Denise – Significado do nome, origem e popularidade

Na hora de escolher o nome para uma criança, é comum que os pais tenham várias dúvidas sobre qual é o significado, o que isso poderá influenciar na personalidade da mesma, quais são os possíveis apelidos e muito mais.

Está pensando em dar o nome de Denise para a futura menina que irá nascer, porém, não sabe o que significa, qual é sua origem e quer ficar por dentro de demais informações?

Veja aqui essa e demais questões importantes e tire suas dúvidas.

Denise: o que esse nome significa?

Denise: o que esse nome significa?

O nome Denise possui o significado de “seguidora de Dionísio”, “criadora das águas”, “a que dá origem à água” ou também como “a que dá origem ao dia e a noite”.

Esse nome advém do francês, sendo a versão feminina de Dênis, que é o mesmo que Dionísio, sendo que este era o deus grego Dionysios, conhecido por ser o deus do vinho, onde seu nome vem do sânscrito dyúnis ou dyúniso.

Ele é formado pelos elementos dyu, que quer dizer “o céu pai, espírito, dia”, enquanto nis ou nisa quer dizer “noite, água”.

Dessa forma, como resultado dessa união, o nome quer dizer “criador das águas” ou “o que dá origem à água”.

Assim, possui a simbologia da água, remetendo a origem da vida, da mesma forma como o crescimento, a plenitude, o declínio, sempre seguindo o ciclo natural da vida.

O nome é muito popular na Inglaterra desde o século XII, onde possui variantes como Dinisa e Dionísia na língua portuguesa, enquanto em espanhol é Denisa ou Denisse, e por fim, sua variante em inglês é Denice ou Denyse.

Uma das variantes mais conhecidas é de Denize, sendo que independente do país ou forma de escrita, o apelido de quem é assim chamado é de Dê ou Deni.

Por fim, Denise é uma cidade brasileira recém fundada, da qual está localizada no estado do Mato Grosso, onde surgiu por meio de um terreno, do qual o dono resolveu homenagear sua filha, se tornando município somente no ano de 1982.

Nome Denise na Bíblia

Outras fontes dizem que conforme na Bíblia, o nome Denise quer dizer “luminosa” ou “criadora”, gerando assim a capacidade da pessoa que foi denominada, de ser muito criativa e chefe em suas decisões.

Numerologia do nome

Quando falamos sobre numerologia, o nome “Denise” tem ligação direta com o número 2, onde as pessoas que têm esse algoritmo como regente, possuem a personalidade atenciosa e muito querida com quem convivem.

Assim, ao mesmo tempo em que Denise é uma menina que torna a convivência fácil, portanto, pode se dar bem em qualquer ambiente, com uma capacidade de adaptação fácil em diferentes situações, conseguindo sempre dobrar as pessoas aos seus desejos.

Costumam ser extremamente diplomáticas, procuram evitar conflitos e até mesmo servem como mediadoras de brigas que podem acontecer ao seu redor, tornando os ambientes mais agradáveis e felizes.

É interessante destacar que podem ser pessoas consideradas autoritárias, isso porque possuem uma personalidade marcante e gostam de tudo conforme seu gosto pessoal, portanto, deve ser educada desde pequena a conseguir lidar com diferentes opiniões.

Censo do nome Denise no Brasil

O nome Denise no Brasil teve seu ápice de denominações durante os anos 80, permanecendo desde então em constante queda, conforme é possível ver no gráfico abaixo. 

Censo do nome Denise no Brasil

O estado que mais possui Denises em todo o país é o Rio Grande do Sul, com uma taxa de 148,20 a cada 100 mil pessoas. 

No total, são aproximadamente 169.315 pessoas com o nome de Denise no Brasil.

O nome Denise é muito bonito e possui um significado único, pode ser uma boa opção para os papais e mamães que querem algo que fuja do óbvio, sendo um nome com pronúncia fácil não somente no Brasil, mas também em diferentes locais.

Ele também é bem sério e passa a impressão da personalidade de alguém que não gosta muito de brincadeiras desnecessárias, mas, não é uma regra.

Antes de bater o martelo para o nome Denise, procure pensar na composição do nome com os sobrenomes que irão acompanhá-lo, além da possibilidade de apelidos e também se já existem pessoas na composição familiar assim denominadas.

Caso esteja em dúvida, continue acompanhando nosso site para saber outras possibilidades e fique sempre por dentro.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.