Anabela – Significado, história e origem
“Bela e cheia de graça” ou “bela e graciosa”, esse é o significado no nome Anabela.

Origem
Ana é um nome de origem hebraica e significa “graciosa” juntamente com o adjetivo “bela”, o que resultou no nome Anabela.
Entre as várias possibilidade de origem para esse nome, acredita-se que ele pode ter surgido como “apelido carinhoso”. A primeira opção diz respeito a alguém que se chamava Ana e lhe foi atribuído o “bela” como uma elogio. A segunda, para alguém que se chamava Ana Isabela, tendo o segundo nome usado de forma abreviada.
Também é possível que ele seja apenas uma variante latina dos nomes ingleses Annabella ou Annabell.
Anabella surgiu no século XII na Escócia e se popularizou na língua inglesa no século XIX por conta do poema de mesmo nome do poeta Edgar Allan Poe.
Personalidades com o nome Anabela
- Anabela – Cantora portuguesa
- Annabella – Atriz francesa da era de ouro do cinema
- Anabela Moreira – Atriz e diretora de fotografia
Popularidade
Esse não é um nome tão popular no Brasil segundo o censo do IBGE 2010. Durante oito décadas pouco mais de setecentas pessoas com o nome Anabela foram registradas no Brasil. Um crescimento do uso pode ser observado entre a década de 90 e dos anos 2000.

Os estados com maior uso do nome são o Rio de Janeiro e o estado de São Paulo.
Formas de escrever Anabela
Por conta de sua popularidade em vários países europeus, existem muitas formas de se escrever o nome Anabela. Algumas delas são:
- Annabela
- Anabella
- Annabella
- Ana Bela
- Ana Isabela
Nomes Relacionados
- Isabela
- Isabel
- Anne
Curiosidade
Anabela é o nome de um popular solado de sapato feminino inventando por Salvatore Ferragamo durante a segunda guerra mundial. Durante a guerra, muitas matérias primas foram racionadas, entre elas, o couro. Sendo assim, a produção de sapatos acabou ficando muito cara. Por causa disso, Salvatore teve a brilhante ideia de usar cortiça para produzir os solados dos calçados femininos e os batizou dessa forma em homenagem a grande atriz do cinema francês.
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.