Publicidade

Berenice – Significado do nome, origem e popularidade

Quando pais sabem da chegada de uma criança, há agitação para fazer muitas coisas. Entre elas, está a escolha do nome da criança, pois de fato é importante fazer uma boa escolha. Afinal, é o nome que ela carregará por toda sua vida. Pensando nisso, confira o significado do nome Berenice e descubra os motivos para batizar sua filha com esse nome.

Publicidade

Origem e Significado do nome Berenice

Publicidade

A origem do nome Berenice é grega. Mais especificamente, na palavra Pherenike, que é a junção dos termos phero (que quer dizer “trazer”) e nike (que, por sua vez, significa “vitória”).

Publicidade

Publicidade

Dessa forma, o significado do nome Berenice é “aquela que traz a vitória”. Portanto, logo se vê que se trata de uma menina que traz sucesso, através de Fé e trabalho árduo.

Alguns estudiosos afirmam que o nome Berenice surgiu da versão masculina Berenike. Inclusive, vale dizer que esse é um nome que pode ter surgido na casa real da Macedônia, por meio de uma viúva de Ptolomeu I, que eram egípcios.

Publicidade

Publicidade

Aliás, Ptomolomeu I foi oficial da personalidade história de nome Alexandre, O Grande.

Nome Berenice na Bíblia

O nome Berenice pertence a uma personagem bíblica, a qual é irmã do rei Agripa II. Ela é mencionada, pois está presente quando Paulo é chamado na frente de seu irmão, do personagem de nome Festo e outros componentes do alto escalão da Cesaréia para ser julgado pela sua fé cristã.

Isso porque Paulo se encontrava em um território de judeus.

A personagem de nome Berenice era conhecida por sua promiscuidade. Afinal, ela tinha um relacionamento com o próprio irmão. Ainda, ela se casou duas vezes. Uma delas, inclusive, com seu tio Herodes.

Mas Berenice, ainda assim, foi uma mulher que teve dois filhos a quem deu amor. Aliás, ela quase morreu ao defender o templo de um saque coordenado por um sacerdote.

No dia seguinte vindo Agripa e Berenice, com muito aparato, entraram no auditório com os chefes militares e homens principais da cidade; então, por ordem de Festo, Paulo foi trazido.

(Atos – 25:23)

Publicidade

Publicidade

O nome de Berenice, ao todo, aparece três vezes na Bíblia, no Novo Testamento.

Popularidade do nome Berenice

O nome Berenice está no ranking 909° de nomes mais populares no Brasil de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, censo de 2010.

Desde os anos 1930 o nome só cresceu no registro civil de bebês do sexo feminino e chegou às primeiras posições do top nomes mais populares do ano de 1960, quando sua popularidade começou a decair.

Os estados brasileiros com maior tradição de uso do nome próprio são Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Minas Gerais – nessa ordem. Veja mais no gráfico.Significado do nome Berenice

Personalidade do nome BerenicePersonalidade nome Berenice

As meninas que se chamam Berenice costumam e gostam de ser originais. Além disso, essas meninas também costumam ser independentes. Assim, são mulheres fortes que não têm medo do que fazer e assumem uma liderança, inclusive, sem medo.

Publicidade

Publicidade

As representantes do nome Berenice não têm medo de trabalho. Em geral, são mulheres trabalhadoras, que lutam por seus sonhos e objetivos. Inclusive, não é raro que quem tenha esse nome procure ocupar justamente as posições de poder.

Afinal de contas, elas têm a firmeza de que precisam para assumir o papel de líder e ter controle sobre as mais variadas atividades. Até porque, aquelas que se chamam Berenice são bastante criativas e podem ter solução para tudo.

Ainda, vale dizer que as representantes do nome Berenice costumam ter espiritualidade. Por conta disso, aliás, essas meninas podem soar introspectivas. O que, em certo momento, pode parecer até um ponto negativo, pois essas meninas acabam se tornando solitárias.

Outra característica que acaba ganhando força, com o espírito de liderança que existe naquelas que se chamam Berenice, é a exigência. Portanto, é preciso saber lidar com ela.

Mesmo assim, os negativos dessas meninas não superam as qualidades que existem nelas. Sendo assim, não é difícil gostar de uma Berenice.

Personalidades famosas

Publicidade

Publicidade

Uma figura famosa que ganha destaque com esse nome é a atriz francesa Bérénice Marlohe. Afinal, ela é uma das atrizes mais conhecidas, por interpretar nada mais nada menos do que a bond-girl Sévérine no 23º filme da franquia de James Bond, 007 – Operação Skyfall. Então, não é à toa que Marlohe se destaca.

Elouise Lopes
Redatora da WebGo Content. Graduanda em Comunicação Organizacional na UTFPR, com experiência na área de Gestão de Pessoas e Marketing Digital.

Participe dos nossos grupos

TelegramCanal Telegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookPágina do Facebook

Curta nossa Página e receba nossas dicas

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.