Diana – Significado do nome, origem e popularidade

Esse nome de gênero feminino tem origem no latim dius. Dessa forma, o significado do nome Diana é “divina. Inclusive, esse foi o nome de uma deusa na mitologia grega. Além disso, o nome também foi de uma figura importante na família real britânica.

Esse é um nome que possui variantes interessantes, apesar de a forma escrita Diana ser usada em diferentes idiomas. Ou seja, não é um nome que possui uma variante para cada idioma, como acontece com outros nomes.

Para saber mais sobre o significado desse nome de menina, origem e popularidade, confira a seguir o material que preparamos.

Origem e Significado do nome Diana

O nome Diana tem origem no latim dius (que significa, em tradução literal, “divina”) e, sendo assim, esse nome significa “brilhante”, “a divina” e, para alguns estudiosos, pode significar até “céu”.

O nome também teve como forma no latim arcaico a versão Diviana.

Sendo assim, na mitologia grega, Diana é como se chama a deusa da lua e da caça (equivalente a Ártemis), que é muito poderosa e forte. Acima de tudo, a deusa Diana tinha muito cuidado com sua virgindade. Aliás, a aventura mais famosa dela é aquela em que transformou o caçador de nome Acteão em um cervo, porque a viu nua, no banho.

Dessa forma, esse nome tem sido usado desde o Renascimento e se encontrou na Inglaterra por volta do século 16.

Ela não se importava com o amor e vivia para caçar, sem nunca cansar. Dessa forma, era comum que fosse cultuada em florestas rústicas, onde outros caçadores lhe faziam sacrifícios.

Outra representante desse nome que se destaca, na história, é a personagem Diana Vernon do romance “Rob Roy”, escrito por Sir Walter Scott. Afinal, o nome ficou popular na língua inglesa por conta dessa personagem.

Outra figura super importante com esse nome, pois fez com que ganhasse popularidade no mundo todo, foi a princesa Diana de Gales. Isso porque a princesa Diana foi a primeira esposa do príncipe Charles. Inclusive, é a mãe dos príncipes William e Harry.

O que chocou o mundo, porém, foi sua morte trágica em 1997.

A partir desse momento, o nome se tornou bastante popular na Inglaterra e, também, nos Estados Unidos — e em muitos outros países, como o Brasil, inclusive. Ou seja, muitas meninas receberam esse nome e tinham o apelido afetivo Lady Di, em homenagem à princesa Diana, mais conhecida por Lady Di. Diana.

Popularidade do nome Diana

O nome Diana está no ranking 392° de nomes mais populares no Brasil de acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Censo de 2010. A partir dos anos 1960 se tornou cada vez mais crescente no registro civil de bebês do sexo feminino e chegou às primeiras posições do top nomes mais populares do ano de 1980.

Os estados brasileiros com maior tradição de uso do nome próprio são o Roraima, Amazonas e Maranhão – nessa ordem. Veja mais no gráfico.Diana - Significado do nome, origem e popularidade

Em 2019, nos Estados Unidos, o nome ocupava o ranking 212º dos nomes mais populares. Na Inglaterra, não era muito diferente, pois o nome ocupava o ranking 278º, em 2018.

Já na Espanha, o nome ocupava o ranking 84º em 2019. Aliás, na Polônia em 2020, a posição só tem duas casas a menos: ranking 82º. Na Islândia, por sua vez, o nome estava no top 50, ocupando o ranking 48º, em 2018.

Mais popular ainda em Portugal, o nome ocupava o ranking 19º em 2020.

Ou seja, ainda hoje o nome Diana é bastante popular e querido entre as mães e os pais de meninas.

Personalidade de quem se chama DianaPersonalidade do nome Diana

Aquelas que se chamam Diana costumam ser pessoas tranquilas. Ainda, também são bastante sociáveis e têm boas relações, pois prezam mesmo é por leveza e harmonia. De certa forma, costumam ser previsíveis.

As representantes desse nome também costumam se dedicar a simples prazeres, o que significa que não são muito apegadas a coisas materiais. Ao contrário, são pessoas afetivas, que gostam de boas relações e podem ser bastante sensíveis. Por isso, precisam ter certeza de que as pessoas em volta as amam, mesmo quando fazem algo de errado.

Elas podem, inclusive, aprender de maneira rápida a tomar decisões sem a necessidade de terceiros, se tiverem autonomia para isso.

Nomes similares

  • Diane
  • Daiana
  • Daiane
  • Dyane
  • Dayane

Elouise Lopes
Redatora da WebGo Content. Graduanda em Comunicação Organizacional na UTFPR, com experiência na área de Gestão de Pessoas e Marketing Digital.

Participe dos nossos grupos

TelegramCanal Telegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookPágina do Facebook

Curta nossa Página e receba nossas dicas

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.