Adriel – Significado do nome, Origem e Popularidade

Acredita-se que o nome Adriel é uma derivação hebraica e ganhou esta grafia quando foi adaptada para o idioma espanhol. A partir desta origem, o significado do nome Adriel tem 4 possibilidades:

  • Exército de Deus
  • O que foi chamado por Deus
  • O escolhido por Deus
  • Rebanho de Deus

Diante de tantos possíveis significados não é possível determinar apenas um, pois a origem deste nome é bastante remota. Entretanto, mesmo com diversas variações, é possível perceber como todas elas têm um significado muito próximo, que se relaciona com a espiritualidade e a ideia de Adriel enquanto um companheiro, escolhido, predestinado e acima de tudo, companheiro de Deus.

Significado do nome Adriel

Popularidade do nome Adriel no Brasil e no mundo

Uma das características legais deste nome é que ele não é um nome muito comum no Brasil, então seu filho terá poucos ou nenhum colega com este nome nas salas de aula, por exemplo. Essa característica também torna este nome marcante, pois não é ouvido com frequência. Apenas uma pessoa se chama Adriel no Brasil a cada 27.500 brasileiros, o que coloca este nome na posição 847 dos nomes mais populares em nosso país.

É possível notar que a partir da década de 1980, este nome foi ganhando popularidade de forma crescente, com o pico a partir dos anos 2000, entretanto, mesmo diante deste aumento, a sua popularidade continua sendo bem pouco expressiva.

Popularidade do nome Adriel
Fonte: IBGE Nomes

O estado brasileiro o qual o nome Adriel é mais popular no Brasil é o Amazonas. Neste estado, a cada 100 mil pessoas que nascem, 35,51 se chamam Adriel.

Em segundo lugar, está o estado do Amapá, com 32,56 pessoas que se chamam Adriel a cada 100 mil habitantes. E na terceira colocação está o Pará, com 27,13 pessoas com o nome Adriel a cada 100 mil habitantes. Diante dessas estatísticas, podemos notar que trata-se de um nome mais popular na região Norte do Brasil.

No sentido inverso, o Rio de Janeiro é o estado em que o nome Adriel é menos popular no Brasil, seguido de São Paulo e do Ceará. Portanto, estados de regiões distintas:  Rio de Janeiro e São Paulo, no Sudeste, e Ceará no Nordeste. Portanto, a popularidade deste nome vai variar conforme a região. No sentido do mundo, a Espanha é o país em que este nome é mais comum.

Como Escrever Adriel

Este é um nome que não tem muitas versões e formas de escrita, pois é bastante simples. Algumas variações possíveis são Adriel, Hadriel e Adrieu.

Celebridades que se chamam Adriel

Aqui vai algumas celebridades que se chamam Adriel

Adriel Brathwait

É um membro famoso do Partido Democrático Trabalhista. Trabalhou por 10 anos nas ilhas Virgens Britânicas, antes de fazer o retorno para Barbados. Foi eleito como ministro da Paróquia de Saint Philip e nomeado procurador geral e Ministro de Assuntos Internos em julho de 2010, sucedendo Freundel Stuart. Adriel Brathwait nasceu em Barbados e se formou como advogado na Universidade das Indias Occidentales.

Adriel Gray

Adriel Gray é um atleta americano que luta  o taekwondo de forma profissional. Ele ganhou a medalha de prata no Campeonato Pan-Americano de Taekwondo de 2006 na categoria de 59 kg.

Adriel Green

É um atleta norte americano que estudou na Summerville High School, onde começou a se dedicar para o futebol e também para o basquete. Jogando pela liga estadunidense já ganhou 4 All State Awards.

Outros nomes com a letra “A”

  • Antônio
  • Arthur
  • Afonso
  • Abrão
  • Alisson
  • Anderson
  • Amilcar
  • Ademar
  • Alberto
  • Artemis
  • Aristeu
  • André
  • Augusto
  • Apolo

Como escolher o nome?

Desde o início da gravidez, após aquele pequeno choque inicial, a gente começa a pensar sobre o nome do nosso filho ou filha. Este é um processo que acontece de formas muito diferentes de acordo com cada pessoas, pois alguns pais têm muitas ideias e quando se percebem estão perdido no meio de tantas possibilidades, enquanto outros pais não conseguem ter ideias.

No caso de muitas ideias, procure pensar um tempo longo para esta escolha, ou seja, evite chegar no último mês de gestação com várias opções. Para isso, o primeiro passo é anotar todos os nomes que vierem à sua mente. Então fique umas 3 a 4 semanas sem olhar para o papel e comece a excluir nomes. Se estiver difícil de excluir, vá excluindo por duplas, por exemplo: “Adriel ou João?” e elimine um deles e prossiga para o próximo.

No caso de dificuldades para pensar os nomes, assista a filmes e comece a anotar os nomes que você gosta. Outra ideia legal é resgatar nomes de pessoas antigas da sua família.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.