15 nomes de significado profundo para batizar a sua filha

Mesmo com 9 meses para poder pensar, a decisão do nome pode ser um dos momentos de maior dúvida durante a gravidez, afinal, trata-se de uma escolha que influencia diretamente a vida da pessoa. Se você está a procura de inspirações, confira essa lista com 15 nomes de significado profundo para batizar a sua filha:

1 – Eva

Eva significa “a que vive”, “a vivente” ou “cheia de vida”. É um nome de origem hebraica (Hawwá) e ficou muito popular por conta da Bíblia, que relata no livro Gênesis que Eva foi a primeira mulher criada por Deus da humanidade. No século XIX a versão inglesa “Eve” ficou famosa e a partir de século XX, Eva começou a ganhar popularidade no Brasil.

2 – Rosa

Este é um nome de origem germânica que evoluiu para o inglês como Rohese e depois Rose. Se pegarmos a origem deste nome, seu significado é “espécie formosa”, mas com o tempo, este significado foi se ampliando. No Brasil, trata-se de um nome popular e que tem associação com a flor rosa, uma espécie muito admirada, que inclusive é vista como oportuna para presentear pessoas.

3 – Marina

Marina significa “a que vem do mar”. Originada do latim “marinus”, que significa mar.

4 – Beatriz

A origem do nome Beatriz é no latim. Mas há uma discussão sobre qual palavra originou o nome: “beatus”, que é traduzido como “abençoado” ou “feliz” ou “viatrix”, que é traduzido como “viajante”. Então Beatriz é um nome que traz alguns significados: “aquela que traz felicidade”, “viajante” ou “aquela que faz os outros felizes”.

5 – Mariana

Mariana se significa “cheia de graça”, “soberana”, “graciosa e poderosa”. Segundo a origem inglesa, o nome Mariana derivou da junção dos nomes “Mary” e “Ann”. O nome ganhou popularidade por conta da Santa Mariana de Peredes ou Santa Mariana de Quito, a padroeira dos órfãos.

6 – Cristina

Cristina significa “protegida por Deus”. Sua origem é no nome latino Christianus, que quer dizer, literalmente, “cristão”. O nome se tornou popular após a popular Santa Cristina, mártir católica no século IV.

7 – Hilda

Este nome significa “guerreira”. Sua origem é germânica, composta pelos elementos “hild”, “hilde”, “hilt”, todos com significados relacionados à guerra. Na Idade Média, era um nome raro, mas a partir do século XIX, começou a ganhar popularidade.

8 – Mara

Mara é um nome que tem duas origens com significados distintos. No tupi, Mara veio de “Marã”, que significa “revolução”. Já na origem hebraica, Mara veio de “Marah”, que significa “amarga”, mas também tem outro significado histórico, pois Mara também era uma localização ao atravessar o Mar Vermelho, onde as águas se tornavam doce.

9 – Lúcia

Este nome significa “a iluminada” ou “aquela que nasceu com a manhã”. Sua origem é no latim “Lucius”, derivado de “lux”, que significa luz. O nome Lúcia é bastante comum no Brasil e também em alguns países europeus como Portugal, Espanha e Itália.

10 – Yasmin

Yasmin significa “jasmim”, que é uma flor que exala um perfume maravilhoso originária na Ásia. No Hinduísmo, a flor de jasmim é muito importante, pois o Deus do Amor Kama adicionada flores de jasmim às suas flechas distribuindo amor e paixões. O nome ganhou popularidade no ocidente apenas no século XIX.

11 – Janaina

Janaina é um dos nomes de Iemanjá, rainha dos mares e mãe de todos. Iemanjá vem do Iorubá “yemoja”, que significa “mãe dos peixes”. Algumas escrituras trazem que Janaína começou a ser usado com uma cabocla, que incorporava Iemanjá.

12 – Jurema

Jurema é uma cabocla da umbanda. Na tradição religiosa, Jurema é filha de Tupinambá, é uma entidade espiritual e também rainha da cidade espiritual do reino das florestas. Jurema tem origem no tupi e é um nome comum entre indígena.

13 – Marcela

Marcela significa “jovem guerreira”. Trata-se de um nome que veio do latim Marcella. No Brasil,o nome é bastante popular, como também em outros países latinoamericanos, em Portugal e na Espanha.

14 –  Antônia

Este nome significa “de valor inestimável” na sua origem latina “Antonius”, que inicialmente era um sobrenome romano. Já na origem grega, Antônio deriva de “Antheos”, que significa “alimentado por flores”.

15 – Maria

Maria significa “vidente” ou “pureza”. É um nome que tem a origem incerta, mas provavelmente veio do hebraico “Myriam” e derivou para o sânscrito “Maryáh”. Mesmo antes da Bíblia este nome já era bastante usado, entretanto, após a atribuição do nome a mãe de Jesus, no escrito sagrado, a sua popularidade não só aumentou, como também se expandiu para todo o mundo.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.