Adam – Significado do nome, origem e popularidade

O nome Adam é originário do hebraico, Adão que quer dizer “homem” ou “terra”. Desta forma, o nome Adam apresenta muitos significados, pois foi absorvido por diferentes culturas e nações. Mas em todas, há uma relação com essa origem de “homem ligado/formado na terra”

Em algumas línguas, como Francês, Alemão e Nórdico, a grafia de Adam é Adão e outras variantes podem ser observadas em outros países e culturas.

Na história bíblica, Adão e Eva são tidos como os primeiros habitantes da Terra, sendo que Eva veio após Adão, de uma parte de sua costela, trazendo um significado especial para o nome Adam, que trata-se de uma variação de Adão.

Um significado relacionado a origem e também a uma ligação especial com a espiritualidade, diante do fato de ser o primogênito. A bíblia popularizou este nome em diversas partes do mundo e, portanto é usado amplamente em diferentes espaços.

Significado do nome Adam

Popularidade do nome Adam no Brasil e no mundo

O nome Adam não é muito popular no Brasil. No ranking de popularidade realizado pelo IBGE ele aparece na posição 4.089, o que significa que a cada 100 mil pessoas, 2,782 recebem o nome Adam.

 

Popularidade do nome Adam Ainda de acordo com o IBGE, a popularidade do nome Adam apresentou uma crescente a partir da década de 1930, entretanto, em 1970, apresenta um pico de crescimento expressivo, que se mantém estável nas décadas seguintes de 1990 e 2000.

O estudo também traz que o estado em que o nome Adam é mais popular é o Amazonas, com uma taxa de 4,31 nomes registrados a cada 100 mil nascimentos. Na sequência, está o Amapá, com uma taxa de 3,29 pessoas registradas como Adam a cada 100 mil habitantes.

O Paraná surge como terceiro no ranking, com umas taxa de 2,78 nomes registrados como Adam a cada 100 mil habitantes. No sentido oposto, Alagoas, Paraíba e Pernambuco são os estados em que o nome Adam é menos popular.

Como Escrever Adam

As duas principais variações deste nome são: Adam e Adão. No Paquistão, a grafia é Ādam.

Celebridades que se chamam Adam

Conhece alguma celebridade que se chama Adam? Aqui vai algumas pessoas populares que podem te inspirar:

Adam Driver

É um ator estadunidense que nasceu em 1983, em San Diego, Califórnia. Adam Driver é conhecido por ser um ator que se entrega aos seus personagens de forma profunda, tanto que já foi indicado duas vezes para o Oscar como “Melhor ator coadjuvante”, por BlacKkKlansman e em 2020, como “Melhor ator”, por Marriage Story.

A lista de filmes feitos pelo ator é grande, mas destacamos algumas dos principais filmes que atuou: Lincoln (2012), Star Wars: The Force Awakens (2015), Midnight Special (2016), Logan Lucky (2017), Star Wars: The Last Jedi (2017), BlacKkKlansman (2018), Marriage Story (2019) e Star Wars: The Rise of Skywalker (2019).

Adam Sandler

É um ator, comediante e produtor de cinema estadunidense muito conhecido principalmente no gênero comédia. O ator nasceu em 1966, em Nova York. Sua filmografia é bastante extensa, mas alguns filmes que marcaram sua carreira foram:

50 firts dates (2004), Spanglish (2004), Deuce Bigalow: European Gigolo (2005), Click (2006), Strange Wilderness (2008), Paul Blart: Mall Cop (2009), Bucky Larson: Born to Be a Star (2011), Pixels (2015), The Week Of (2018) e Hotel Transylvania 3: Summer Vacation (2008).

Personagens icônicos no cinema e televisão que se chamam Adam

Devido a toda simbologia presente no nome Adam relacionado à origem, segundo a cosmologia cristã do início de mundo com Adão e Eva, o nome Adam aparece em vários filmes e séries que marcaram a história do audiovisual.

Adam – série Darko

Nesta série que tem produção do Netflix, Adam é o personagem principal de uma ficção sobre viagem no tempo e tentativas de alterar o passado para mudar situações futuras. A série traz esse nome justamente fazendo uma referência a Adão, pois Adam é o princípio e o fim de tudo na série.

Adam – filme Adam

Esse filme conta a história de uma mãe solo viúva que vive a batalha de conseguir o sustento próprio e da filha vendendo pães e doces marroquinos. Em um momento já de dificuldade, uma terceira mulher aparece grávida pedindo auxílio e moradia a ela.

O filme também trabalha com essa ideia de início e, mesmo sendo um nome masculino, o filme traz três mulheres como geradoras e mantenedoras da vida, expondo portanto um pensamento crítico em relação a essa origem do mundo masculina.

Outros nomes com a letra “A”

 

Participe dos nossos grupos

TelegramCanal Telegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookPágina do Facebook

Curta nossa Página e receba nossas dicas

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.