Publicidade

Como meditar – Técnicas eficientes para meditação

Um dos hábitos que mais têm sido adotados nos últimos tempos é sem dúvidas a meditação, que pode ser praticada por qualquer pessoa, de qualquer idade, independente da condição social, gênero ou demais características, basta ter vontade e um tempinho livre, mesmo que sejam apenas 5 minutos.

Publicidade

Publicidade

Está querendo começar a meditar, porém, não sabe como funciona o processo? Veja aqui desde o início como começar, quais são as melhores dicas, cuidados necessários e muito mais.

Publicidade

Publicidade

Continue acompanhando e inicie o quanto antes essa prática, sentindo todos os seus principais benefícios.

Como meditar? Veja aqui dicas e técnicas

Como meditar? Veja aqui dicas e técnicas

1 – Início

Se você nunca praticou o processo de meditação antes e quer começar agora, é preciso primeiro ter calma e começar devagar, sempre com períodos curtos de tempo ao longo do seu dia, se possível.

Publicidade

Publicidade

Você pode instalar um app de meditação em seu smartphone ou apenas usar um cronômetro, colocando o tempo determinado de 5 minutos, de início.

2 – Encontre uma posição confortável

Você pode se deitar, se sentar encostado na parede ou sentar na posição de lótus – que é mais indicada para as pessoas que possuem um conhecimento mais avançado da prática.

O importante é que você esteja confortável e não vá se incomodar posteriormente com alguma posição não prevista ou até mesmo com dores.

3 – Trace uma rotina

É recomendado que você sempre medite no mesmo horário todos os dias em que se comprometer com a prática, tornando assim mais fácil de ser incluído na sua programação mental.

É sempre indicado que conforme a prática vai sendo inserida, que ela vá aumentando com o passar do tempo, indo de 5 minutos para 10 e assim, consecutivamente.

4 – Tenha foco

Publicidade

Publicidade

Quando você estiver no processo de meditar, é preciso que tenha total concentração em sua respiração, somente isso. É sempre indicado que você repare na entrada e na saída do ar do seu organismo.

Há quem goste de se concentrar em um som de fundo ou até mesmo um mantra próprio, você deverá descobrir qual é a maneira que melhor funciona para você e sua mente.

5 – Diminua a cobrança

É comum que no início não seja um processo fácil ou simples de se executar, isso porque no início é bem difícil de focar o pensamento em apenas uma única coisa, por isso, caso sua mente fique vagando em diferentes pensamentos, não se preocupe!

Caso perca a concentração em sua respiração ou outra coisa, volte-se para o foco principal e continue respirando. Repita o processo quantas vezes achar que for necessário.

6 – Desligar a mente?

Há quem acredite que o processo de meditação é sobre “desligar a mente”, ledo engano!

Publicidade

Publicidade

Na verdade, ela não é sobre acabar com os seus pensamentos, independente se são positivos ou negativas, mas, é a aceitação sobre como pensamos e como lidamos com o desenvolvimento de nossas ideias.

É sempre indicado que se tente focar no presente, seja na respiração ou diferentes atributos, assistindo os pensamentos como um telespectador que apenas deixa com que os olhos percorrem diante dos fatos.

7 – Observe seu corpo

Ainda agindo como um telespectador, procure entender como o seu corpo se porta em diferentes situações: tenha atenção ao seu organismo, procure ouvir seu estômago, sinta todas as sensações possíveis, onde há um formigamento, se há dor ou se há algum músculo tenso.

Por meio da respiração e do seu pensamento focado, procure destravar todos os músculos retesados, relaxar algumas terminações e assim, pouco a pouco, ir conhecendo mais sobre todo o seu corpo.

8 – Deixe com que os pensamentos venham e vão

Como já dito, um dos maiores erros dos iniciantes da meditação é acreditar que não irão pensar em nada durante esse tempo de prática, o que não é verdade.

Publicidade

Publicidade

Você deve permitir com que os pensamentos venham até você, e na mesma intensidade que tomam sua cabeça, sejam também afastados para longe, exercendo assim o seu papel de quem apenas está observando as coisas que acontecem.

É importante lembrar que meditar é um exercício que exige tempo, prática e vai melhorando conforme o passar dos dias, por isso, terão momentos em que será muito mais difícil, enquanto outros será extremamente fácil e relaxante.

Comece o quanto antes a meditar e sinta todos os benefícios em seu organismo, no seu cérebro e na vida no geral.

Participe dos nossos grupos

TelegramCanal Telegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookPágina do Facebook

Curta nossa Página e receba nossas dicas

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.