Clarice – Significado do nome, origem e popularidade

O nome Clarice deriva de Clara. Sendo assim, os dois têm o mesmo significado, que é “brilhante”. Inclusive, para fazer jus a esse significado, personagens marcantes tiveram esse nome.

No Brasil, Clarice é nome feminino e bastante popular.

Assim, sabendo que pode ser difícil escolher um nome para dar aos filhos, preparamos esse material sobre o nome Clarice. Então, confira mais sobre o significado do nome Clarice, sua origem e popularidade.

Origem do nome Clarice

O nome Clarice significa “brilhante”“ilustre” ou “luminosa”. Inclusive, esse nome deriva de Clara e, assim, os dois têm origem no latim Clarus. Por causa do significado, não é estranho que tenha relação com fama e sucesso, de alguma forma.

A verdade é que o nome Clara se tornou popular com Santa Clara de Assis. No meio disso, as mulheres que seguiam Santa Clara ganhou o nome de “Clarissas”.

Santa Clara era italiana e viveu no século XII. Filha de nobres, ela e a família foram morar em Corozano e, depois, em Perugia, pois estavam se refugiando de uma revolução quando ela tinha 12 anos.

Durante sua vida, Clara se fez conhecida por ser religiosa e recolhida. Assim, quando tinha seus 18 anos fugiu com uma amiga, pois queria encontrar com São Francisco de Assis. Afinal, ela tinha como objetivo se converter.

São Francisco, então, cortou os cabelos de Clara, como o sinal de voto de pobreza e, assim, ela vendeu tudo que tinha e distribuiu entre os pobres. A família dela tentou levá-la de volta para casa, porém sem sucesso. Assim como Clara, sua irmã também fugiu para o convento aos 15 anos e resistiu.

Outras mulheres também entraram no convento. Com a invasão mulçumana, porém, a região de Assis começou a passar necessidade. Foi, então, que aconteceu o Milagre de Santa Clara de Assis: um pão se tornou dezenas e sustentou as mulheres por vários dias.

Um ano antes da morte de Santa Clara, queria assistir a uma missa na Igreja de São Francisco (já falecido). Como não era possível, entrou em oração e, então, as imagens eram projetadas para ela na parede como em uma visão. Assim, em 1958, o Papa Pio XII a consagrou padroeira da televisão.

Popularidade do nome Clarice

O nome Clarice está no ranking 401° de nomes mais populares no Brasil de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, de 2010. Desde 1930 sua popularidade só cresceu nos registros de nomes femininos.

Assim, em 1960 (inclusive, dois anos após a consagração de Santa Clara como padroeira da televisão) o nome chegou às primeiras posições dos nomes mais populares.

Mesmo com a decadência após 1960, o nome começou a crescer novamente depois de 1990.

Os estados brasileiros com maior tradição de uso do nome próprio são o Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina – nessa ordem. Veja mais no gráfico.Significado do nome Clarice

Nomes similares a Clarice

Existem alguns nomes similares (variantes) ao nome Clarice. Então, confira:

  • Clarisse (variante francesa)
  • Clarysse
  • Klarysse
  • Klarisse
  • Klarice
  • Klaryce
  • Clarissa

Para quem tem intimidade com as representantes desse nome, há alguns apelidos que podem ser usados, como “Clari”, “Cla”, “Cacá” e “Cici”.

Personalidade do nome Clarice

Clarice é um nome que reflete muita luz, muito brilho. Nesse sentido, não é estranha a associação a quem tem em seu destino fama e sucesso. Dessa forma, aquelas que se chamam Clarice podem ser pessoas ambiciosas.

Também, as representantes desse nome costumam ser organizadas e bastante inteligentes. Então, nesse sentido, a luz tem a ver com conhecimento, também. Afinal de contas, podem ser pessoas que buscam aprender coisas interessantes e importantes para a vida.

A inteligência é mesmo um ponto forte para as representantes desse nome. Então, não é à toa que o significado do nome Clarice seja “luminosa”. Até porque, aquelas que se chamam Clarice são boas em racionar e conversar.

Inclusive, no meio disso, vale dizer que aquelas que têm esse nome colocam a família em primeiro lugar.

Personalidades famosas

Por fim, entre as celebridades com esse nome, quem se destaca é a Clarice Lispector. Afinal, a escritora teve papel importante na literatura brasileira e até hoje causa muito impacto.

Aliás, mesmo tendo nascido na Ucrânia, Clarice Lispector dizia que era brasileira, pernambucana. Até porque, foi em Recife que ela se criou. Então, não poderia estar mais certa, não é verdade?

Clarice Lispector

 

Elouise Lopes
Redatora da WebGo Content. Graduanda em Comunicação Organizacional na UTFPR, com experiência na área de Gestão de Pessoas e Marketing Digital.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.