Adilson – Significado do nome, Origem e Popularidade do nome

O nome Adilson significa “filho de Adiel” ou “filho de Deus”. A origem deste nome de menino é hebraica e provêm de uma junção das palavras adi (ornamento) e el (Deus). Portanto, um dos significados para o nome Adilson também é “ornamento de Deus”.

Confira neste conteúdo a história do nome Adilson e popularidade no Brasil!

Significado do nome Adilson

Popularidade do nome Adilson no Brasil e no mundo

Adilson é um nome de baixa popularidade no Brasil. Ele ocupa a posição 200 do ranking dos nomes mais comuns entre os brasileiros, o que significa que 1 pessoa é chamada de Adilson a cada 155.430 pessoas que nascem.

Na década de 1970 o nome Adilson teve uma popularidade no Brasil, com um pico de crescimento na sua curva de popularidade, entretanto, a partir da década seguinte, de 1980, a popularidade cai e apresenta uma curva constante de decrescimento até os anos 2000.

Popularidade do nome Adilson
Fonte: IBGE Nomes

De acordo com o senso do IBGE o estado de Santa Catarina é o que tem a maior popularidade deste nome, com uma frequência de 147 pessoas chamadas Adilson a cada 100 mil habitantes. Na sequência, está o estado do Espírito Santo, com uma taxa de 126,89 nomes Adilson a cada 100 mil habitantes e, na terceira colocação, está o estado Paraná, com 125,59 pessoas com o nome Adilson a cada 100 mil habitantes.

Nota-se que são dois estados do sul (Santa Catarina e Paraná) e um estado do Sudeste (Espírito Santo). Já dentre os estados em que este nome é menos popular, o Ceará está em último apenas com 6,14 pessoas chamadas Adilson a cada 100 mil habitantes e o Acre vem na posição anterior, com 15,13 pessoas registradas com esse nome a cada 100 mil habitantes.

Como Escrever Adilson

Adilson é um nome com grafia bastante popular, existe basicamente duas formas de redigir esse nome “Adilson” ou “Adilsson” a diferença está apenas no acréscimo do “s” na segunda opção.

Celebridades que se chamam Adilson

Adilson Batista: é um treinador e ex jogador de futebol brasileiro que atuava como zagueiro. Atualmente está sem clube. É um dos maiores treinadores brasileiros devido a quantidade de títulos: “Campeonato Mineiro”, (2008 e 2009) pelo Cruzeiro, “Campeonato Catarinense” (2006) pelo Catarinense, “Campeonato Potiguar” (2002) pelo América RN. Como jogador, ganhou o prêmio “Bola de Prata Revista Placar”, em 1990 e 1991 e como treinador, ganhou o “Melhor treinador do Campeonato Catarinense”, em 2013

Adilson Ramos de Ataíde

Um cantor e compositor brasileiro que fez muito sucesso nas décadas de 1970 e 1980 no Brasil. Alguns de seus maiores sucessos foram: “Sonhar contigo”, gravada por Agnaldo Timóteo, Elymar Santos, Tânia Alves, Bienvenido Granda, Orquestra Namorados do Caribe, “Fale baixinho”, que fez parte do filme “O Poderoso Chefão”, “Eu e O Tempo”, em 1977 e “Só liguei porque te amo”, em 1985.

Adilson Magalhães

Nasceu em Nova Lima em 1948 e faleceu em 2016 em Belo Horizonte. Foi um ator brasileiro com grande participação no cinema nacional e também na televisão, estrelando inúmeras novelas como “Grande Sertão: Veredas”, em 1985, “Amazônia, de Galvez a Chico Mendes”, em 2007, “Sete Pecados”, em 2007, “Casos e Acasos”, em 2008, “Caminho das Índias”, em 2009, “Araguaia”, em 2021 e “Velho Chico”, em 2016.

No cinema, fez filmes como: “O Vestido”, “O confronto final”, “A idade do homem”, “Batismo de Sangue”, “5 frações de uma quase história”, “Contos de Natal”, “Oxianureto de Mercúrio”, “Três da Madrugada”, “Era uma vez”, “E agora José?” e “Quando o vento sopra”.

A numerologia do nome Adilson

A numerologia que representa as pessoas que se chamam Adilson é o 6. Este número representa muitas coisas sobre as relações, tendo influência na ideia de casamento, de maternidade e de cuidado. É um número que clara por aceitação e também por responsabilidade.

Por outro lado, pode indicar a acomodação e a procrastinação. Sabe aquele dia que você simplesmente não consegue fazer as coisas que precisa ou então aquela prateleira que precisa ser parafusada há meses, mas está encostada no canto? Pois bem, pessoas com essa numerologia podem apresentar este tipo de comportamento.

Mesmo com essa questão que precisa ser cuidada, uma pessoa do número 6 é uma pessoa confiável, responsável, estável e que gosta da estabilidade, conciliadora e também um tanto possessiva, que é o segundo ponto de atenção com este número. O sentido de posse pode ser manifestar com ciúmes ou até mesmo em não querer partilhar suas coisas e conquistas.

Por se tratar de um número forte, traz consigo tantas características e representações que podem causar momentos de dificuldade e também momentos de felicidade conforme a vida vai acontecendo. São pessoas abertas a isso, mas que gostam de saber onde estão pisando.

Outros nomes com a letra “A”

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.