Publicidade

Catarina – Significado do nome, origem e popularidade

Na hora que é preciso escolher o nome para um futuro nenê que irá nascer, geralmente há uma grande confusão para qual será o escolhido, quais são as opções mais condizentes, como isso terá influência na personalidade da pessoa no futuro e uma série de possibilidades.

Publicidade

Publicidade

Um dos nomes de menina que pode ser escolhido para quem quer algo prático, bonito e clássico, é sem dúvidas Catarina.

Publicidade

Publicidade

Quer saber quais são os seus significados, origem, variações e muito mais? Continue acompanhando aqui para obter mais informações.

Catarina: significado e origem

O nome Catarina significa “pura” ou “casta”, sua origem advém do grego Aikaterhíne, que vem da palavra katharós, que possui o significado citado anteriormente.

Publicidade

Publicidade

O nome teve seu primeiro registro no ano de 1100 na Inglaterra, ficando muito popular durante o século XV, antes de serem desenvolvidas várias versões e também grafias diferentes.

Já no final da Idade Média, as maneiras mais comuns foram Katherine e Catherine, se tornando uma variante bem mais comum que o próprio nome em questão.

História do nome

A popularidade do mesmo aconteceu por Santa Catarina, originária da cidade de Alexandria, da qual viveu durante o século IV.

Ela foi torturada em uma roda, da qual causaria mutilação e sofrimento, tudo isso porque não quis participar das celebrações pagãs, muito comuns na época.

Depois de anos, mais precisamente no século VI, seu corpo foi encontrado de maneira intacta no monte Sinai, que também é chamado de monte Santa Catarina. 

Publicidade

Publicidade

A santa era conhecida por ser uma mulher sábia, da qual teria conseguido converter várias pessoas para o Cristianismo por meio de seus argumentos consistentes e convincentes. Dessa forma, é conhecida como a padroeira dos filósofos, dos educadores, dos estudantes e também das donzelas.

O nome apareceu pela primeira vez em Portugal em alguns documentos que marcam o século XV, mas no formato de Catalina.

Personalidades famosas com esse nome

Esse é um nome muito conhecido e disseminado por entre várias rainhas famosas, como é o caso de Catarina de Médici, que foi uma rainha francesa do século XVI, lembrada por ter sido responsável pelo assassinato de milhares de protestantes durante as guerras relacionadas a religião na França.

Além disso, ela também costumava acabar com seus inimigos por meios violentos.

Outra personalidade com este nome famosa é Catarina, a Grande, que foi czarina da Rússia durante o século XVIII, que com um golpe de estado, tomou o trono da Rússia para si mesma. 

Publicidade

Publicidade

E por fim, Catarina de Aragão, que foi a primeira esposa do muito conhecido Henrique VIII, do qual se divorciou posteriormente da mesma, usando o argumento que ela não lhe deu filhos homens, fundando assim a Igreja Anglicana, que até hoje perdura na Inglaterra.

Numerologia do nome Catarina

Quando falamos sobre numerologia, o algoritmo que se relaciona com o nome Catarina é o 4, que gera uma personalidade de quem sabe muito bem seus pontos fortes e fracos. Esse autoconhecimento faz com que o indivíduo saiba até onde pode chegar e quais são seus limites.

A menina chamada Catarina já nasce como uma líder nata, sendo ela a responsável por comandar e organizar várias brincadeiras com os amiguinhos, sem falar que será sempre ela que fará atividades novas. 

Ela não será uma criança convencional, dessas que adoram brincar de boneca ou de casinha, na verdade, estará sempre inventando o que fazer, com uma veia artística de destaque. 

Porém, vale a pena destacar que pode ser um pouco autoritária, sempre dando as ordens e querendo tudo dentro dos seus conformes. É preciso ter atenção na educação da mesma, visto que possui grandes tendências para a desobediência. 

Censo do nome Catarina no Brasil

Publicidade

Publicidade

O nome Catarina teve seu ápice durante os anos 50, ganhando destaque novamente somente nos anos 90, conforme é possível verificar no gráfico abaixo. 

Censo do nome Catarina no Brasil

O estado que mais possui pessoas com o nome de Catarina é Santa Catarina, sendo que no Brasil são aproximadamente 62 mil indivíduos assim nomeados.

Esse é um nome que é muito procurado pelas pessoas que estão querendo algo diferente, com um bonito significado e que consiga fugir do óbvio.

O nome Catarina é facilmente pronunciado, assim como seus apelidos que podem ser variados, sendo sempre muito bem aceito em todos locais do Brasil, assim como fora também.

Caso ainda não esteja convencido(a), continue acompanhando nosso site para saber mais sobre outras opções de nomes femininos. 

Participe dos nossos grupos

TelegramCanal Telegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookPágina do Facebook

Curta nossa Página e receba nossas dicas

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.