Cristiana -Significado do nome, Popularidade e Origem

Quando tem um novo membro da família a caminho, é difícil para muitos pais a hora de escolher um nome. Mas essa é mesmo uma escolha importante, que pode dar bastante trabalho. Afinal, é parte da identidade de uma pessoa. Para ajudar, confira aqui o significado do nome Cristiana, e mais informações.

Origem e Significado do nome Cristiana

O significado do nome Cristiana é “aquela que se assemelha a Deus” ou, ainda, “seguidora de Jesus Cristo”. Portanto, não é um nome apenas bonito, mas de grande significado para aqueles que acreditam em Cristo.

O nome tem origem no Christianus, logo sendo uma variante feminina do nome da língua portuguesa Cristiano. Inclusive, vale dizer já aqui que esse nome tem versões inúmeras.

O que destaca esse nome é o fato de que ele vale para quem quer que seja ungido em Cristo. Ou seja, é um nome que cabe muito bem às famílias cristãs e, aliás, para os católicos, uma pessoa cristã é toda aquela que recebeu o sacramento do Batismo, que é o primeiro desta igreja.

Aliás, no espanhol e no italiano o nome equivale a “cristã”. Na Idade Média, inclusive, o nome se encontrou sob a forma Christian, que se atribuía a meninos e meninas.

História de Santa CristianaSanta Cristiana

Na Igreja Católica, a figura que se destaca com o nome é Santa Cristiana. Afinal, ela foi uma escrava e viveu em meados século 4, na Grécia. Ali, era conhecida por Cristiana ou, ainda, por Nina (cristã), pois todos reconheciam sua fé.

Como de costume, as mães da região costumavam procurar conversar com as vizinhas sobre os melhores remédios para a situação. Mas, uma vez, uma mulher levou o filho quase morto a Santa Cristiana.

A santa, por sua vez, disse que não poderia fazer nada. Porém, alertou que Deus-Todo-Poderoso poderia restituir a saúde do filho da mulher. Em seguida, a mulher viu o milagre diante de seus olhos.

Santa Cristiana pegou o menino em seus braços e o deitou em sua própria cama, cobriu-o com sua túnica e, ali, colocou-se em oração por ele. Logo depois, Santa Cristiana devolveu o menino à mãe outra vez com saúde.

Após o milagre, não demorou para que o feito chegasse aos ouvidos da rainha da Geórgia, cujo filho estava doente. Ela mesma teve de ir até a escrava, quando seu filho foi curado. Em vista disso, a rainha e o rei, Mirian, tentaram presenteá-la, mas ela recusou, afirmando que lhe bastaria que eles mesmos se tornassem cristãos, o que aconteceu depois que o rei Mirian escapou ileso de uma caçada a feras.

Depois disso, todos na capital foram batizados pelo Bispo Pedro e o Sacerdote Jacob, a pedido do próprio rei.

Popularidade do nome Cristiana

O nome Celina está no ranking 637° de nomes mais populares no Brasil de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, censo de 2010. Desde os anos 1960 se tornou crescente no registro civil de bebês do sexo feminino e chegou às primeiras posições do top nomes mais populares do ano de 1980.

Os estados brasileiros com maior tradição de uso do nome próprio são Alagoas, Minas Gerais e Bahia – nessa ordem. Veja mais no gráfico.Popularidade nome Cristiana

Personalidade do nome CristianaPersonalidade nome Cristiana

As meninas que se chamam Cristiana costumam ser realistas. Desse modo, elas reconhecem que, para alcançar seus objetivos, precisam trabalhar bastante. Assim, elas não demonstram medo do trabalho. Ao contrário, se mostram trabalhadoras, determinadas e esforçadas.

Infelizmente, nem sempre os esforços daquelas que se chamam Cristiana têm o devido reconhecimento.

Mas isso não as desanima e elas mantêm o trabalho duro. Além disso, são bastante dinâmicas. Em geral, se mostram mulheres apaixonadas, não só pelas pessoas, mas também apaixonadas pela vida.

Inclusive, são bastante sociáveis e, quando vão atrás de emprego, querem algo que possa manter o contato com outras pessoas.

Falando nisso, para quem é próximo de uma Cristiana, vale considerar apelidos como Cris, Tina ou até Ana.

Personalidades famosas

Uma figura conhecida com esse nome é Cristiana Lôbo, de 63 anos, a qual é jornalista em atuação na Globonews.

Também, há a Cristiana Oliveira, de 57 anos, atriz e ex-modelo brasileira. Afinal, ela se destaca pela participação na novela da Globo ‘O Clone’, interpretando a personagem “Alicinha”.

Outros nomes de menina

  • Adriana
  • Clara
  • Cristina
  • Lúcia
  • Greta
  • Olívia
  • Teresa
  • Thalia
  • Venus

Elouise Lopes
Redatora da WebGo Content. Graduanda em Comunicação Organizacional na UTFPR, com experiência na área de Gestão de Pessoas e Marketing Digital.

Participe dos nossos grupos

TelegramCanal Telegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookPágina do Facebook

Curta nossa Página e receba nossas dicas

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.