Carlos Eduardo – Significado, origem e popularidade

Não são poucos os pais que optam por dar a seus filhos nomes compostos. Dessa forma, o nome Carlos Eduardo ganhou milhares de representantes e já foi um dos registros mais populares do Brasil.

Com um ar de requinte, Carlos Eduardo é um nome clássico que já batizou em todo o mundo tanto os filhos da plebe quanto os nobres de casas reais. Dessa forma, encontram-se pessoas que se chamam assim em vários países da América e da Europa.

A seguir você descobre qual o significado desse nome composto, assim como a sua origem, popularidade, personalidades famosas e outras informações interessantes.

Significado de Carlos Eduardo

Criado da junção de dois dos nomes mais clássicos da Europa, Carlos Eduardo se apropria também de ambos significados. Dessa forma, esse nome significa “Homem guardião das riquezas”.

Carlos é uma variação do germânico Karl que tem significado de “Homem” ou ainda “Homem do Povo”. Também há alguns estudiosos que acreditam que Carlos seja a variação de outra palavra germânica, no caso Hari que quer dizer ”Guerreiro” ou ainda “Exército”.

Acredita-se que tenha chego até a Inglaterra por volta do século XII onde foi traduzido como Carle e posteriormente como o popular Charles que foi um dos nomes masculinos com maior número de registros no século XIX.

Depois da Inglaterra, não demorou para ser levado a outros países do continente, chegando a Irlanda como Cathal e a Portugal como a variante mais conhecida entre nós brasileiros, Carlo.

O nome Eduardo vem do inglês antigo Eadweard que queria dizer “guardião das riquezas”. Posteriormente, ganharia a versão de Edward a mais popular nos países de língua inglesa.

Apesar dessa ser a teoria de origem mais aceita, alguns pesquisadores acreditam que na verdade, Eduardo também tem origem no germânico. No caso a palavra original seria Hadaward porém seu significado seria o mesmo que a da palavra do inglês arcaico.

Devido aos significados de ambos, não por acaso, foram a escolha de batismo para muitos homens nas linhas de sucessão, em especial de tronos europeus. Dessa forma, tanto Carlos quanto Eduardo, e o nome composto, nomearam reis da Inglaterra, França, Irlanda, Espanha, entre outros países.

A figura histórica mais famosa a utilizar os dois nomes foi Carlos Eduardo Stuart, pretendente ao trono da Inglaterra no século XVIII e que organizou a rebelião jacobita em favor de sua retomada. Foi mal sucedido em sua empreitada e acabou sendo derrotado.

Parte da história de Carlos Eduardo Stuart pode ser vista na 1ª e 2ª temporada da série “Outlander” onde a revolta jacobita é o pano de fundo da trama principal da história.  

Popularidade do nome Carlos Eduardo

Carlos Eduardo ainda hoje é considerado um nome bastante popular no Brasil. Segundo o levantamento anual de nomes mais populares realizado pelo Baby Center Brasil, foi o 5º nome composto mais utilizado para batizar meninos no ano de 2010.

O IBGE Nomes não mostra dados de nomes compostos, no entanto, é possível analisar a possibilidade dos nomes em separado, segundo o levantamento do senso de 2010. Dessa forma, o nome Carlos aparece em 7º lugar no ranking de popularidade com mais de 1,4 milhão de pessoas registradas dessa forma. Os dados também mostram que a frequência de registros de Carlos variou muito pouco desde a década de 60 até os anos 2000.

Já o nome Eduardo conta na 20ª posição do ranking de popularidade, com mais de 630 mil registros e tendo seu maior período de popularidade ente os anos 90 e 2000.

Carlos eduardo

Leia também

Personalidades Famosas

Carlos Eduardo Miranda: Mirando, como era mais conhecido, foi um músico e produtor musical brasileiro, responsável pela produção e lançamento de artistas e bandas musicais como Raimundos, Skank, O Rappa e Cordel de Fogo Encantado. Na televisão ficou nacionalmente conhecido como um dos jurados dos programas “Ídolos”, “Astros” e “Qual é o seu Talento?”, todos do SBT.

Carlos Eduardo Lino: é um jornalista esportivo, contratado do grupo Globo e que atua como comentarista nos canais SporTV da emissora.

Carlos Eduardo Dolabella: foi um ator brasileiro com muito destaque nas novelas da rede Globo entre os anos 70 e 90. Entre seus trabalhos mais famosos está a do jornalista Neco Pedreira do clássico “O bem Amado” telenovela adapta da obra teatral de Dias Gomes. Era o pai do também ator Dado Dolabella.

Nomes Relacionados

  • João Carlos
  • Roberto Carlos
  • Charles
  • Eduardo José   

Veja também: 15 nomes de deusas da mitologia para batizar a sua filha

Aline Resende
Formada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura do Centro Educacional Uninter. Trabalha na área de comunicação como Social Media e Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para material publicitário.

Participe dos nossos grupos

TelegramCanal Telegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookPágina do Facebook

Curta nossa Página e receba nossas dicas

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.