Publicidade

Augusta – Significado, História e Origem desse nome de menina

Publicidade

Enquanto algumas pessoas já cultivam, desde a infância, o gosto por certos nomes e o sonho de colocá-los em suas futuras filhas, muitas outras listam essa decisão como uma das mais difíceis da maternidade e paternidade.

Publicidade

De qual lado você está quando o assunto é a escolha do nome da criança que chegou ou está prestes a chegar nesse mundo? Tem preferência por algum nome? Qual a sua opinião sobre o nome Augusta?

Publicidade

Publicidade

É realmente uma alternativa forte e muito bonita, não é mesmo? Se gostou desse belo nome feminino, continue a leitura deste texto e descubra tudo sobre essa opção, afinal, a melhor forma para não se arrepender do nome escolhido é pesquisar tudo sobre ele antes de escrevê-lo na certidão de nascimento:

História e origem do nome

De acordo com os livros de significados de nomes, Augusta é uma opção que foi derivada da forma masculino Augusto, nome que era muito usada por imperadores romanos, sendo o mais comum, inclusive, para representar personagens considerados sagrados e até vistos como verdadeiros deuses pelo restante da população.

Publicidade

Publicidade

Todo esse cenário de admiração e adoração pelos homens reconhecidos por esse nome determinou o significado desse nome que, obviamente, não poderia ser outro do que “sagrado, venerável, elevado e consagrado”.

Esse conjunto de adjetivos é um dos principais motivos que fazem as pessoas optarem por esse nome para registrar as suas filhas, afinal, para quem acreditar no poder e na força do nome dado a criança, Augusta e todas as suas características relacionadas a majestade traduzem a vida dos sonhos que muitos pais querem para as suas filhas.

Veja aqui o significado do nome Antônia!

Veja aqui o significado do nome Angela!

Celebridades que têm esse nome

Ainda que o nome Augusta tenha sido mais usado entre as décadas de 30 e 40, muitas celebridades trazem esse nome em seus documentos pessoais. Essas pessoas, além de deixarem suas marcas profissionais e serem eternizadas por seus fãs, com certeza, contribuíram para a propagação desse nome.

Publicidade

Publicidade

Confira abaixo a lista com as principais celebridades chamadas Augusta:

  • Augusta Mary Anne Holmés, famosa poetista francesa, compositora e pianista.
  • Augusta Faro Fleury de Mello, escritora que traz o apelido carinhoso de Augustinha, essa mulher é muito conhecida por suas obras e trabalhos literários.
  • Augusta Candiani, de origem italiana, essa cantora lírica fez sucesso por onde passou, inclusive nos palcos brasileiros.
Augusta Mary Anne Holmés, famosa poetista francesa, compositora e pianista.

Popularidade do nome

Segundo os estudiosos e diversas pessoas que acreditam na influencia que o nome tem sobre quem o recebe, o nome Augusta ilustra pessoas de temperamento calmo e que dispensam riscos desnecessários, característica que, conforme dizem, faz com que essa pessoa prefira um trabalho registrado do que uma atividade autônoma e cheia de incertezas.

Como já foi dito, esse nome feminino de origem no latim, era mais usado entre as décadas de 30 e 40, período que registrou mais de 3 mil pessoas no país com essa nomeação, o que representou cerca de 21,65% de todos os registros femininos concluídos.

Veja aqui o que significa Andressa!

Veja aqui o que significa o nome Agatha e suas variações!

Publicidade

Publicidade

No entanto, ainda que essa opção forte de nome tenha caído um pouco em desuso, ainda há quem preze por seu significado, pronúncia e escrita. Esse último grupo de pessoas, quando representado por números, indica cerca de 221 registros e aproximadamente 1,32% de todos os registros femininos atuais.

Formas de se escrever o nome Augusta

Assim como outros diversos nomes femininos, Augusta também pode apresentar variações de escritas com base na região em que for utilizado esse nome. Entre as opções e derivações mais encontradas estão: August, Augustha, Augustta, Augustcha, Agosto, Agatha, Asta, Agueda, Agdta, Akadia, Aswad, Azad, Augusto e Auset.

E então, o que achou dessas informações sobre o nome Augusta? Gostou de sua história e sua origem? Que tal escolher esse lindo nome para batizar a sua filha e/ou sugerir para aquela pessoa querida que você conhece e sabe que está em dúvida de que nome escolher? É um nome tão belo e promissor que, com certeza, agradará todo mundo.

Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e especialista em Negócios Digitais. Tem mais de 600 artigos publicados em sites dos mais variados nichos e quatro anos de experiência em marketing digital. Em seus trabalhos, busca usar da informação consciente como um instrumento de impacto positivo na sociedade.

Participe dos nossos grupos

TelegramCanal Telegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookPágina do Facebook

Curta nossa Página e receba nossas dicas

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.