Diogo – Significado do nome, origem e popularidade

São muitas as variantes de um mesmo nome. Dessa forma, não é estranho se deparar com nomes de mesmo significado e mesma origem. Um desses nomes, inclusive, é o nome Diogo, que é uma variante do nome espanhol Diego. Sendo assim, o significado do nome Diogo é “aquele que doutrina”.

Continue lendo para saber mais sobre o significado desse nome e para obter outras informações sobre o nome Diogo!

Origem e Significado do nome Diogo

O nome Diogo é uma variante do nome Diego. Sendo assim, os dois nomes têm origem no latim Didacus que significa “didático” ou “doutrina”. Por conta disso, o nome Diogo equivale a “aquele que doutrina”.

Ainda, há estudiosos que afirmam que o nome de menino tem origem no nome hebraico Jacó, que tomou diferentes direções até chegar à forma Diogo, sendo uma variante do nome Tiago. Assim, já se pode compreender que o nome Diogo pode ter ganho popularidade em um primeiro momento entre seguidores do Cristianismo.

Ou seja, o nome Diogo tem uma trajetória bem grande até chegar ao que é hoje, pois parte de mais de uma origem. Diante disso, o nome tem diferentes significados.

Inclusive, o nome Jacó significa “calcanhar”, que tem relação com o nascimento de filhos gêmeos. Nesse sentido, ele reflete ao último filho a nascer. No meio disso, se aplica ao personagem bíblico com esse nome.

Isso porque, segundo narração do Livro Sagrado, o personagem bíblico teria nascido segurando o pé de seu irmão Esaú. Desse ponto de vista, então, o significado do nome Diogo é “aquele que vem do calcanhar”.

Os primeiros registros do nome Diogo são documentos latino-portugueses, com o significado “didático”, “culto”. Eles datam, assim, do ano de 822 d.C.

Popularidade do nome Diogo

O nome Diogo está no ranking 199° de nomes mais populares no Brasil de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, censo de 2010. Desde os anos 1970 se tornou cada vez mais crescente no registro civil de bebês do sexo masculino e chegou às primeiras posições do top nomes mais populares do ano de 2000.

Os estados brasileiros com maior tradição de uso do nome próprio são o Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul – nessa ordem. Veja mais no gráfico.Popularidade do nome Diogo

Em Portugal, no ano de 2020, o nome ocupava o ranking 24º entre os nomes mais populares. Nos Estados Unidos, ao contrário, a forma mais comum é Diego, pois conta com mais de 3.000 registros no ano de 2020. Por outro lado, a forma Diogo não tem mais do que 5 registros ao longo do mesmo período.

Personalidade do nome DiogoPersonalidade do nome Diogo

Pelo significado do nome, “culto”, o nome Diogo se refere a pessoas estudiosas e estudadas. No meio disso, o nome pode se referir a pessoas que têm amplo conhecimento, pois são pessoas curiosas e estão sempre explorando o mundo à sua volta.

Inclusive, por serem pessoas sábias, aqueles que se chamam Diogo podem ser bons conselheiros. Nesse sentido, não têm dificuldade na hora de dar conselhos a seus amigos, assim como podem ser bons divisores de águas. Ou seja, quem tem esse nome tem senso de justiça aguçado.

Em geral, quem se batiza com esse nome tende a ser perfeccionista desde cedo. Dessa forma, os representantes do nome podem ser bem organizados e querer tudo em ordem à sua volta. Além disso, eles também querem obter os melhores resultados em qualquer atividade em que se empenhem.

Um Diogo pode ser bem teimoso, inclusive, pois quer as coisas do seu jeito e costuma ter autodisciplina. Em vista disso, os representantes do nome podem levar a vida com certa autoridade, e também com seriedade. Assim, se mostram bons líderes, também.

Quem tem esse nome usa o raciocínio para alcançar seus objetivos. Inclusive, pode ser que quem tem esse nome goste de usar a comunicação a seu favor, a fim de manter boas relações interpessoais.

Na vida adulta, aqueles que se chamam Diogo tendem a aproveitar a liberdade para viver diferentes tipos de aventura. No fim das contas, quem tem esse nome costuma ser destemido, portanto podem ser um ímã para aventuras.

Para quem tem intimidade com alguém que tenha esse nome, vale considerar os apelidos: Di, Didi e Oguinho, caso a pessoa goste.

Nomes relacionados

  • Diego
  • Jacó
  • Jacob
  • James
  • Tiago

Elouise Lopes
Redatora da WebGo Content. Graduanda em Comunicação Organizacional na UTFPR, com experiência na área de Gestão de Pessoas e Marketing Digital.

Participe dos nossos grupos

TelegramCanal Telegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookPágina do Facebook

Curta nossa Página e receba nossas dicas

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.