Anjo da Guarda: Significado, História e Orações – Confira aqui!

O anjo da guarda é o ser celestial responsável por cada um de nós aqui na Terra, de acordo com a tradição cristã. Nesse sentido, o anjo da guarda é aquele que cuida de nós e nos protege ao longo da vida. Para saber mais, confira aqui sobre Anjo da Guarda: Significado, História e Orações.

Significado do Anjo da Guarda

De acordo com o Catolicismo, o Anjo da Guarda é o anjo designado à proteção de um humano aqui na Terra. Mas não só na vida terrena. Desse modo, cada um tem o seu e o Anjo da Guarda tem ligação com uma pessoa que viva na graça de Deus, conduzindo-a à vida eterna.

Então, o Anjo da Guarda é quem nos acompanha em todos os momentos. Sobretudo, é ele, então, quem nos ajuda a viver de acordo com a vontade de Deus.

Desse modo, o Anjo da Guarda é alguém com quem podemos conversar e a quem podemos pedir súplicas nas horas difíceis.

Também, segundo o Espiritismo, o Anjo da Guarda é um espírito que nos acompanha ao longa da vida. Dessa forma, eles atuam como espíritos guia para cada pessoa, tendo a missão de ajudá-la a progredir.

Então, o Anjo da Guarda sempre tem relação com um ser superior que tem o dever de proteger e cuidar.Anjo da Guarda - Espiritismo

História do Anjo da Guarda

Essas são criaturas de Deus, feitas com amor, por amor e para o serviço de Deus. Aliás, conforme Matheus 18:10, contemplam Deus face a face. Assim, estão sempre na presença do Criador.

Os anjos são criaturas espirituais, ou seja, “espíritos puros”. Isso quer dizer que os anjos não possuem um corpo físico, portanto não são visíveis — a não ser que, para o cumprimento da vontade de Deus, tenham de assumir uma forma física.

Ainda, os anjos se dividem, inclusive em anjos mensageiros e anjos executores. Desse modo, os Anjos da Guarda atuam como anjos executores, pois sua jornada é de executar com a proteção divina. Acima de tudo, com respeito ao livre arbítrio, pois não forçam um homem a nada. Apenas os ajudam em sua busca pela salvação, livrando-o de todo mal.

Ao mesmo tempo, também podem atuar como mensageiros de Deus para nós. No momento certo, eles agem como mensageiros. Aliás, trata-se de seres imortais, então participam de nossas vidas até antes do momento de nossa concepção. Inclusive, podem atuar “no tempo” a favor dos seres humanos.

Nesse sentido, os Anjos da Guarda são nossos amigos mais íntimos, aqueles que melhor nos conhecem.

O Livro do Êxodo 23:20, assim como outros livros da Bíblia Sagrada, assegura a crença no Anjo da Guarda, quando Deus fala:

Vou enviar um anjo adiante de ti para te proteger no caminho e para te conduzir ao lugar que te preparei.

— Êxodo 23

Clique aqui para saber quem são os anjos e quais os mais populares. Além disso, embora cada um tenha seu próprio (santo) anjo protetor, existem arcanjos responsáveis pela proteção com base na data de nascimento.

Contar com o anjo protetorAnjo da Guarda Significado

Para se ter uma vida repleta da proteção divina, é preciso saber contar com o Anjo da Guarda. Mais do que saber de sua presença, é interessante criar intimidade com ele, invocando-o a todo instante. Assim, você se coloca abaixo da proteção dele a todo momento.

Para isso, basta conversar com ele sempre que você precisar ou mesmo quando quiser. Desse modo, é bom desabafar e pedir-lhe ajuda quando necessário. Para isso, basta chamá-lo que ele vem.

A seguir, confira algumas orações que podem ser feitas para invocar o anjo da guarda.

Orações para o Anjo da Guarda

A primeira das orações para o Anjo da Guarda, da fé católica, surgiu na Inglaterra, no ano 1111. Inclusive, o Dia do Anjo da Guarda se universalizou pelo Papa Paulo V, comemorado no dia 2 de outubro.

As orações para o Anjo da Guarda são para pedir-lhe proteção e agradecer pelo que ele faz em sua vida.

Anjo do Senhor – que por ordem da piedosa providência Divina, sois meu guardião – guardai-me neste dia (tarde ou noite) iluminai meu entendimento; dirigi meus afectos; governai meus sentimentos para que eu jamais ofenda ao Deus e Senhor.

Amém.

Santo Anjo do Senhor – meu zeloso guardador, pois que a ti me confiou a Piedade divina, hoje e sempre me governa, rege, guarda e ilumina.

Amém.

Elouise Lopes
Redatora da WebGo Content. Graduanda em Comunicação Organizacional na UTFPR, com experiência na área de Gestão de Pessoas e Marketing Digital.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.