Publicidade

Clara – Significado do nome, origem e popularidade

Muitos nomes de crianças são algo que precisa ser muito pensado pelos pais, principalmente pelo apelido que irá ter, como será chamada dentro da família, se já não existe ninguém com esse nome por entre os conhecidos e uma série de escolhas.

Publicidade

Publicidade

Um nome feminino que faz muito sucesso por parte de quem está pensando em nomear uma menina, é Clara, principalmente porque é curto, chique e geralmente não possui apelidos.

Publicidade

Publicidade

Veja abaixo mais sobre o significado desse nome, qual sua origem e qual a popularidade dentro do Brasil.

Clara: qual o significado do nome?

Clara: qual o significado do nome?

O nome Clara significa “brilhante”, “clara”, “luminosa” e também “ilustre”, sendo que sua origem é do latim Clarus, que advém do adjetivo de mesmo nome.

Publicidade

Publicidade

No começo, esse era um nome exclusivamente masculino, porém, sua forma feminina foi popularizada no século XIII, diante da influência de Santa Clara de Assis. A partir desse momento, o nome acabou ficando mais conhecido na forma feminina do que masculina.

Além disso, Santa Clara de Assis, é uma das principais personalidades com esse nome, sendo lembrada por ter fundado a Ordem das Clarissas durante o ano de 1212, exatamente no convento de São Damião. Ela nasceu na cidade de Assis, na Itália, sendo que na língua local é chamada de Santa Chiara d’Assis.

Esse é um nome inglês muito usado desde a Idade Média, principalmente no formato de Clare, porém, Clara ganhou mais destaque durante o século XIX.

Em Portugal, foram encontrados vários documentos que datam do século XIII, por meio da Ordem das Clarissas, logo após a morte de Santa Clara.

Antes de ter acabado no ano de 1834 em Portugal, eram cerca de 100 mosteiros das irmãs Clarissas, sendo que Santa Clara é lembrada por ser a padroeira dos cegos, das bordadeiras, das lavadeiras e também das engomadeiras, sendo geralmente invocada quando se existem os riscos de uma doença nos olhos.

Publicidade

Publicidade

Além disso, por ter tido várias visões durante sua vida, ela também é conhecida por ser a padroeira da televisão.

No Brasil, o nome ganha mais destaque pela cantora Clara Nunes, que era cantora de MPB muito famosa durante os anos 60/70 em nosso país.

Principais características da menina chamada Clara

A criança que for assim denominada, é conhecida por ser uma grande formadora de ideias e de situações, porém, pode destruir as mesmas na mesma intensidade.

Ela é uma trabalhadora assídua, que não costuma desistir do que gosta de fazer, sendo muito teimosa e insistente. Sua principal vontade é de ser bem sucedida, se tornando uma guerreira com vontade e paixão pelo que faz.

Ela gosta de cultivar o mistério e a procura pela verdade como foco, sempre com o gosto pelo poder. Ela costuma usar sua feminilidade para conseguir dominar e influenciar todas as pessoas ao seu redor.

Publicidade

Publicidade

Luta com muita força pelos seus ideais, não sendo tão influenciável como se parece.

Numerologia do nome Clara

Quando falamos sobre numerologia, o nome Clara está associado ao número 8, sendo que as pessoas que estão ligadas com esse número costumam ser muito disciplinadas e são comprometidas com tudo o que resolverem fazer em sua vida.

Dessa maneira, Clara tem tendência para gostar de competições e costuma levar o pódio como algo sério, não aceitando perder fácil.

Mesmo assim, é lembrada por ser uma boa amiga, sempre se esforçando para ajudar aqueles que mais ama, sendo uma ótima ouvinte e muito procurada para conselhos.

Censo do nome Clara no Brasil

O nome Clara esteve sempre em baixa no Brasil, sendo que seu pico aconteceu durante os anos 90, não deixando de crescer desde então, conforme é possível ver no gráfico abaixo.

Censo do nome Clara no Brasil
Publicidade

Publicidade

No Brasil, são 82.936 pessoas assim denominadas, ficando na posição de 352º no ranking de popularidade de nomes.

O estado que mais possui Claras em nosso país é o Sergipe, sendo 63 pessoas assim chamadas entre 100 mil.

Esse é um lindo nome para quem está em dúvida sobre quais são as melhores denominações para meninas, principalmente para quem prioriza nomes que não tenham apelidos ou que sejam mais curtos, sem falar que sua pronúncia é fácil em qualquer local do Brasil e também do mundo.

Não deixe de considerar a possibilidade de nomear sua filha de Clara, pode ser uma opção bem agradável.

Participe dos nossos grupos

TelegramCanal Telegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookPágina do Facebook

Curta nossa Página e receba nossas dicas

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.