Publicidade

Abel – Significado do nome, origem e popularidade

Para os pais que têm forte ligação com a sua fé, as melhores opções de nome são os nomes que estão escritos na Bíblia. Isso porque os personagens bíblicos, em sua maioria, são aqueles que mais estão próximos de Deus, de corpo e alma. Assim os pais querem que seus filhos sejam também. Confira, portanto, qual é o significado do nome Abel e quais são os motivos para batizar seu filho com ele.

Publicidade

Origem e significado do nome Abel

Publicidade

O nome Abel tem origem no hebraico Hébhel. Dessa forma, o significado do nome Abel é “vapor”“névoa”. Mas o nome também pode ter outros significados, pela extensão dele. Assim, outros significados para este nome de menino são “respiração”“frágil“efêmero”.

Publicidade

Publicidade

No meio disso, alguns estudiosos afirmam que o nome, na palavra ibila, de origem assíria ou sumérica, significa “filho”.

Também, há quem sugira que o nome tenha origem no hebraico Hevel. Seguindo essa linha, por sua vez, o nome tem como significado “fugacidade”, assim como também pode significar “vaidade” e até “sopro”.

Publicidade

Publicidade

Ou seja, o nome Abel pode ter mais de uma origem. Portanto, também pode ter mais de um significado, variando de maneira radical, já que os significados se diferem muito uns dos outros.

Esse nome foi bastante popular entre as comunidades cristãs. Em especial, no século XIII. Isto é, o nome ganhou alto nível de popularidade na Idade Média, com destaque à Inglaterra.

Inclusive, o nome também se tornou relevante em Portugal, onde surgiu no ano de 1838, no Almanaque Estatístico de Lisboa. Assim, também, o nome apareceu no Brasil, tendo a maior taxa de registros em 1980.

Nome Abel na Bíblia

O segundo filho dos primeiros seres humanos criados por Deus, Adão e Eva, era Abel. Este personagem, então, rememora a honra e a inocência. Inclusive, trata-se de um pastor de ovelhas.

A história de Abel destaca a briga entre ele e seu irmão, Caim. O conflito, dessa forma, decorre dos sacrifícios que cada irmão fez para Deus. O problema é que, enquanto Abel levou “as partes gordas das primeiras crias de seu rebanho” (Gn 4:4), Caim não deu o seu melhor para agradar o Pai Eterno.

Publicidade

Publicidade

Mesmo assim, ficou extremamente aborrecido quando sua oferta foi recusada. Assim, tomado pela ira e inveja, Caim resolveu assassinar o irmão caçula, Abel. Desse modo, Abel morreu da mesma forma que Jesus Cristo, no sentido de que foi atacado por injustos (Gn 4:8).

Logo, certos estudiosos bíblicos afirmam que Abel foi um “tipo de Cristo”. Aliás, há quem afirme que Abel foi o primeiro Mártir, pois foi o primeiro a morrer por motivo de perseguição religiosa.

O nome de Abel é citado pelo menos 8 vezes na Bíblia, no livro dos Gênesis, Hebreus, Mateus, Lucas (no Novo Testamento) e II Samuel (no Velho Testamento).

Assim, o versículo de maior relevância sobre Abel é o seguinte:

E a Jesus, o mediador de um novo pacto, e ao sangue da aspersão, que fala melhor do que o de Abel.

— Hebreus 12:24

Popularidade do nome Abel

O nome Abel está no ranking 860° de nomes mais populares no Brasil de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, censo de 2010. A partir do ano de 1930, a popularização do nome decolou no registro civil de nomes masculinos.

Publicidade

Publicidade

Dessa forma, chegou às primeiras posições do top nomes mais populares do ano de 1980, quando a popularidade do nome começou a decair.

Sendo assim, os estados brasileiros com maior tradição de uso do nome próprio são Roraima, Amapá e Paraná – nessa ordem. Veja mais no gráfico.Popularidade do nome Abel

Personalidade do nome AbelSignificado do nome Abel

Aqueles que se chamam Abel costumam ser pessoas que possuem grande criatividade. Assim, também, quem tem esse nome costuma ser forte e confiante. Inclusive, os meninos que têm o nome de Abel resolvem tarefas com muita facilidade, visto que são bastante ágeis quanto a raciocínio.

De modo geral, quem se chama por esse nome costuma ser tranquilo, e próximo à família. Afinal, o que importa para esses meninos e rapazes é o amor e a harmonia. E ninguém melhor para fornecer isso do que a família, não é verdade?

Além disso, aqueles que se chamam Abel costumam ser diplomáticos na hora de resolver problemas. Às vezes, podem se calar, caso tenham opinião contrária, só para evitar discutir com alguém.

Elouise Lopes
Redatora da WebGo Content. Graduanda em Comunicação Organizacional na UTFPR, com experiência na área de Gestão de Pessoas e Marketing Digital.

Participe dos nossos grupos

TelegramCanal Telegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookPágina do Facebook

Curta nossa Página e receba nossas dicas

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.