15 Nomes italianos femininos e seus significados para batizar sua filha

Está difícil escolher o nome da sua filha? Uma boa dica é optar por um italiano, alternativa que sempre tem uma sonoridade mais marcante e acaba encantando os pais.

Antes de escolher um, é importante saber o que ele significa. Aqui, apresentamos uma lista com 15 nomes italianos mais bonitos femininos e suas respectivas definições. Veja e escolha o seu favorito!

1 – Bianca

Significa ‘branca’, ‘cândida’, ‘alva’. Curiosamente, o nome é derivado do grego ‘bías’, que quer dizer ‘poderosa’, ‘forte’. É um nome popular na Europa desde o século XVI, quando apareceu em peças de Shakespeare.

Variações do nome: Bia, Byanka, Bianka.

2 – Milena

Nome que significa ‘querida’, ‘graciosa’, ‘a pura que reluz’, ‘senhora soberana reluzente’. Acredita-se que teria surgido da junção de Maria (origem hebraica) e Helena (origem grega). É popular na Itália desde o século XIX, devido à atriz Milena Vukotic.

Variações do nome: Milene, Myllena, Millene.

3 – Luna

Trata-se de um nome com origem latina e significa ‘lua’, ‘iluminada’. Costuma fazer sucesso entre os pais porque simboliza a luz e feminilidade. Além de ser popular na Itália, também é famoso em Portugal e Espanha, seja como nome principal ou secundário.

Variações do nome: Luma, Luana, Luane, Lunna.

4 – Sandra

Significa ‘defensora do homem, da humanidade’ e é derivado do diminutivo de Cassandra e Alessandra. É bastante popular por remeter à noção de proteção. Possui boa incidência tanto no Brasil como em Portugal, além da Itália.

Variações do nome: Sandy.

5 – Giovana

De origem hebraica, Giovana significa ‘agraciada por Deus’, ‘a graça de Deus’, ‘Deus é gracioso’. Entre os motivos de sua popularidade na Itália e Brasil estão a sonoridade e o caráter de aproximação a Deus expresso pelo nome.

Variações do nome: Giovanna, Geovana, Geovanna, Giana, Gianna, Diovana.

6 – Andreia

Nome que quer dizer ‘máxima feminilidade’, ‘poderosa’. É o feminino de André, originário do grego Andreas. Esse é um nome muito popular na Itália, tanto na versão feminina como na masculina, sobretudo a partir do século XX.

Variações do nome: Andréa, Andreza, Andrea.

7 – Alessandra

É derivado do nome Alexandra, feminino de Alexandre, que vem do grego Aléxandros. Significa ‘aquela que repele inimigos’, ‘protetora da humanidade’. É comum na Europa desde o século XVII, embora registros históricos apontem que existe há mais tempo.

Variações do nome: Alessa, Alissandra, Alexandra.

8 – Pietra

Possui origem grega e significa ‘pedra’. Também pode ser interpretado como ‘firmeza’, ‘fortaleza’, ‘rochedo’. Costuma ser popular entre os pais por sua sonoridade e por representar solidez e segurança.

Variações do nome: Pyetra.

9 – Antonella

É diminuitivo de Antonia e quer dizer ‘valiosa’, ‘de valor inestimável’. A origem do nome é incerta, mas estudiosos acreditam que sejam etrusca. Curiosamente, é muito popular na América Latina, sobretudo na Argentina e Uruguai.

Variações do nome: Antonela, Antonia.

10 – Nina

Nome que é diminuitivo de Giannina e Antonina, que têm origem italiana. Seu significado é ‘menina’, ‘graciosa’. Normalmente é adotado por pais que preferem nomes mais carinhos e delicados. Possui grande popularidade na Itália e demais países de língua latina.

Variações do nome: Nyna, Ninna.

11 – Giulia

Significa ‘jovial’, ‘fofa’, ‘filha de Júpiter’. Trata-se de uma variante de Julia, que tem origem latina (vem de Julius). Giulia é um nome extremamente comum na Itália, assim como na França.

Variações do nome: Giuliana, Giulianna.

12 – Kiara

Variante do nome também italiano Chiara, que significa ‘clara’, ‘brilhante’. Possui origem latina e ganhou fama devido à personagem Kiara, de O Rei Leão. Apresenta sonoridade marcante, o que acaba atraindo os pais.

Variações do nome: Chiara, Khyara, Kia.

13 – Graziela

Tem como significado as expressões ‘pequeno dom divino’, ‘pequena graça’, ‘pequeno presente de Deus’. É um diminutivo da palavra italiana Grazia (graça, em português) e é popular entre os pais por ser um nome com aproximação ao divino.

Variações do nome: Graciela, Graciella, Graciele.

14 – Emanuella

Nome originário do hebraico Immanuel, seu significado é ‘Deus está entre nós’, ‘Deus está em seu coração’. Também tem conexão religiosa, sendo considerado o feminino de um dos títulos de Jesus Cristo dado pelos hebreus.

Variações do nome: Emanuelly, Emanuele, Emanuelle.

15 – Gabriele

Significa ‘fortaleza de Deus’, ‘mulher forte de Deus’, ‘enviada de Deus’, ‘mulher devota a Deus’. Nome que é o feminino de Gabriel, que possui origem hebraica. É popular tanto na Itália como na Inglaterra, sobretudo desde o final do século XX.

Variações do nome: Gabrielle, Gabriela.

NOMES ITALIANOS
Avatar
Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e pós-graduanda em Negócios Digitais. Tem mais de 600 artigos publicados em sites dos mais variados nichos e quatro anos de experiência em marketing digital. Em seus trabalhos, busca usar da informação consciente como um instrumento de impacto positivo na sociedade.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.