Publicidade

Brigite – Significado do nome, origem e popularidade

Quando se tem uma criança a caminho, é sempre difícil escolher um nome. Afinal, dar um nome a alguém é uma grande responsabilidade. Em geral, portanto, é comum que os pais façam muitas pesquisas. Até porque, a quantidade de nomes é gigante, o que torna o processo ainda mais difícil. Confira, pois, o significado do nome Brigite e descubra os motivos para batizar sua filha com ele.

Publicidade

Significado e origem do nome Brigite

Publicidade

O nome Brigite tem origem no irlandês Brighid, derivando do termo gaélico brig. Assim, o significado do nome Brigite “força”. O nome, ainda, pode significar “guia”“poderosa”. Desse modo, o nome aponta para alguém que tem grande capacidade para liderar, de modo a alcançar todos os seus objetivos.

Publicidade

Publicidade

Inclusive, o nome de menina não se demorou para ganhar popularidade na França, sob a variante gráfica Brigitte. Até porque, o nome possui diversas variantes.

Na mitologia irlandesa, Brigite é a deusa do fogo, da poesia e da sabedoria. Assim, o nome pode ter relação com proteção, lar e cura. Inclusive, quando se fala dessa deusa, também se fala de fertilidade.

Publicidade

Publicidade

Vale dizer, também, que Brigite está presente em outros lugares (de culturas diferentes), portanto o nome e a descrição que se faz dela podem variar.

Na cultura irlandesa, o que se afirma é que Brigite ou Brigit é a filha de Dagda (o bom Deus). Nesse meio, consta em alguns textos que ela é chamada de “Deusa Tríplice”. Isso quer dizer que Brigit tem muito poder entre as Divindades celtas.

Além de ser um nome importante na mitologia, Brigite também é um nome importante na religiosidade. Isso porque, no século V, viveu a Santa Brigit.

Esta, por sua vez, foi a fundadora do mosteiro Kildare e é a patrona da Irlanda. Ou seja, é um nome bastante relevante na cultura irlandesa. Mas somente no século XVII o nome se popularizou entre a população geral, já que, até então, era um nome sagrado.

Além disso, há também Santa Brígida da Suécia, padroeira do continente europeu.

Popularidade do nome Brigite

Publicidade

Publicidade

O nome Brigite está no ranking 15.447º de nomes mais populares no Brasil de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, censo de 2010. Ou seja, o nome é de uso bastante incomum no país.

Assim, no início da década de 1940 havia apenas 22 no registro civil de bebês do sexo feminino. O nome, dessa forma, só chegou chegou ao seu auge na década de 1960, quando contava com 94 registros. A partir dessa época, a popularidade começou a decair.

Os estados brasileiros com tradição de uso do nome próprio são Rio de Janeiro e São Paulo. Veja mais no gráfico.Popularidade do nome Brigite

Personalidade do nome BrigiteSignificado do nome Brigite

As meninas que se chamam Brigite costumam se mostrar gentis, sobretudo pessoas compreensíveis. Além disso, aquelas que se chamam por este nome de menina também gostam de ser sábias. Inclusive, quem tem o nome de Brigite também consegue se adaptar às mais diferentes situações.

Em geral, o nome Brigite se refere a quem tem grande apreço pela liberdade. Desse modo, as pessoas que se chamam Brigite têm pensamentos voltados para mudanças, pois gostam de vivenciar e experimentar situações novas. Ou seja, ter uma vida monótona não é para essas garotas. Afinal de contas, elas gostam mesmo é de fazer criações.

Publicidade

Publicidade

As meninas de nome Brigite não se adaptam apenas a situações no mundo físico, mas também no mundo espiritual. Assim, elas costumam escolher com cuidado suas companhias. Mas não exigem que ninguém seja perfeito, apenas têm preferência por pessoas leves.

Desse modo, é possível, entender, portanto, que quem tem esse nome costuma ser uma pessoa profunda, espiritualizada. Logo, aquelas que se chamam assim podem se mostrar introspectivas. Sem deixar de mencionar que meninas também são um pouco controladoras.

Personalidades famosasBrigitte Bardot

A personalidade que se destaca com esse nome é a atriz francesa Brigitte Bardot, visto que essa atriz abandonou o mundo do cinema na década de 1970 para se dedicar ao ativismo a favor dos direitos dos animais.

Até então, ela era vista como um dos maiores símbolos sexuais dos anos 50 e 60 (o nome dela estava entre os 100 mais influentes no mundo da moda), quando resolveu se retirar do mundo do entretenimento.

Assim, não dá para negar a força que Bardot carrega, fazendo jus ao nome.

Elouise Lopes
Redatora da WebGo Content. Graduanda em Comunicação Organizacional na UTFPR, com experiência na área de Gestão de Pessoas e Marketing Digital.

Participe dos nossos grupos

TelegramCanal Telegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookPágina do Facebook

Curta nossa Página e receba nossas dicas

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.