Publicidade

15 obras de arte que mudaram cidades para sempre

Se tem uma coisa que dá cara às cidades é a arte de rua. Tanto pixo, quanto o grafite, o lambe lambe e demais manifestações na rua dão personalidade para a cidade e tornam suas ruas mais vivas, além de servirem como espaço para o compartilhamento de ideias. Algumas artes de rua são tão importantes que ganharam fama em todo o mundo, inclusive atraindo turistas. Separamos uma lista com 15 obras de arte que mudaram cidades para sempre.

Publicidade

1 – Banksy

Publicidade

O artista já esteve algumas vezes na Palestina. Em 2005, pintou este célebre mural intitulado “Soldier throwing flowers”, que representa a situação bélica vivenciada no território.

Publicidade

banksy palestina2 – Nuxuno Xän

Publicidade

Artista de Paris que fez obras em vários locais do mundo. Esta obra conversa com o espaço público, quando mescla a figura humana com a árvore.

Nuxuno Xän3 -OSGEMEOS

De origem brasileira, OSGEMEOS são uma dupla de grafiteiros que já fez obras em diversos locais do mundo, incluindo castelos na Europa. Esta obra foi no Brasil.

OSGEMEOS4 – Białystok

Publicidade

Publicidade

Na Polônia, esta obra intitulada “The legend of giants”, interage com o entorno de forma única e também muito atrativa para crianças. Além de trazer características culturais na figura da menina que rega a árvore.

5 – PEJAC

Obra realizada em 2020 durante a pandemia sobre o distanciamento social no Hospital Valdecilla, um dos principais hospitais da Espanha. A obra foi intitulada de “Distanciamento social”.

Pejac6 – Onur

Intitulado “A última ilha”, este grafitte foi feito por Onur na Nova Zelândia e retrata a mudança climática que o mundo vem enfrentando.

Onur7 – Liqen

Situada em Roma, esta obra é uma crítica aos usos do território na Itália e que chama para uma transformação feita por meio da natureza e do plantio. Esta obra de arte foi feita em Roma.

liqen8 – Mentalgassi

Este artista de rua alemão faz incríveis colagens gigantescas misturando técnicas e mudando completamente as ruas e os pontos que contam com as suas obras. Esta obra está relacionada com a questão ambiental e também do cuidado da água.

Mentalgassi9 – ICY AND SOT

Publicidade

Publicidade

Colado em Wall Street, um dos, se não o próprio, ponto econômico mais importante do mundo, esta instalação é uma crítica justamente às relações que coexistem neste ambiente.

10 – Oakoak

Com trabalhos espalhados por várias ruas de St. Etienne, na França, Oakoak traz elementos de humor e piada para seus trabalhos na rua, mesclando coisas da cidade como postes, bueiros e fissuras em suas composições.

oakoak11 – Nikita Nomerz

Nikita é uma artista russa muito emblemática por utilizar recursos que estão no espaço da cidade em suas obras. Por conta desta interação a artista é reconhecida em todo o mundo e considerada uma das grandes referências para este tipo de proposta de arte urbana que brinca com os elementos cinzas da cidade, trazendo novamente uma certa conexão entre pessoas e aquele espaço.

nikita12 – Pavel 183

Os trabalhos de Pavel 183 variam de murais pintados com spray em estruturas públicas e a partir disso, faz combinações de áudio e vídeo, às vezes acompanhados por uma mensagem política.

pavel13 – Kobra

De Jardim Martinica, periferia de São Paulo da zona sul paulistana, o artista Eduardo Kobra tornou-se um dos mais reconhecidos muralistas, com obras espalhadas por todo o mundo. Vários pontos que ganharam obras do artista se tornaram pontos turísticos das cidades, o que pode ser visto em São Paulo, com este mural que virou referência na capital paulistano.

kobra14 –José Augusto Amaro Handa (Zezão)

Publicidade

Publicidade

José Augusto é paulistano e mais conhecido no circuito artístico como Zezão, sua arte dialoga com espaços pouco prováveis da cidade, como canais de esgoto. Inspirado por Basquiat, o grafiteiro é reconhecido por usar o lixo e transformar ambientes totalmente inóspitos.

zezao15 – Panmela Castro (Anarkia Boladona)

Do Rio de Janeiro, Panmela Castro, mais conhecida como Anarkia Boladona, já espalhou a sua marca, assinatura e desenhos por diversos muros pelo Brasil. Com um trabalho que conta com o universo feminino como principal tema, a grafiteira aborda assuntos importantes, como a violência doméstica.

anarkia boladona

 

Participe dos nossos grupos

TelegramCanal Telegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookPágina do Facebook

Curta nossa Página e receba nossas dicas

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.