7 coisas sobre o universo que você provavelmente não sabia

Muitos países financiam diversas pesquisas simultâneas em busca de respostas sobre o que ainda é desconhecido e com os séculos muito já foi revelado. Aliás, possivelmente existem algumas coisas sobre o universo que você não sabia e que nós vamos te contar agora.

A vastidão do universo é algo quase impensável, e só de pensar em quanto ainda não sabemos, temos noção de que apesar de a humanidade já ter alguns milhões de anos estamos apenas engatinhando. O espaço, o tempo, a matéria, as energias e tudo que aqui está, possivelmente jamais será inteiramente decifrado, mas claro que continuaremos tentando.

Todos os anos, novas informações sobre esse misterioso ambiente no qual habitamos, surgem na mídia. A seguir, veja 7 descobertas de coisas sobre o universo que você provavelmente ainda não sabia.

1 – A Terra não é o maior reservatório de água do Universo

curiosidades do universo

Talvez você esteja chocado, mas é isso mesmo. Apesar de habitarmos no Planeta Água e de não serem conhecidas (ainda) outras formas de vida fora daqui, existe outro lugar no universo com alguns trilhões de vezes mais água que a Terra.

Trata-se do centro de um quasar, localizado a 12 bilhões de anos-luz de distância do nosso planeta azul. Esse local tem, por volta de 140 trilhões de vezes mais água do que a Terra. Porém, ela se manifesta em formato de nuvem, devido a estar muito próxima de um imenso buraco negro.

2 – Estamos mais próximos de viagens como as de Star Wars e Star Trek

Recentemente a NASA anunciou que está cada vez mais próxima de efetuar um teste prático sobre dobra espacial.

Para quem assistiu alguma das obras citadas no título, sabe que as dobras espaciais são responsáveis pelas viagens em velocidade superior a da luz. Nesse caso, a pesquisa não é focada nas naves se movendo nessa velocidade e sim na aceleração do espaço ao redor dela.

Parece coisa de ficção científica, mas caso se prove possível, num futuro (distante) a humanidade poderá explorar mesmo os sistemas com distâncias de milhares de anos-luz da Terra.

3 – Um Multiverso muito além dos filmes da Marvel – Coisas sobre o universo

A teoria do Multiverso existe há muito mais tempo do que quando ganhou os holofotes nos filmes da Marvel.

Segundo alguns pesquisadores acreditam, o Big Bang foi responsável pela criação de diversos universos além do nosso, espalhados pelo espaço-tempo e cada um com suas próprias leis da física.

Apesar de as pesquisas já terem tempo e muitos crentes na teoria (incluindo o físico Stephen Hawking), até agora nada de conclusivo foi descoberto.

4 – Olhamos para o que as estrelas eram no passado

As questões dos anos-luz podem ser um tanto complicadas e confusas e estão relacionadas ao modo como enxergamos as estrelas todas as noites.

A luz das estrelas leva alguns anos para chegar até a Terra, devido à distância calculada em anos-luz que elas se encontram do planeta. Dessa forma, mesmo a estrela mais próxima do Sol, leva em média 4 anos para conseguir chegar até aqui.

Sendo assim, nós nunca visualizamos as estrelas, e outros corpos celestes que emanam luz, no momento atual e sim no passado.

Leia também

5 – A lua que conhecemos pode ter sido parte da Terra – Coisas sobre o universo

A teoria mais aceita sobre a formação da nossa Lua é que a bilhões de anos atrás um corpo celeste tão grande quanto Marte, colidiu com a Terra . Com isso, alguns fragmentos do planeta se soltaram no espaço, porém, a gravidade não permitiu que eles se afastassem.

Com isso, com o passar do tempo esses pedaços foram se moldando até se tornarem a Lua que conhecemos. Essa teoria é a mais válida, pois explicaria o porquê das rochas lunares e superfície do satélite natural serem semelhantes ao da Terra.

6 – Tratado de lei espacial – Coisas sobre o universo

Para garantir que todos os países tenham o direito de explorar o espaço, em 1967 foi criado o Tratado do Espaço Sideral. Esse documento garante que todo e qualquer país pode explorar o espaço sideral, mas que nenhum pode reivindicar qualquer parte dele como sendo de sua propriedade.

O tratado também proíbe que qualquer país instale armamento nuclear no espaço.

7 – Nem todos os planetas do Sistema Solar são rochosos

Dos planetas presentes no nosso Sistema Solar, apenas 4 deles são constituídos por superfície rochosa. No caso Mercúrio, Vênus, Terra e Marte.

Jupiter, Saturno, Urano e Netuno são quase que inteiramente constituídos por gases. A única parte desses corpos constituídos por rocha, são os seus núcleos. Apesar disso, esses também são os planetas de maior tamanho e peso do nosso sistema.

Veja também: Numerologia cabalística: Como funciona? Aprenda a calcular

Aline Resende
Formada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura do Centro Educacional Uninter. Trabalha na área de comunicação como Social Media e Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para material publicitário.

Participe dos nossos grupos

TelegramCanal Telegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookPágina do Facebook

Curta nossa Página e receba nossas dicas

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.