Douglas – Significado do nome, origem e popularidade

O nome Douglas tem um significado interessante, que é “rio escuro”. Nesse sentido, esse nome tem origem no escocês. E ele foi, aliás, o sobrenome de um clã importante na Escócia.

Dessa forma, aliás, o nome pode ter surgido como forma de localizar esse clã. Ou seja, tinha mesmo fim de localizar. Mas, como primeiro nome, foi na Inglaterra que esse nome surgiu.

Vamos ver, então, a seguir tudo sobre esse nome de menino: significado, origem e popularidade.

Origem e Significado do nome Douglas

Significado do nome Douglas

O nome Douglas significa “rio escuro”, “águas negras”, “aquele que veio das águas escuras”, “habitante, ou que tem origem, do local próximo ao rio escuro”. Isso porque esse nome vem do sobrenome escocês Doubghlas, que quer dizer mesmo “rio escuro” ou “águas negras”.

Nesse sentido, estudiosos afirmam que se trata de uma junção do gaélico “escuro” dubh e glais, que significa “rio”. Por isso, o nome tem o significado de “rio escuro”. Assim, Douglas era nome de um rio. Depois, passou a ser o nome do clã escocês.

A ciência que estuda a origem dos nomes próprios, a onomástica, afirma que Douglas se tornou o sobrenome do clã, que até então era o mais poderoso da Escócia. Esse nome é classificado como toponímico. Ou seja, na época, tinha mesmo a função de localizar.

Aliás, o nome pertenceu a Lady Douglas Howard, pois a princípio foi mesmo um nome de meninas. Mais tarde, apenas, se tornou masculino.

O nome Douglas só começou a ser usado como primeiro nome na Inglaterra, a partir do século XVI. Foi quando, inclusive, o nome ganhou uma variante: “Douglass“. No Brasil, o nome ficou popular no início de 1990.

Popularidade do nome Douglas

O nome Bento está no ranking 110° de nomes mais populares no Brasil de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, de 2010. A partir dos anos 1970 se tornou cada vez mais crescente no registro civil de bebês do sexo masculino e chegou às primeiras posições do top nomes mais populares do ano de 1990, quando sua frequência começou a decair.

Os estados brasileiros com maior tradição de uso do nome próprio são o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Rio de Janeiro – nessa ordem. Veja mais no gráfico.Significado do nome Douglas

Nos Estados Unidos, 554.593 meninos se chamam Douglas desde 1880. Inclusive, esse nome teve destaque mesmo em 1957, quando 16.711 crianças receberam esse nome. Ou seja, esse nome foi uma febre naquela época.

Hoje, o nome ainda é bastante popular, porém não como naquele período.

Nomes similares a Douglas

Existem alguns nomes similares a Douglas. Veja só:

  • Douglas
  • Douglaz
  • Dhouglas
  • Douglass (versão inglesa do nome)

Personalidade do nome Douglas

Quem tem o nome de Douglas pode ser uma pessoa um pouco complicada. Isso porque aqueles que se chamam assim costumam ser pessoas que não sabem como lidar com elas mesmas, pois se preocupam demais com o que devem fazer de sua vida.

No meio disso, os representantes desse nome têm dificuldade na hora de fazer amigos.

Na infância, pode ser que aqueles que se chamam Douglas sejam mais briguentos.

Em geral, procuram amizades verdadeiras, por isso é difícil, para eles, o momento de fazer amigos. Mesmo assim, os representantes desse nome são simpáticos, mas, quando encontram amizade de verdade, tendem a ser mais tranquilos e podem, até, ser companheiros excelentes.

Quando o assunto é família, aqueles que se chamam Douglas são menos individuais. Isso porque são mais apegados aos pais e irmãos, pois se sentem mais conectados.

No trabalho, podem ser rígidos com eles mesmos e com os outros. Ou seja, são metódicos aí também, como na amizade.

Inclusive, vale dizer aqui que é bom evitar magoar aqueles que têm esse nome, pois eles não têm o costume de perdoar quando alguém erra com eles ou os prejudica de alguma maneira.

Locais com esse nome

Douglas é o nome de uma cidade no Arizona, nos Estados Unidos, no condado de Cochise. Essa cidade, inclusive, se incorporou no ano de 1905. Vale dizer, também, que ela se situa junto da fronteira com o México.

Também, Douglas é nome da capital e maior cidade da Ilha de Man, no Reino Unido. A cidade, então, é o principal ponto para negócios, finanças, diversão e transporte da Ilha de Man.

Personalidades famosas

Entre os famosos com esse nome, está o ator e produtor norte-americano, de origem judaica, Michael Douglas.

Michael Douglas
Elouise Lopes
Redatora da WebGo Content. Graduanda em Comunicação Organizacional na UTFPR, com experiência na área de Gestão de Pessoas e Marketing Digital.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.