Publicidade

Atila – Significado do nome, origem e popularidade

A hora de escolher um nome para os filhos pode ser bem difícil. Afinal de contas, não se pode escolher qualquer nome, visto que a criança vai carregá-lo por toda a vida. Por causa disso, é comum que os pais façam várias pesquisas sobre nomes diferentes. Confira, a seguir, o significado do nome Atila e descubra os motivos para batizar seu filho com este nome.

Publicidade

Origem e Significado do nome Atila

Publicidade

O nome Atila tem origem no Gótico Attila. Essa palavra é composta pelos termos atta (que significa “pai”) e  -la (o qual, por sua vez, é sufixo diminutivo).

Publicidade

Publicidade

Desse modo, o significado do nome Atila é “pai”“pequeno pai”. Inclusive, por também poder se referir a um pequeno pai, o nome também tem entre seus significados “paizinho”, assim como também tem “pai terra”.

Em geral, portanto, o nome Atila é de gênero masculino. Inclusive, em vista do significado, também pode indicar o afeto pelo progenitor.

Publicidade

Publicidade

Existem outras teorias sobre a origem do nome Átila. Por exemplo, estudiosos acreditam que o nome tenha origem no latim titus, que por acaso não se distancia da ideia de “pai”, uma vez que a palavra lembra uma criança aprendendo a chamar seu progenitor.

Em outras palavras, o termo titus é semelhante a “tata”.

Ainda, para explicar o significado do nome com relação a terra, a hipótese que se levante é que o nome Atila seja formado pelos termos attail, que quer dizer “terra”, “país”.

O nome também apresenta diferentes variantes gráficas. Inclusive, no Brasil, o nome também é escrito com um acento agudo na letra inicial. Mas também existem variantes bem distantes desta, como é o caso de Etele, popular na Hungria.

Ainda, o nome foi bem importante no século 5. Isso porque ele pertencia a ninguém mais, ninguém menos do que ao último e mais poderoso líder dos Hunos, que era um povo formado por nômades e seminômades que invadiram e devastaram a Europa.

Publicidade

Publicidade

Isso, inclusive, aconteceu até a derrota dos Hunos na Batalha dos Campos Cataláunicos.

Popularidade do nome Atila

O nome Atila está no ranking 1.351º de nomes mais populares no Brasil, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, censo de 2010. A partir do ano de 1970, a popularização do nome decolou no registro civil de nomes masculinos.

Dessa forma, o nome chegou às primeiras posições do top nomes mais populares do mesmo ano, quando, após o feito, a popularidade começou a decair de maneira gradual.

Sendo assim, os estados brasileiros com maior tradição de uso do nome próprio são Ceará, Espírito Santo e Distrito Federal – nessa ordem. Veja mais no gráfico.Popularidade do nome Atila

Personalidade do nome AtilaPersonalidade do nome Atila

O nome Atila pode se referir a pessoas ambiciosas. Assim, aqueles que têm esse nome têm personalidade ativa. Em geral, esses meninos não recuam na hora de ir atrás dos seus sonhos. Inclusive, a liderança faz parte da natureza daqueles que se chamam Atila.

Isso significa que aqueles que têm esse nome podem até encorajar as pessoas a buscarem o que desejam, sem medo de arriscar. Até porque, a vida gira em torno dessa premissa.

Publicidade

Publicidade

Esses meninos mesmo são muito confiantes e transmitem confiança às pessoas em volta.

Também, vale dizer que os representantes do nome Atila costumam ter apego à família. Assim, os meninos que se chamam por esse nome se sentem bem em seu lar, perto das pessoas que amam. Eles estão sempre atrás de segurança e afeto.

Na medida do possível, é o que esses meninos proporcionam a quem está à sua volta, visto que são bastante sensíveis.

Os representantes do nome também podem se adaptar a diferentes situações com muita facilidade. Dessa forma, não dá para negar que os meninos de nome Atila são tranquilos.

Personalidades famosasAtila Iamarino

Entre as personalidades famosas de nome Atila está o cientista Atila Iamarino. Inclusive, um dos apelidos do profissional é “influencer da ciência”, pois, vale mencionar, como doutor em virologia, ganhou os holofotes durante a pandemia do Covid-19.

Publicidade

Publicidade

Em geral, Iamarino tem opinião forte e se apoia no conhecimento para se manifestar de modo feral. Dessa forma, o estudioso é conhecido como “divulgador da ciência”. Assim, Iamarino faz com que as pessoas procurem se informar acima de tudo, como combate às chamadas fake news.

Elouise Lopes
Redatora da WebGo Content. Graduanda em Comunicação Organizacional na UTFPR, com experiência na área de Gestão de Pessoas e Marketing Digital.

Participe dos nossos grupos

TelegramCanal Telegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookPágina do Facebook

Curta nossa Página e receba nossas dicas

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.