César – Significado do nome, origem e popularidade

A escolha do nome de um filho é muito importante, pois é o nome que ele vai carregar durante toda a vida. Nesse sentido, na hora da escolha, é preciso considerar o significado do nome e outros aspectos. Então, para ajudar, preparamos um material sobre o nome César – Significado do nome, origem, popularidade e mais. Confira!

Origem e Significado do nome César

O nome masculino César tem diferentes origens e, portanto, possui diferentes significados.

O primeiro significado do nome é “talhado” ou “cortado” que, nesse sentido, surge a partir da expressão em latim “a caeso matris utero” que quer dizer “o corte do útero da mãe”, em português. Portanto, esse significado tem relação com a forma de nascimento em que os bebês vêm ao mundo através de uma cirurgia.

Dessa forma, uma das versões mais aceitas para o surgimento do nome com esse significado é a de que o imperador romano Júlio César recebeu esse nome após nascer de uma cesariana.

Inclusive, essa foi a primeira vez que César se usou como primeiro nome. Depois de Júlio César, este virou um título para imperadores da posterioridade. Ou seja, César se tornou um título nobre.

Sendo assim, outro significado para o nome César, depois de se tornar agnome para imperadores, é “imperador”, “rei” e até mesmo “ditador”. Dessa forma, o nome indica aquele que tem poder, aquele que governa. Ainda hoje se associa o nome César a esse significado.

Aliás, esse título se concedeu aos primeiros onze imperadores romanos. Por causa disso, inclusive, as palavras “Kaizer”, em alemão, e “czar”, em russo, têm relação com essa significação de César.

Por muito tempo, César teve a função de sobrenome. Inclusive, em Portugal, a primeira figura a adotá-lo foi Vasco Fernandes César, vice-rei do Brasil por quinze anos (de 1720 a 1735).

Ainda, o  nome tem um terceiro significado. Alguns estudiosos apontam que o nome César tem origem no latim Cesaries, que significa “aquele que tem cabelos fartos”, “que tem cabelos compridos” ou, ainda, “cabeludo”.

Ou seja, o nome César possui mesmo muitos significados. Não dá para negar, então, que é um nome poderoso.

Popularidade do nome César

O nome César está no ranking 260° de nomes mais populares no Brasil de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, censo de 2010. A partir dos anos 1940 teve um crescimento considerável no registro civil de bebês do sexo masculino e chegou às primeiras posições do top nomes mais populares do ano de 1980, quando sua frequência começou a decair.

Os estados brasileiros com maior tradição de uso do nome próprio são o Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo – nessa ordem. Veja mais no gráfico.Popularidade do nome César

Nos Estados Unidos, o nome ocupava o ranking 331º, em 2019. Na Espanha, no ano de 2019, o nome César ocupava o ranking 99º, entre os nomes mais populares.

Personalidade do nome CésarSignificado do nome César

O nome César indica um homem inteligente, com boa memória e que sempre tem boas ideias, em especial no trabalho. Afinal, aqueles que se chamam César procuram conhecer e dominar diferentes assuntos. Aliás, essas habilidades costumam estar a seu favor na hora de obter lucros.

Inclusive, vale dizer que aqueles que têm esse nome podem ser um pouco competitivos.

Também, aqueles que se nomeiam César podem fazer novas amizades com facilidade. Contudo, podem ter uma vida amorosa um pouco mais complicada, pois, às vezes, podem colocar a outra pessoa à frente, esquecendo do que eles mesmos querem.

Em geral, os representantes desse nome são pessoas tranquilas e não gostam de confusão com ninguém. Por causa disso, evitam ao máximo atritos, se mostrando bastante diplomáticos.

Famosos que se chamam César

Entre os famosos com o nome César, além do próprio imperador Júlio César, que teria dado origem ao nome, quem se destaca é o ator Cesar Romero Júnior. Afinal, ele atuou por mais de 60 anos na televisão. Inclusive, foi quem interpretou o personagem de nome Coringa, vilão nos filmes do Batman.

Além do grande Coringa, pois dizem as boas línguas que Cesar Romero foi o melhor a interpretar o papel até hoje, se destaca também o físico brasileiro César Lattes, que foi um dos homens que fizeram grande contribuição para a mecânica quântica, ao descobrirem o Méson Pi.

Também no Brasil, o jornalista César Filho, apresentador do programa Hoje em Dia, na RecordTV, e ex-ator.

Nomes similares

  • César
  • Cezar
  • Cesare
  • Caesar
  • Cesa

Elouise Lopes
Redatora da WebGo Content. Graduanda em Comunicação Organizacional na UTFPR, com experiência na área de Gestão de Pessoas e Marketing Digital.

Participe dos nossos grupos

TelegramCanal Telegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookPágina do Facebook

Curta nossa Página e receba nossas dicas

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.