Anastacia – Significado, origem e história

Anastacia significa “ressuscitar” ou “ a ressuscitada”.

Origem

Um nome muito forte, Anastácia tem origem grega e vem de “anastasis” que tem como tradução “que tem força para ressuscitar” ou “ressurreição”.

Era usado como nome de batismo para os pagãos que se tornavam cristãos e dessa forma eram considerados “renascidos” como filhos de Deus. Dessa forma, muitos outros significados podem ser tirados do nome Anastácia dependendo da interpretação. Ele pode carregar o sentido de cura ou de recomeço.  

Se tornou um nome popular após a canonização de Santa Anastácia, martirizada no século IV e que tem sua festa comemorada como segunda missa do dia 25 de dezembro. Esse é um dos nomes preferidos na Irlanda.

Personalidades com nome Anastacia

  • Anastacia Lyn – Premiada cantora e compositora estadunidense.
  • Anastasia Steele – personagem principal da trilogia de livros Cinquenta tons de Cinza.

Popularidade

Apesar de ser um nome muito popular na Europa, Anastacia tem popularidade média no Brasil. O pico de registro desse nome, segundo o censo do IBGE 2010 foi na década de 80. De lá pra cá cada vez menos recém nascidos foram nomeados assim. Ao todo, o IBGE calcula que até a primeira década dos anos 2000 havia pouco mais de 5 mil pessoas com esse nome no Brasil.

Anastacia

Os estados com maior registro são o Paraná e o estado de São Paulo.

Formas de escrever Anastacia

Por se tratar de um nome muito popular nos continentes ocidentais, Anastacia tem várias formas de escrita ao redor do mundo.

  • Anastasia
  • Anastassia
  • Anastasie
  • Nastassia

Nomes Relacionados

  • Anabela
  • Adelaide
  • Adelia
  • Anastássio

Curiosidade

Uma das animações mais famosas da Disney na década de 90 foi Anastasia, filme inspirado pela história da revolução russa. No filme a jovem princesa Anastasia foge da iminente revolução russa e acaba perdendo a memória e se esquecendo de quem é. Por ser um filme da Disney, o desfecho da história é feliz e mostra a princesinha, depois de muitos anos, se reencontrando com a avó. 

Infelizmente a história real não teve nada de feliz. Anastasia e família foram os últimos autocratas da Rússia, todos assassinados em 1918. Durante muito tempo levantou-se a possibilidade da jovem princesa e seu irmão mais novo terem conseguido escapar da carnificina já que seus restos mortais não foram encontrados junto com o dos outros membros da família. E com o passar do tempo, muitas mulheres apareceram se autodeclarando Anastasia, a princesa que sobreviveu. 

Apesar disso, em 2008 finalmente o caso de quase um século foi concluído quando estudos comprovaram que os restos mortais encontrados em uma vala em São Petersburgo em 1991 pertenciam a princesa e a seu irmão mais jovem. Uma história mais fiel da última família imperial russa pode ser vista na série “Os últimos Czares” da Netflix.

Confira 15 nomes ingleses femininos

Confira 15 nomes gregos e seus significados

Participe dos nossos grupos

TelegramCanal Telegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookPágina do Facebook

Curta nossa Página e receba nossas dicas

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.