Emanuel – Significado do nome, origem e popularidade

Quando as pessoas descobrem que estão esperando um nenê, é comum que vários palpites surjam sobre a possibilidade do nome, os significados, qual se gosta mais e demais comentários.

Um dos nomes para bebês masculinos que mais fazem sucesso é sem dúvidas Emanuel, conhecido não somente no Brasil, mas em todo o mundo.

Veja aqui porque ele é tão famoso, quais são seus significados, origem e muito mais. Fique por dentro e não deixe de verificar as variações de nomes para meninos em nosso site.

Emanuel: significado do nome

O nome Emanuel quer dizer “Deus está conosco”, sendo que ele é originário por meio do termo hebraico Immanuel, composto pelo elemento immánu, que quer dizer “conosco”, enquanto El, quer dizer de forma literal “Deus” ou “Senhor”. 

Esse nome é muito lembrado por ser uma das maneiras de chamar Jesus Cristo na Bíblia, conforme as profecias messiânicas que foram descritas pelo profeta Isaías no Antigo Testamento da Bíblia:

A virgem ficará grávida e dará à luz um filho, e o chamarão Emanuel”, que significa “Deus conosco” (Mateus 1:23)

Esse é um nome classificado como teofórico, visto que nele está incorporado o nome de Deus.

Quais são as variantes do nome Emanuel?

Esse nome é muito usado na Inglaterra desde o início do século XVI na forma de Emmanuel ou a mais clássica, que é Emanuel. Porém, ele é muito mais utilizado por entre os judeus.

Em Portugal o nome costuma assumir a variação de Emanoel, sendo que em todo o mundo há as variações de Manuel, Manoel e Emanuele, a versão feminina, assim como Manuela e Manoela.

Ele também é muito comum em outros países como Estados Unidos da América, Itália e Croácia, geralmente usado de maneira composta com outras denominações, como é o caso de João Emanuel, Carlos Emanuel ou Rafael Emanuel.

O apelido desse nome costuma ser Manu ou Manuel.

Numerologia do nome Emanuel

O nome Emanuel possui o número 8 dentro da numerologia, o que lhe dá a característica de ser uma pessoa super autoconfiante, que pode até mesmo ser interpretada como arrogância, mas, não costuma decepcionar seus amigos.

É um indivíduo disciplinado, onde gosta de transmitir muito sucesso e prestígio, graças ao seu espírito competitivo e grande capacidade de liderança. 

São pessoas que gostam muito de desafios, adorando tudo aquilo que é complicado.

Já no trabalho, costumam criticar quando acham necessário, assim como gostam de tecer elogios quando acham que cabe certo comentário.

Os pontos positivos relacionados a este nome são:

  • Grande espírito de liderança;
  • Pessoa de poder;
  • Senso de organização;
  • Perseverança;
  • Autoconfiança.

Já os pontos negativos são:

  • Ganância;
  • Autoritarismo;
  • Teimosia;
  • Impaciência;
  • Intolerância.

Os meninos que são chamados de Emanuel costumam ser muito ligados às artes no geral, são pessoas expansivas e gostam de serem reconhecidos. 

Assim, é indicado incentivá-lo desde pequeno ao lado artístico, por isso, invista em tintas, massinhas, lápis de cor e tudo aquilo que possa dar espaço para sua mente criativa, assim, ele seguirá de maneira automática seus instintos.

Além disso, estão sempre procurando aqueles que gostem de observar seus talentos naturais, sendo o centro das atenções em reuniões de família ou por entre os amiguinhos.

Não costumam ser pessoas materialistas e não tendem a economizar dinheiro. Na saúde, costumam ser fortes e não se entregam facilmente quando gripados ou com alguma enfermidade.

Pode ser que os pais dessa criança tenha que lidar com a cabeça do mesmo sempre na Lua, envolvido com seus próprios pensamentos, por isso, é necessário respeitar seu espaço e deixá-lo quieto, visto que ele precisa de momentos para refletir e pensar por si só.

Mas, os pais devem tomar cuidado para que não seja introvertido, vivendo em seu próprio mundinho e não se relacionando com as outras pessoas.

Censo do nome Emanuel no Brasil

O nome Emanuel está em constante crescimento no censo brasileiro desde os anos 60, atingindo seu maior pico durante os anos 2000, conforme é possível ver no gráfico abaixo.

Censo do nome Emanuel no Brasil

Estima-se que no Brasil são 83.281 pessoas assim chamadas, sendo que o estado que possui mais “Emanueis” é o Ceará, contando com 124,50 a cada 100 mil pessoas.

Agora que você já sabe mais sobre o nome Emanuel, esse pode ser um belo nome para batizar a criança que ainda está por vir, por isso, pense bem, seja como nome próprio ou composto.

Participe dos nossos grupos

TelegramCanal Telegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookPágina do Facebook

Curta nossa Página e receba nossas dicas

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.