Caio – Significado do nome, origem e popularidade

O significado do nome Caio é “fortuna” ou “alegre”. O nome Caio tem raiz do latim “Caius”, palavra originada da palavra Gaius que tem uma conotação mais ligada ao sentido de alegria, entretanto, com o tempo, o significado foi se alterando, principalmente após a Idade Média.

Popularidade do nome Caio no Brasil e no mundo

O nome Caio é bastante popular no Brasil e ocupa a posição 134 no ranking dos nomes mais populares no Brasil. Percebe-se que no Brasil a popularidade desse nome apresenta um aumento a partir da década de 1970, com pico de popularidade nos anos 2000.

O estado em que o nome Caio é mais popular é o Rio de Janeiro, com uma taxa de 189,08 pessoas chamadas Caio a cada 100 mil pessoas. Na sequência, está o Distrito Federal, com uma taxa de 188,28 nomes registrados como Caio a cada 100 mil habitantes.

Sequencialmente, está São Paulo, com 170,44 nomes registrados como Caio a cada 100 mil habitantes, Amapá, com 138,46 nomes Caio a cada 100 mil habitantes. Roraima, Amazonas e Espírito Santo estão na sequência.

Como Escrever Caio

O nome Caio está presente em vários países de todo o mundo e por isso, tem muitas variantes, dependendo de cada região. No Brasil, o mais comum é Caio ou a variante Kaio.

Celebridades que se chamam Caio

Caio Fernando de Abreu

Um dos maiores jornalistas, dramaturgo e escritor brasileiro. Caio Fernando de Abreu nasceu em 12 de setembro de 1948 em Santiago (Rio Grande do Sul) e faleceu em 25 de fevereiro de 1996 em Porto Alegre (Rio Grande do Sul).

Caio Fernando de Abreu já ganhou diversos prêmios como Prêmio Jabuti de Literatura, em 1996, 1989 e 1984.

Alguns dos principais livros do autor são: Limite Branco, Onde Andará Dulce Veiga?, Estranhos Estrangeiros, Pequenas Epifanias, Girassóis, Fragmentos: 8 histórias e um conto inédito, Caio Fernando Abreu: cartas, O ovo Apunhalado, Pedras de Calcutá.

Caio Castro

Caio Castro é um ator e apresentador brasileiro que ficou famoso fazendo novelas. O artista nasceu no Rio de Janeiro, em 1989. As principais novelas feitas por Caio Castro foram:

Malhação (2007 – 2010), Ti Ti Ti (2010), Fina Estampa (2011), Amor à Vida (2013), I Love Paraisópolis (2015), Um Sonho de Ouro (2016), Novo Mundo (2017), Are You the One? Brasil (2018), Os Roni (2019) e A Dona do Pedaço (2019).

“Caios” ao longo da história romana

Caio Júlio César (general e político romano), Caio Otávio ou Caio Otaviano (primeiro imperador romano), Caio Terêncio Varrão (cônsul romano), Caio Graco (político romano do século II a.C.) e Caio Suetônio Paulino (general romano).

A numerologia do nome Caio

Na numerologia, Caio representa o número 1. Esse número é o símbolo da unidade, o ponto de partida, o começo de tudo e é a unidade de referência em matemática. O simbolismo do número 1 é refletido na simbologia do sol e é caracterizado por seu poder de influência.

É energia em um estado natural, mas também força criativa, original e positiva. Outra das características positivas do número 1 é ter uma mente brilhante, com grande agilidade e intensidade em qualquer iniciativa que seja proposta.

Por outro lado, há uma atmosfera de individualidade, egoísmo e que geralmente não aceita que coisas lhe sejam impostas. Dessa forma, pode ser que pessoas regidas por esse nome tenha obsessão em fazer as coisas à sua maneira.

Eles tendem a ter um caráter forte e teimoso, um verdadeiro líder dinâmico que transborda de energia, mas deve saber como se controlar para que a energia não se volte contra ele. Sendo tão individual, o autocontrole é a chave para assumir o controle da vida que você deseja levar, o que às vezes muitas vezes sacrifica sua felicidade.

Sua grande adaptabilidade e seu senso de sobrevivência fazem dele um homem versátil e amante da competitividade.

Outros nomes com a letra “C”

Como escolher o nome?

Esse é sempre um momento muito delicado, muitas vezes temos muitas ideias de nomes e não sabemos muito bem como escolher, isso porque muitas pessoas dão ideias, tanto familiares como amigos ou então, pode ser que nenhum nome pareça “bom” o suficiente.

O primeiro passo é listar todos os nomes que você gostar, desde o início da gestação tenha um caderno para listar todos os nomes que você se deparar e forem impactantes para você, desde nomes de filmes até sugestões. Com o tempo vá eliminando os nomes que menos te agradam e deixando aqueles que mais lhe agradem, até chegar em poucas alternativas e por fim, o nome em si.

 

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.