Blenda – Significado do nome, origem e popularidade

É normal que na hora que as pessoas descobrem que estão esperando um bebê, haja muita discordância no momento de encontrar o nome ideal para esse futuro nenê, principalmente porque existem muitos significados e conotações para cada um deles.

Está pensando em colocar um nome diferenciado, lindo e com significado extremamente bonito? Uma das opções que tem chamado cada vez mais atenção é Blenda.

Veja aqui qual é a origem desse nome, quais são suas variações, o que quer dizer e muito mais. Fique por dentro.

Significado do nome Blenda: saiba mais!

O nome Blenda possui o significado de “encantadora” ou “deslumbrante”. Sua origem advém do verbo sueco blända, do qual quer dizer “deslumbrar, cegar”.

Dessa maneira, esse nome passa a ideia de alguém que merece muita admiração e glória, sendo em sua maioria predominante feminino, onde é uma mulher ou garota que deixa os demais extremamente deslumbrados, seja pela sua beleza ou pela sua inteligência única.

Conforme uma lenda muita conhecida na Suécia, o país estava indefeso, visto que seus homens teriam ido lutar na Noruega, nesse contexto, uma mulher chamada Blenda teria sido a responsável por levar outras mulheres à luta contra outros dinamarqueses, dessa forma, nomeada como a líder dessa batalha.

Assim, ela e outras moças teriam sido responsáveis por seduzir os homens para uma festa, matando os mesmos. Feliz com o acontecimento, o rei da época, teria aumentado os direitos femininos na Suécia, nomeando uma cidade local com um nome parecido com Blenda.

Outro fator que aumenta a beleza do nome Blenda, é de que ele também é o nome de um mineral do qual se obtém o zinco, ganhando destaque pela importância desse componente.

Além de sua forma mais conhecida, que é a sueca, ele é um nome muito usado na região da Escandinávia e da Noruega, sendo que na França também é usado na forma de Blance.

Blenda: origem do minério

Chamado também de esfarelita ou a pedra da magia, essa pedra é muito usada em terapias e em rituais espirituais, sempre com o objeto de purificar o ambiente ou de proteger a pessoa ou aqueles que ama, livrando as de qualquer energia negativa.

Numerologia da personalidade

A numerologia deste nome denota que a criança que assim for nomeada, será extremamente inteligente, sendo uma de suas principais características a de aprender a falar muito cedo.

Além disso, conseguirá absorver todas as temáticas com muita facilidade, sendo necessário estimular seu aprendizado por meio de figuras nos livros, com cores marcantes, quais são as partes dos corpos, além de quais são os animais. 

Pode ser que tenha muita facilidade para línguas, para cantar, fazer representações, com uma forte veia artística.

Por fim, é dito que a menina chamada Blenda é muito carismática, conquistando todas aquelas que estão ao seu redor.

Cálculo numérico do nome Blenda

A pessoa chamada Blenda possui grande tendência a ser muito amorosa e compreensiva, gosta de dar atenção para os outros, principalmente para aquelas pessoas que ama ou estima muito.

Possui uma grande tendência para se alimentar bem e ser extremamente adepta para exercícios físicos, sempre focando em sua saúde. Além disso, são pessoas atentas, compenetradas, diplomáticas e com fácil adaptação em qualquer ambiente que estiverem. 

Costuma ser recatada no amor, não demonstrando seus sentimentos de maneira ingênua ou sem ter certeza do sentimento do outro.

Os pontos positivos da personalidade da pessoa chamada são:

  • Paciência;
  • Cooperação;
  • Companheirismo.

Enquanto os pontos negativos, são:

  • Dúvida;
  • Dependência;
  • Insegurança.

Censo do nome Blenda no Brasil

O nome Blenda teve um grande crescimento durante os anos 80, atingindo seu pico durante os anos 90, permanecendo em leve queda desde então, conforme é possível ver no gráfico abaixo.

Censo do nome Blenda no Brasil

O estado que mais possui pessoas chamadas de Blenda é Roraima, onde atinge uma taxa de 5% a cada 100 mil pessoas, enquanto no Brasil, são cerca de 2700 pessoas com esse nome.

O nome Blenda não é um dos mais comuns entre nosso país, sendo facilmente confundido com Brenda, porém, possuem escrita, pronúncia e significados diferentes entre si, ficando dessa forma, a escolha dos pais decidir entre os dois.

É um nome que mesmo não sendo tão comum, possui um belo significado, uma bela história, além de que é facilmente pronunciado. Boa sorte na escolha do nome!

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.