira esposa de Jacó, no Antigo Testamento. Curiosamente, o nome é considerado um elogio em hebraico.

Variações do nome: Leah, Lya, Léa, Léia.

Ora, Labão tinha duas filhas; o nome da mais velha era Lia, e o da mais nova, Raquel.
Gênesis 29:16

8 – Tâmara

Publicidade

Publicidade

Tem origem hebraica e significa ‘palmeira’. Outra interpretação é o adjetivo alta. É uma personagem do Antigo Testamento e se tornou popular em diversos países europeus, além do Brasil.

Variações do nome: Thamara, Tamy, Tamarash, Tamires, Tamiris.

Depois de algum tempo, Amnom, filho de Davi, apaixonou-se por Tamar; ela era muito bonita e era irmã de Absalão, outro filho de Davi.
2 Samuel 13:1

9 – Rebeca

O nome é originário do hebraico Ribhqah, que significa ‘união’, ‘aquela que une’. Aparece no livro de Gênesis do Antigo Testamento como esposa de Isaque, mãe de Esaú e Jacó. É um nome bastante popular principalmente no Brasil, França, Itália e países de língua inglesa.

Variações do nome: Rebecca, Rebekah, Rebecka.

A jovem era muito bonita e vir­gem; nenhum homem tivera relações com ela. Rebeca desceu à fonte, encheu seu cântaro e voltou.
Gênesis 24:16

10 – Adriele

Nome hebraico que significa ‘assembleia de Deus’, ‘rebanho de Deus’, ‘Deus é meu auxílio’. Possui popularidade porque remete à assistência de Deus e sugere que a pessoa que tem esse nome é parte de seu rebanho.

Publicidade

Publicidade

Variações do nome: Adrielle, Adriely, Adrielly, Adrieli, Adriela, Adriella.

11 – Késia

Nome popular no Brasil, originário do hebraico e significa ‘fragrância’, ‘perfume’, ‘cássia’ (tipo de árvore utilizada para produzir fragrâncias). No Antigo Testamento, era o nome de uma das filhas de Jó.

Variações do nome: Kessia, Quésia, Quézia.

12 – Abigail

Possui origem hebraica e como significado a expressão ‘alegria do pai’. Trata-se de uma personagem bíblica do Antigo Testamento, especificamente a esposa do rei Davi. No século XVII, tornou-se popular por aparecer em uma peça teatral.

Variações do nome: Abgail.

Imediatamente, Abigail pegou duzentos pães, duas vasilhas de couro cheias de vinho, cinco ovelhas preparadas, cinco medidas de grãos torrados, cem bolos de uvas passas e duzentos bolos de figos prensados, e os carregou em jumentos.
1 Samuel 25:18

13 – Eunice

Publicidade

Publicidade

Nome de origem grega, significa ‘a que sempre vence’, ‘boa vitória’. Eunice aparece na Escritura Sagrada como a mãe de Timóteo. O nome é famoso entre os pais, porque reflete uma pessoa que sempre tem sucesso.

Variações do nome: Ionice, Unice.

Recordo-me da sua fé não fingida, que primeiro habitou em sua avó Loide e em sua mãe, Eunice, e estou convencido de que também habita em você.
2 Timóteo 1:5

14 – Cloé

Tem origem no grego Chloé, que significa ‘erva verde’, ‘broto verde’. Aparece no Livro I Coríntios do Novo Testamento e tem grande popularidade em países de língua inglesa, não somente no Brasil.

Variações do nome: Chloé, Chloe, Khloe.

Meus irmãos, fui informado por alguns da casa de Cloe de que há divisões entre vocês.
1 Coríntios 1:11

15 – Isabel

Nome hebraico cujo significado é ‘casta’, ‘pura’, ‘consagrada de Deus’. É muito popular no Brasil, Portugal, Espanha e França. Era esposa de Zacarias e mãe de João Batista.

Publicidade

Publicidade

Variações do nome: Isabela, Isabele, Izabele, Izabel, Isa, Isabeli.

Mas o anjo lhe disse: “Não tenha medo, Zacarias; sua oração foi ouvida. Isabel, sua mulher, dará a você um filho, e você lhe dará o nome de João.
Lucas 1:13

NOMES BÍBLICOS

Qual o nome mais bonito da Bíblia?

Uma pergunta relativa, os nomes mudam de acordo se você pensar no seu significado, visto que são uma série de lista de nomes existentes na Bíblia, sendo de origem hebraica, mudando assim os nomes de bebês.

Não é possível afirmar qual o nome mais bonito, visto que é possível que isso mude cuja origem dos nomes femininos da lista vão se modificando, então, é interessante que você veja também suas principais preferências, principalmente pelo significado de nomes existentes.

Avatar
Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e especialista em Negócios Digitais. Tem mais de 600 artigos publicados em sites dos mais variados nichos e quatro anos de experiência em marketing digital. Em seus trabalhos, busca usar da informação consciente como um instrumento de impacto positivo na sociedade.

Participe dos nossos grupos

TelegramCanal Telegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookPágina do Facebook

Curta nossa Página e receba nossas dicas

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.