Cleber – Significado do nome, origem e popularidade

De origem germânica, o nome Cleber significa “colador de cartazes”. Aliás, esse foi um nome que surgiu na Inglaterra, quando o rei criou a lei dos sobrenomes, que até então não tinha uso comum.

O nome Cleber é bastante popular no Brasil, inclusive entre os jogadores de futebol. No mundo, aliás, o destaque é Emilio Kléber.

Vamos ver, então, o significado do nome Cleber, origem e popularidade desse nome de menino.

Origem e Significado do nome Cleber

O nome Cleber surgiu na Inglaterra, com a lei dos sobrenomes. O rei Eduardo V criou essa lei por conta da necessidade de distinguir pessoas. Até então, o uso de sobrenomes não era comum, o que era um problema na hora de apanhar criminosos.

Muitas pessoas eram confundidas, pois tinham o mesmo nome, tinham o mesmo trabalho ou mesmo viviam na mesma localidade. Às vezes, aliás, tinham as mesmas características físicas. Por isso, era fácil haver confusão e, aí, veio a necessidade de um segundo nome, para que essa distinção fosse possível.

Cleber se soletrou de diversas maneiras diferentes. Isso porque, antes da padronização da grafia inglesa, que ocorreu nas últimas centenas de anos, a variação ortográfica dos nomes era bastante comum.

A língua inglesa mudou na Idade Média e então absorveu fragmentos do latim e do francês, assim como de outras línguas. Diante disso, a grafia dos nomes das pessoas também mudou.

Nesse cenário, então, houve variações do nome Cleber incontáveis, como Cleever, Cleaver, Clever, Kleever, Kleaver, Cleevar, Cleavar, Cliver, Cleiver, Clivar, Cleevor, Clearvor, Cleevare, Clevenger, Kleevare, Cleavare, Kleavare e muitos mais.

Em todo caso, o nome Cleber vem do germânico Klaeber, que significa “colador de cartazes” ou “colador de papel de parede”.

Inclusive, vale dizer que a ancestralidade do nome Cleber pode ser rastreada até as tribos anglo-saxãs da Grã-Bretanha. Nesse sentido, Cleber é um nome para quem trabalha com madeira.

Sobretudo, o nome ganhou destaque com a figura de Emillio Kléber, nome de guerra de Manfred Stern, o qual liderou a Brigada Internacional, na Guerra Civil Espanhola, que se aconteceu entre julho de 1936 e abril de 1939.

Popularidade do nome Cleber

O nome Bento está no ranking 297° de nomes mais populares no Brasil de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, de 2010. A partir dos anos 1960 se tornou cada vez mais crescente no registro civil de bebês do sexo masculino e chegou às primeiras posições do top nomes mais populares do ano de 1980, quando sua frequência começou a decair.

Os estados brasileiros com maior tradição de uso do nome próprio são o Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e São Paulo – nessa ordem. Veja mais no gráfico.Popularidade do nome Cleber

Como se escreve

  • Cleber
  • Cléber
  • Kleber
  • Kléber

Para quem tem intimidade com um representante desse nome, valem os apelidos Clébinho e Cléb, se ele gostar.

Personalidade do nome Cleber

Não é possível dizer, com certeza, como é a personalidade de um nome, pois cada um tem sua trajetória de vida, não é verdade? Mas, falando em geral, quem possui esse nome costuma ser determinado.

Os representantes do nome Cleber, então, costumam ser pessoas que têm senso de organização e são, também, ambiciosas. Aqueles que se chamam Cleber vão atrás de seus objetivos. E estão mais do que certos nisso.

Além disso, é o tipo de pessoa que encoraja as outras. Ou seja, segurança e autoconfiança são valores que os representantes do nome Cleber possuem, e ainda transmitem àqueles que os cercam.

O que pode fazer mal a quem se chama Cleber são problemas com dinheiro, pois pode ser que essa pessoa sinta que precisa de dinheiro para se realizar. Ao mesmo tempo, por outro lado, Cleber busca pessoas generosas e afetivas, as quais possam lhe trazer coragem.

Personalidades famosas

Existem algumas figuras marcantes com o nome Cleber. Inclusive, muitos jogadores de futebol brasileiros têm esse nome. Vamos falar, então, do jogador Cleber Reis, que é zagueiro central do time Santos. Já foi, inclusive, oferecido para o Vasco.

Cleber Reis
(Imagem: Reprodução/Gazeta Esportiva)

Além dele, vale falar também do jogador Cléber Bonfim de Jesus, que joga no Ceará, como centroavante.

Cléber Bonfim de Jesus - Jogador de Futebol
(Imagem: Reprodução/VAVEL)

Então, não tem como negar que esse é mesmo um nome comum entre os futebolistas do Brasil, pois, além deles, existem muitos outros.

Elouise Lopes
Redatora da WebGo Content. Graduanda em Comunicação Organizacional na UTFPR, com experiência na área de Gestão de Pessoas e Marketing Digital.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.