Eduarda – Significado do nome, origem e popularidade

Quando alguém pensa em ter um filho, tem de pensar em muitas coisas ao mesmo tempo. No meio delas, está a escolha do nome, já que tem que considerar o significado e outras características. Para ajudar, confira o material que preparamos sobre o nome Eduarda – Significado do nome e mais!

Origem e Significado do nome Eduarda

O nome Eduarda é de gênero feminino e tem origem no anglo-saxão Eadward, uma junção dos termos ead  (“riqueza”) e ward (“protetor”). Dessa forma, o significado do nome Eduarda é “guardiã de riquezas”. Outro significado para esse nome é “senhora de bens”.

Então, o nome se refere a quem é o fiel guarda-costas, que está presente em todas as horas para proteger alguma coisa de valor. Aliás, vale mencionar que essa é uma variante do nome Eduardo, que equivale ao nome inglês Edward, em português.

O nome se encontrou pela primeira vez na Inglaterra, no século 9, ou pelo entorno desse período. Inclusive, desde aí o nome já era bastante popular, como ainda é, nos dias de hoje. Em especial, na época, era comum entre nobres.

Ou seja, o nome de fato reflete algo que tem relação com poder e riquezas. No caso, os personagens da época com esse nome, então, protegiam (ou tinham a missão de proteger) o povo e seu reinado.

O penúltimo rei saxão se chamava Eduardo, o Confessor. Afinal, foi um rei bastante pacífico, cuja coroação aconteceu em 1042. Para se ter uma ideia, o rei Eduardo era querido até pelos inimigos.

Depois que morreu, o povo venerou o rei como um santo (canonizado pelo papa Alexandre III, aliás, e se tornou um dos patronos da Inglaterra), pois Eduardo, o Conquistador, foi o maior exemplo de rei cristão.

Depois da conquista da Inglaterra, esse foi um dos poucos nomes que se mantiveram entre os normandos, daqueles que tinham relação com o inglês arcaico.

Mais tarde, o nome ganhou variantes, como Edmundo e Edmunda.

Popularidade do nome Eduarda

O nome Eduarda está no ranking 202° de nomes mais populares no Brasil de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, censo de 2010. Desde os anos 1980 se tornou cada vez mais crescente no registro civil de bebês do sexo feminino e chegou às primeiras posições do top nomes mais populares do ano de 2000.

Os estados brasileiros com maior tradição de uso do nome próprio são o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Pernambuco – nessa ordem. Veja mais no gráfico.Popularidade do nome Eduarda

No ano de 2014, o nome ocupava o ranking 78º entre os nomes mais populares. Por se tratar de uma variante para o português, o nome é mais comum no Brasil e em Portugal.

Personalidade do nome EduardaSignificado do nome Eduarda

Aquelas que se chamam Eduarda costumam ser bastante organizadas. Desde cedo, elas desenvolvem essa característica. Inclusive, as representantes do nome também são ambiciosas. Ou seja, elas costumam ter objetivos e, assim, fazem planos para crescer de diversas formas ao longo da vida.

Dessa forma, elas não têm medo de ir atrás do que querem, mostrando que são mais fortes do que parecem. Em geral, algo que não falta naquelas que se chamam Eduarda é garra. Sobretudo, inteligência, pois elas também são bastante curiosas e procuram explorar novos conteúdos sempre que possível.

Inclusive, vale dizer que as Eduardas inspiram outras pessoas. Ou seja, estão dispostas a mostrar os caminhos para o sucesso àqueles que estão à sua volta. Aliás, elas podem ser boas em dar conselhos. No fim das contas, essas meninas gostam de ajudar e cuidar das pessoas, fazendo jus ao significado do nome.

De certa forma, as meninas que se chamam Eduarda procuram se realizar através da vida financeira. Sendo assim, quando não estão bem em relação a finanças, pode ser que elas fiquem um pouco inseguras. Porém, logo conseguem solucionar o problemas, visto que são inteligentes.

Enfim, quem tem esse nome costuma ser cheia de vida e otimista. De forma geral, não tem medo de nada, já que consegue enxergar as coisas com bons olhos e, ainda, transmitem essa boa energia para quem lhe cerca. Inclusive, não tem medo de dar afeto às pessoas, se mostrando carismática.

Apelido

Para quem tem intimidade com quem tem o nome Eduarda, vale considerar o apelido Duda, caso a pessoa goste.

Nomes semelhantes

  • Aeduarda
  • Eduardo
  • Edmunda
  • Maria Eduarda

Elouise Lopes
Redatora da WebGo Content. Graduanda em Comunicação Organizacional na UTFPR, com experiência na área de Gestão de Pessoas e Marketing Digital.

Participe dos nossos grupos

TelegramCanal Telegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookPágina do Facebook

Curta nossa Página e receba nossas dicas

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.