Claudia – Significado do nome, origem e popularidade

Você conhece o significado do nome Claudia? Claudia é um nome feminino que significa “coxo” ou “manco” e vem do latim Claudius.

Escolher um nome para os filhos pode ser difícil, mas o Significado dos Sonhos e Signos está aqui para ajudar nessa tarefa.

Então, para saber mais a respeito do nome Claudia, dá uma olhada o material que preparamos sobre esse nome de menina que, inclusive, aparece na Bíblia. 👀 Confira!

Origem do nome Claudia

Sobre a origem e o significado do nome Claudia, a versão feminina do nome Cláudio, tem origem no latim Claudius. Nesse sentido, esse nome surgiu na Roma Antiga e pertenceu a uma família romana. Inclusive, significa “manco”, “coxo”.

Depois dessa família, outros imperadores tiveram o nome Claudius. Sendo assim, houve o Claudio I, por volta dos anos 10 a.C.

Diante disso, é possível que algum patriarca tenha ganhado esse nome pelo seu modo de andar. No meio disso, alguns estudiosos acreditam que tenha sido a forma como pessoas com deficiências físicas se chamavam.

Ao mesmo tempo, embora tal significação possa assustar alguns pais, estudiosos indicam outro significado do nome Claudia: “cobertura” e, até, “cláusula”. Nesse sentido, esse nome também pode se referir a algo que dá proteção, que dá segurança.

O nome latim Claudiu chegou à França, finalmente, no século XII. Porém, a versão que se usa lá é Claude. Nessa época, como nome masculino. Enquanto isso, sua versão feminina é Claudine.

Além disso, a esposa do imperador Nero se chamava Cláudia Otávia e era filha única do imperador Cláudio. Mas Nero detestava sua esposa. Inclusive, planejou seu banimento para a ilha de Pandateria, junto a Popeia.

Assim, eles forjaram uma acusação de adultério e suas damas-de-companhia sofreram tortura até a morte. O povo, porém, não gostou e protestou a favor de Cláudia Otávia.

Nero quase tomou a decisão de se casar outra vez com ela, mas acabou assinando a sentença de morte da ex-esposa.

Nome Claudia na Bíblia

Embora não haja citação de nome, no Novo Testamento aparece Cláudia, esposa de Pôncio Pilatos. Inclusive, pode ser conhecida como Santa Cláudia ou, ainda, como se faz mais conhecida, Cláudia Prócula.

Na Bíblia, a única referência à esposa de Pilatos se encontra em Matheus 27:19, que é a seguinte:

Não te envolvas no caso desse justo, porque muito sofri, hoje, em sonhos, por causa dele.

— Matheus 27:19

Essa foi a mensagem que Santa Cláudia mandou a seu marido, sobre a condenação de Jesus à morte. Assim, ela se faz presente em “Atos de Pilatos” ou “Evangelho de Nicodemos”.

No meio disso, há uma suposta carta de autoria da esposa de Pilatos, procurando por Jesus, em busca da cura de seu filho que tinha uma deficiência no pé.

Alguns estudiosos acreditam que, por causa do sonho de Cláudia, ela teria se tornando cristã, ou, então, que Mateus teria enviado o sonho numa tentativa de transformá-la em uma. Assim, ela é considerada uma santa.

Popularidade do nome Claudia na Bíblia

O nome Claudia está no ranking 66° de nomes mais populares no Brasil de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Desde os anos 1940 se tornou cada vez mais crescente no registro civil de bebês do sexo feminino e chegou às primeiras posições do top nomes mais populares do ano de 1970.

Os estados brasileiros com maior tradição de uso do nome próprio são o Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Distrito Federal – nessa ordem. Veja mais no gráfico.Claudia - Significado do nome

Ainda, esse nome tinha o ranking 812º nos Estados Unidos. Também, na Inglaterra, tinha o ranking 403º. Na Espanha, porém, em 2019, tinha o ranking 16º entre os nomes mais populares.

Personalidade do nome Claudia

Não dá para negar que cada um é resultado de sua história de vida e criação. Ou seja, é difícil descrever uma personalidade com certeza.

Mesmo assim, vale dizer que as representantes do nome Claudia costumam ser pessoas passionais e humanistas. Nesse sentido, costumam ser pessoas que defendem as outras e são curiosas. Também, qualquer tarefa pode ser fácil, para elas.

Aliás, costumam ter e demonstrar amor pela família. Portanto, esse pode ser um bom nome para dar à sua filha.

Personalidades famosas

Entre as personalidades famosas com esse nome, temos:

  •  A atriz Cláudia Abreu
  • A atriz Cláudia Ohana
  • A cantora Cláudia Leitte
  • A atriz Cláudia Raia

Elouise Lopes
Redatora da WebGo Content. Graduanda em Comunicação Organizacional na UTFPR, com experiência na área de Gestão de Pessoas e Marketing Digital.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.