Dara – Significado do nome, origem e popularidade

Dar um nome a alguém pode não ser uma tarefa tão fácil. Afinal, é preciso analisar alguns fatores antes de tomar a decisão, visto que é o nome que essa pessoa vai carregar por toda sua vida. Para ajudar, confira a seguir o material que preparamos sobre o nome Dara – Significado do nome, origem e popularidade.

Origem e Significado do nome Dara

De acordo com estudos, o nome Dara pode ter mais de uma origem e, portanto, mais de um significado. Assim, em algumas localidades o nome pode ser de gênero masculino, mas no Brasil, onde há mais de 11 mil registros, é predominantemente de gênero feminino.

Um desses estudos, então, aponta para a possibilidade de que o nome tenha origem irlandesa. Assim, o nome deriva do termo irlandês Mac Dara, que significa “carvalho”. Nesse sentido, então, o nome Dara carrega os atributos da árvore carvalho. Inclusive, na Irlanda o nome é de gênero masculino e já foi até sobrenome.

Também, o nome Dara pode significar “estrela”, pois também se aponta para origem no sânscrito khmer. Inclusive, com este significado, o nome pode servir tanto para meninas quanto para meninos.

O nome Dara ainda pode ter origem no persa daray, termo que significa “rei”, “mantenedor”, “Senhor” e assim por diante. Então, o nome também pode carregar esses significados e, dessa forma, se refere a um nome de gênero masculino.

No meio disso, o significado do nome Dara pode ser “rico”.

Aliás, não tem mesmo como negar que esse nome é bastante rico em origens e significados. Então, esse significado pode ser apropriado para descrever o próprio nome, não é?

Enfim, Mac Dara foi nome de um santo irlandês, o qual viveu no século 6. Inclusive, o nome Dara se faz presente nas escrituras sagradas.

E os filhos de Zerá: Zinri, e Etã, e Hemã, e Calcol, e Dara: cinco ao todo.

Crônicas 2:6

O nome tem variantes gráficas, como Darah e, como forma afetiva, as variantes Daroca, Dadá e outras.

Popularidade do nome Dara

O nome Dara está no ranking 1.557° de nomes mais populares no Brasil de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, censo de 2010. Desde os anos 1980 se tornou cada vez crescente no registro civil de bebês do sexo feminino e chegou às primeiras posições do top nomes mais populares do ano de 1990.

Os estados brasileiros com maior tradição de uso do nome próprio são Roraima, Rio Grande do Sul e Espírito Santo – nessa ordem. Veja mais no gráfico.Popularidade nome Dara

Nos Estados Unidos, onde o nome é feminino, também foi popular nas últimas décadas do século 20. Assim, 8.805 meninas foram registradas com esse nome desde 1980. Inclusive, o maior índice de registros do nome foi em 1981, quando houve 453 registros com o nome.

Por sua vez, na Inglaterra, o nome é mais popular. Sendo assim, em 2018, Dara ocupava o ranking 961º.

Na Irlanda, por outro lado, o nome é de gênero masculino. Inclusive, se mantém bastante popular. Então, Dara faz parte do top 100 nomes mais populares, ao lado de outras variantes. Ele ocupava o ranking 86º em 2020.

Personalidade do nome DaraPersonalidade nome Dara

Quem tem o nome Dara costuma ser uma pessoa em quem se pode confiar. Afinal, essas pessoas são inteligentes e tem ótimo espírito de liderança. Em geral, sabem o que é melhor a se fazer, por isso não dá dúvidas de que se possa confiar de maneira plena em uma Dara.

Até porque, vale ressaltar, assim como quem se chama Manuela, as representantes do nome sobrepõem a razão à emoção. Ou seja, são mulheres racionais, que sabem medir as circunstâncias de maneira coerente antes de decidir algo importante.

Em geral, quem se chama Dara quer ter domínio sobre tudo. Inclusive, quem tem esse nome quer representar a força através do meio material.

Personalidades famosas

Entre as personalidades famosas, está a cantora, dançarina e atriz coreana Sandara Park, que é mais conhecida por Dara. Outra personalidade famosa com esse nome é a romancista Dara Horn, norte-americana. Assim, também, quem ganha destaque é a nadadora norte-americana Dara Torres.

No Brasil, o destaque vai para a personagem da novela ‘Explode Coração’, de 1995. A personagem é uma cigana, interpretada pela atriz Tereza Seiblitz.

Nomes relacionados

Elouise Lopes
Redatora da WebGo Content. Graduanda em Comunicação Organizacional na UTFPR, com experiência na área de Gestão de Pessoas e Marketing Digital.

Participe dos nossos grupos

TelegramCanal Telegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookPágina do Facebook

Curta nossa Página e receba nossas dicas

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.