Adelaide – significado, história e origem

O nome Adelaide significa “de linhagem nobre” ou “espécie nobre”.

Origem 

De origem germânica, o nome Adelaide vem de “Adelheid”, e é originalmente composto pelos elementos “adal” que significa nobre e “aidu” que significa espécie, qualidade ou tipo.

O nome se popularizou na Europa graças a rainha Adelaide da Itália, que foi rainha e imperatriz do império Romano-Germânico. A mesma rainha, um século após a morte, foi canonizada pela igreja e se tornou Santa, fazendo com que seu nome ultrapasse as fronteiras do continente.   

Outra nobre que também tinha o nome de Adelaide foi a rainha da Grã-Bretanha entre os anos de 1830 e 1837. Em homenagem a ela, um estado do sul da Austrália foi batizado com seu nome. Esses fatos só afirmam ainda mais o significado desse nome “nobre”.

Personalidades com nome Adelaide

Adelaide Chiozzo – Atriz e Cantora brasileira

Adelaide Carraro – Escritora Brasileira

Adelaide Amaral – Personagem do livro Senhora de José de Alencar

Popularidade

Adelaide é um nome muito popular no Brasil, tendo mais de 30 mil registros segundo o censo do IBGE de 2010. Apesar disso, seu uso maior se deu entre a década de 30 e 50. Após isso, o número de recém nascidos com esse nome diminuiu muito tendo seu menor índice no anos 2000.

adelaide

Os estados brasileiros onde esse nome tem mais concentração de pessoas é o Paraná e Minas Gerais.

Outras formas de escrever Adelaide

  • Adhelaide
  • Adelheide

Nomes Relacionados

  • Adele
  • Adelia
  • Adelita
  • Alice
  • Aline

Curiosidade

Adelaide da Grã-Bretanha teve seu casamento arranjado com o futuro rei Guilherme IV com o objetivo de gerar herdeiros ao trono do reino. Apesar disso, e de guilherme ser 27 anos mais velho do que a esposa, tinham um casamento feliz e segundo os historiadores eram devotados um ao outro. No entanto, infelizmente, o casal nunca conseguiu o tão esperado herdeiro.

A rainha passou, ao que se sabe, por cinco gravidezes, porém mesmo quando a criança nascia viva, infelizmente morria pouco tempo depois. Mesmo com esses desgostos, isso não pareceu afetar o casamento.

A herança do trono foi dada a sobrinha do rei Guilherme, Vitória de Kane, a quem ambos tratavam como filha. Mais tarde a jovem princesa se tornaria a famosa rainha Vitória do Reino Unido. A esposa do rei Guilherme IV faleceu aos 57 anos e seu túmulo se encontra na capela de São Jorge no Reino Unido.  

Confira o significado de Antonella

Confira o significado de Aurora

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.