Cristiano – Significado do nome, origem e popularidade

Um dos nomes que têm inspiração em Cristo é o nome Cristiano. Dessa forma, o significado do nome Cristiano é “cristão”. Sem deixar de dizer, aliás, que esse nome tem origem no latim.

O nome Cristiano se tornou só no século 17, apesar de ter passado dez vezes pela família real na Dinamarca, até o século 15. Além disso, há registros desse nome de menino no século 16, em Portugal, também.

Vamos conferir, então, o significado do nome Cristiano, origem e popularidade no Brasil.

Origem e Significado do nome Cristiano

O latim Christianus quer dizer “cristão”. É dele, inclusive, que se origina o nome Cristiano. Alguns estudiosos, por outro lado, afirmam que christianu vem do grego chrio. Ou seja, o nome pode ter origem grega ou latina.

O nome Cristiano começou a aparecer já no século 6, em países europeus, por exemplo. O motivo, como é possível imaginar, é o advento dos apóstolos de Cristo e do próprio cristianismo. Afinal, o próprio Jesus afirmou usar o nome “Cristo” (que significado “abençoado”), porque foi ungido diretamente por Deus.

Sendo assim, muitos nomes derivados de Cristo se tornaram comuns, naquela época. A incidência do nome Cristiano, em especial, aumentou ainda mais só no século 12.

Na Inglaterra, o nome Cristiano se encontra na forma ou versão inglesa Christian. Essa forma, então, foi a mais comum que se encontrou na Inglaterra, ao longo da Idade Média.

Desse modo, o nome Cristiano se usou como primeiro nome e, também, como agnome. Sendo assim, foi comum entre os nobres. No meio disso, vale dizer que, durante a Idade Média, não tinha distinção de gênero. Ou seja, o nome Christian poderia pertencer a homens e mulheres.

Assim, o nome Cristiano se fez presente na família real dinamarquesa. Até o século 15, esse nome já tinha pertencido a pelo menos 10 reis, entre Cristiano e variações. Além disso, há registros do nome também em Portugal, no século 16, só que com a variante Christiano, com ‘h’.

Enfim, o nome só se tornou popular mesmo já no século 17.

Popularidade de nome Cristiano

O nome Bento está no ranking 163° de nomes mais populares no Brasil de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, de 2010. A partir dos anos 1960 teve um crescimento considerável no registro civil de bebês do sexo masculino e chegou às primeiras posições do top nomes mais populares do ano de 1980, quando sua frequência começou a decair.

Os estados brasileiros com maior tradição de uso do nome próprio são o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Rio de Janeiro – nessa ordem. Veja mais no gráfico.Significado do nome Cristiano

Nos Estados Unidos, o nome Christian chegou ao top 10 nomes mais populares 2 vezes, entre 1880 e 2021. Aliás, chegou ao top 100 por volta de 38 vezes. Dessa forma, nos últimos 200 anos, 457922 meninos receberam esse nome nos Estados Unidos.

Segundo o site Nameberry, em 2019 o nome ocupava o ranking 57º no país norte-americano. Na Inglaterra, por sua vez, o nome ocupa o ranking 221º, agora em 2021. Na Itália, por outro lado, o nome está no top 30, e ocupa o ranking 21º. Em 2020, o ranking do nome era 40º na Dinamarca. E assim por diante.

Cada país adotou o nome de um jeito e, assim, Cristiano é um nome bem popular em diferentes países.

Personalidade de quem se chama CristianoSignificado do nome Cristiano

Os representantes do nome Cristiano costumam ser sonhadores. Assim, aqueles que se chamam Cristiano não têm medo de ter sonhos para guiá-los ao longo da vida. Inclusive, é desses sonhos que os representantes desse nome costumam correr atrás durante sua vida.

Sendo assim, quem tem esse nome pode ser idealista e ter grande vontade de mudar o mundo com as próprias mãos (ou, no mínimo, fazer sua parte para ajudar a tornar isso possível) e se engajar em grandes causas.

Inclusive, é difícil ver alguém que se chame Cristiano desanimado com a vida. Até porque, quem deseja inspirar precisa transparecer otimismo e vivacidade, que é exatamente o que os rapazes com esse nome costumam fazer.

Ao mesmo tempo, quando se sentem mal, não conseguem omitir isso das pessoas que os cercam. Mas, na medida do possível, evitam as más emoções.

Como se escreve

O nome tem algumas variantes, entre femininas e masculinas. Veja só:

  • Cristiano
  • Christiano
  • Cristian
  • Christian
  • Cristiane
  • Cristiana
  • Cristina
  • Cristine

Outros nomes que começam com ‘C’

Elouise Lopes
Redatora da WebGo Content. Graduanda em Comunicação Organizacional na UTFPR, com experiência na área de Gestão de Pessoas e Marketing Digital.

Participe dos nossos grupos

TelegramCanal Telegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookPágina do Facebook

Curta nossa Página e receba nossas dicas

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.