Publicidade

Benjamin – Significado do nome. Descubra os motivos para batizar seu filho com o nome Benjamin

A chegada de um bebê na família geralmente é um motivo de muita alegria para todos os envolvidos, principalmente para aqueles que adoram uma criança correndo pela sala, sendo fonte de muita felicidade.

Publicidade

Publicidade

Seu bebê é um menino e você não sabe qual é o nome mais bonito para escolher? Veja aqui o significado de Benjamim, qual é a sua origem, quem são os famosos que possuem esse nome e muito mais.

Publicidade

Publicidade

Fique por dentro sabendo mais sobre esse lindo nome.

Benjamim: qual o significado do nome?

O nome Benjamim possui como significado “filho da felicidade”, “filho da mão direita” e também “o bem amado”.

Publicidade

Publicidade

Esse nome advém do hebraico Banyamin, que é a junção das palavras ben, que quer dizer “filho”, enquanto yamin quer dizer “mão direita”.

Dessa maneira, quando se diz que Benjamin quer dizer “filho da mão direita”, é uma metáfora para “filho da felicidade”, visto que há uma impressão histórica que o lado direito do corpo possui energias positivas quando comparado ao esquerdo.

Benjamin, no Antigo Testamento da Bíblia Sagrada, é o filho mais novo de Jacó e de Raquel, que acabou morrendo logo quando nasceu.

Primeiramente, ele havia sido nomeado por Raquel como Ben-oni, quer significaria “filho da minha dor”, porém, Jacó o nomeou posteriormente como Benjamin.

Segundo vários relatos descritos na Bíblia, os filhos de Jacó originaram 12 tribos, que foram chamadas de Tribos de Israel, sendo esses membros conhecidos como benjamitas.

Benjamin na Bíblia

Publicidade

Publicidade

O nome Benjamin aparece na Bíblia quatro vezes, incluindo a citada acima. Entenda mais sobre cada caso abaixo:

  • O bisneto de Jacó – (1Cr 7:10);
  • Um dos primeiros israelitas que foram convocados para se divorciar de sua respectiva esposa durante o tempo de Esdras – (Ed 10:32);
  • Um dos homens que auxiliou Neemias a fazer a reconstrução de um templo – (Ne 3:23);
  • E por fim, o décimo segundo filho de Jacó, citado acima – (Gn 35:18).

Variações do nome

O nome é comumente encontrado como Benjamin, porém, é possível também ser Benjamim. Sua versão feminina é Benjamine, que aqui no Brasil não é muito disseminada e nem muito usada.

Personalidades com o nome Benjamin

Uma das personalidades mais lembradas quando falamos sobre o nome Benjamin, é sem dúvidas Benjamin Franklin, conhecido por ter sido um dos maiores líderes da Revolução Americana

Ele foi diplomata, escritor, jornalista, filósofo político e também cientista, sendo responsável por ter assinado três documentos para a criação dos EUA: “Declaração da Independência”, “Tratado de Paz” e também a “Constituição”.

Ele também foi responsável por fundar no estado da Filadélfia uma Academia, que mais tarde se tornaria a Universidade da Pensilvânia.

Publicidade

Publicidade

Em seu papel como cientista, ele foi o responsável por investigar e saber mais sobre o fenômeno elétrico gerado pela carga positiva e negativa, um estudo que depois de algum tempo, foi a fonte para a criação dos para-raios.

Numerologia do nome Benjamin

Quando falamos sobre o nome Benjamim no quesito da numerologia, ele possui o número de expressão 4, que é designado para pessoas determinadas, com muita disciplina, extremamente honestas, leais e que tem uma relação positiva com números de expressão 6 e 9.

Geralmente está preparado para enfrentar qualquer tipo de situação, sempre procurando a verdade, independente se é positiva ou negativa. São pessoas que suportam com muita mais controle as dores físicas e mentais, visto que são extremamente realistas.

Não costuma ganhar dinheiro de maneira ilegal e nem gostam de pedir ajuda dos outros, visto que tem como foco lutar e alcançar seus objetivos por meio de méritos próprios.

Não gostam de ter que presenciar ou vivenciar situações novas, sendo que possuem dificuldades em aceitar mudanças. As profissões que costumam mais combinar com esses nativos são:

  • Economista;
  • Pedreiro;
  • Técnico;
  • Executivo;
  • Cientista;
  • Eletricista;
  • Professor;
  • Médico;
  • Comprador;
  • Engenheiro;
  • Empreiteiro;
  • Químico industrial.

Censo do nome no Brasil

Publicidade

Publicidade

O nome Benjamin no Brasil teve maior incidência durante os anos 90, ficando alguns anos em baixa, porém, com um aumento considerável durante os anos 2000, conforme é possível verificar no gráfico abaixo.

Censo do nome no Brasil

O estado que mais possui pessoas com esse nome é o Amazonas, sendo que existem aproximadamente 5.315 pessoas com esse nome no Brasil.

Agora que você já sabe mais sobre o nome Benjamin e seus significados, é a hora de discutir com sua família sobre essa possibilidade.

Participe dos nossos grupos

TelegramCanal Telegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookPágina do Facebook

Curta nossa Página e receba nossas dicas

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.