Publicidade

DIA DE SÃO JOÃO – Quem foi? história, orações e tradições

Dia 24 de junho é considerado o Dia de São João. o primeiro fato interessante sobre essa data é, ao contrário da maioria das demais datas religiosas, ela é marcada pela nata de nascimento de São João e não pelo ano de sua morte.

Publicidade

Publicidade

No dia do nascimento de São João sua mãe Isabel, acendeu uma fogueira para avisar a sua chegada, por isso a fogueira é considerada o maior símbolo do Dia de São João. No Brasil, as festas juninas e em especial o são João é muito importante. Especialmente na região Nordeste.

Publicidade

Publicidade

A maior festa de são João do nosso país é a da Paraíba, a festa de Campina Grande que reúne cerca de 2 milhões de pessoas. Ou seja, a maior festa de são João do mundo. Na sequência vem a festa de São João de Caruaru, em Pernambuco.

saojoao

Comidas típicas de São João

As comidas mais tradicionais para esta data são: milho cozido, pé de moleque, pipoca, paçoca, bolo de milho, bolo de fubá, pratos com mandioca, pratos com amendoim, pinhão, mugunzá, cuscuz e caruru.

Publicidade

Publicidade

Basicamente as comidas são baseadas em milho, fubá e amendoim, visto que são alimentos encontrados e cultivados no período que as festas juninas acontecem, junho e julho. Além das comidas típicas, também compõem a festa as brincadeiras.

As brincadeiras mais típicas são boca do palhaço, pescaria, boliche e a prisão, que consiste em prender as pessoas que você está “interessado”, além do correio elegante, que também tem a finalidade de unir os casais.

As quadrilhas são outro elemento destas festas. Com gêneros musicais que variam um pouco de acordo com cada região, mas o forró é o gênero que predomina nas festas nordestinas. As pessoas costumam se vestir de forma típica para fazer as danças, que ocupam a principal atração do evento.

Uma questão cultural

As festas de São João acontecem em diferentes níveis, sejam feitas pelas prefeituras, com eventos super grandes e organizados, mas também nas escolas públicas e na casa das pessoas. Tanto as cidades maiores quanto as menores do nordeste brasileiro fazem o São João.

Realmente é uma data muito popular e com comidas e brincadeiras bastante simples de serem reproduzidas com materiais recicláveis e que as pessoas têm em casa. Independente do tamanho, é sempre uma festa muito alegre e com comidas maravilhosas.

Simpatias do São João

Publicidade

Publicidade

Por ser uma data muito importante para boa parte das família nordestinas existem várias simpatias e rituais que devem ser feitos nesta época do ano:

Andar nas brasas da fogueira

Esta simpatia é feita para São João Batista nas festas juninas. Você deve passear com os pés descalço pelas brasas da fogueira. Você deve fazer um pedido enquanto anda pelas brasas, sendo este o primeiro sacrifício que você dedica.

É claro, tome muito cuidado para não se machucar, a ideia é ser uma brincadeira e não uma punição, por isso ande rápido, de pulos e saia das brasas sempre que precisar. O mais importante é a sua intenção e ação e não o sofrimento.

Passar o anel pela fogueira

Coloque um anel dentro de um copo d’água e passe formando uma cruz em cima da fogueira. Esta simpatia é direcionada para conseguir um novo amor em sua vida. Deve ser feita pensando em pretendentes ou pessoas que você gostaria de ter um romance.

Deixe o anel descansar dentro do copo até o próximo dia.

Oração a São João

Publicidade

Publicidade

No catolicismo este é um santo muito valioso que recorrentemente é lembrado nas orações:

Ó, glorioso São João Batista, príncipe dos profetas, precursor do divino redentor, primogênito da graça de Jesus e da intercessão de sua santíssima mãe, que fostes grande diante do Senhor, pelos estupendos dons da graça de que fostes maravilhosamente enriquecido desde o ceio materno, e por vossas admiráveis virtudes, alcançai-me de Jesus, ardentemente vos suplico, que me dê a graça de o amar e servir com extremado afeto e dedicação até a morte. Alcançai-me também, meu excelso protetor, singular devoção a Virgem Maria Santíssima, que por amor de vós foi com pressa à casa de vossa mãe Isabel, para serdes livre do pecado original e cheio dos dons do Espírito Santo. Se me conseguires estas duas graças, como muito espero de vossa grande bondade e poderoso valimento, estou certa de que, amando até a morte a Jesus e a Maria, salvarei minha alma e no céu convosco e com todos os anjos e santos amarei e louvarei a Jesus e a Maria entre gozos e delícias eternas. Amém”

 

Participe dos nossos grupos

TelegramCanal Telegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookPágina do Facebook

Curta nossa Página e receba nossas dicas

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.