Como acalmar a mente para dormir? Práticas e dicas

Depois de um dia esgotante de trabalho, ao chegar em casa muitas pessoas ainda precisam fazer a janta, cuidar da família, organizar a casa e executar uma série de ações necessárias cotidianas.

Após tudo isso, nada mais do que uma bela noite de sono, dessas com longas horas de descanso e com qualidade. Porém, essa não é uma realidade para a maioria das pessoas, seja pelo estresse ou uma série de fatores.

Veja abaixo algumas dicas para conseguir acalmar sua mente e ter uma boa noite de descanso.

Como acalmar a mente para dormir? Dicas

Como acalmar a mente para dormir? Práticas e dicas

Há quem consiga encostar a cabeça e apagar dentro de poucos segundos, enquanto algumas pessoas demoram para conseguir se desconectar, além daquelas que nem dormir conseguem.

Leia algumas dicas que podem te ajudar nesse processo e melhorar sua qualidade de sono.

1 – Relaxe a mente antes de se deitar

Com uma série de ações e coisas que precisam ser executadas diariamente, é muito comum que a mente não esteja acostumada a se manter calma, mesmo quando se possui a intenção de descansar.

Assim, é indicado que se tente acalmar a mente antes de ir deitar, preparando o corpo para dormir posteriormente.

Uma das práticas indicadas é a de se deitar fora do quarto e ficar pelo menos uma hora em silêncio, praticar uma meditação e ficar longe dos aparelhos eletrônicos, sejam eles computadores, tablets ou televisão.

Você também pode apostar em um alongamento ou um exercício físico leve.

2 – Não fique deitado preocupado

Muitas pessoas cometem o clássico erro de se deitar com a mente alvoroçada, porém, é preciso ensinar seu organismo de que a cama é o local para se deitar e dormir, não estabelecendo outras práticas.

Caso você esteja deitado há mais de 20 minutos e ainda não tenha sentido sono, saia da cama e vá executar outra ação, como as práticas citadas anteriormente.

O hábito de ficar olhando o relógio ou ficar martelando em sua cabeça a falta de sono, pode aumentar sua ansiedade e dificultar mais ainda todo o processo.

3 – Invista em um bom banho

Antes de se deitar procure tomar um banho gostoso, aproveitando as sensações e realmente deixando seus pensamentos em ordem.

Há estudos que realmente indicam que o hábito de tomar banho é terapêutico para o cérebro, portanto, invista nessa pequena ação antes de dormir, coloque em sua temperatura preferida, use um sabonete cheiroso e massageie bem a cabeça ao lavá-la, com certeza você irá com muito mais calma para a cama.

4 – Aposte na meditação

Seja antes de dormir propriamente ou em outros horários do seu dia, fazer uma boa meditação pode ser uma ótima prática para acalmar seus pensamentos e ter um dia mais proveitoso, sem falar na influência que isso causa durante a noite.

Um dos benefícios que os praticantes mais sentem com a meditação a longo prazo, é a melhora significativa do sonho, visto que há um maior controle dessa ação, há maiores chances de conseguir descansar a mente e focar no seu objetivo, que é dormir.

5 – Tire as distrações do seu sono de perto

Existem várias possibilidades ou itens que podem acabar prejudicando a qualidade do seu sono, por exemplo, ficar no telefone durante a noite, ter uma janela barulhenta aberta ao seu lado, um ruído externo que esteja te atrapalhando ou até mesmo uma luz incômoda.

Se possível, procure deixá-los longe de seu ambiente de descanso, visto que isso acaba influenciando e muito no seu regime de sono, além de que acaba interferindo na qualidade dele.

6 – Tome um chá para melhorar o sono

Você pode encontrar em qualquer mercado ou demais lojas de conveniência alguns chás e ervas que são próprios para acalmar sua mente, basta que esquente uma água e tome antes de dormir.

Isso acontece não somente pelos ingredientes que estão dentro do chá, mas também pelo ritual que você torna parte do seu dia, ensinando a sua mente que depois dessa ação, irá para a cama e terá uma bela noite de descanso.

Essas são algumas das principais dicas para quem quer ter mais qualidade de sono, conseguir realmente descansar e desligar a mente de todos os acontecimentos do dia.

Não deixe de começar a praticar o quanto antes essas seis dicas e sentir os efeitos em seu organismo.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.