Publicidade

Fabíola – Significado do nome, origem e popularidade

Quando se fala em nomes, é comum que apareçam muitas dúvidas. Afinal, as pessoas querem saber o que ele significa, a origem e outros pontos importantes. Desse modo, vamos ver a seguir o significado do nome Fabíola e muito mais!

Publicidade

Publicidade

Até porque, quando tem uma criança a caminho, é bom mesmo pensar em um belo nome para ela. Embora existam muitas opções, somente uma é a certa.

Publicidade

Publicidade

Para ajudar, confira aí o significado do nome Fabíola e descubra os motivos para dar esse nome à sua filha.

Origem e Significado do nome Fabíola

O nome Fabíola é um diminutivo italiano para o nome Fábia, que é feminino, de origem latina. Sendo assim, os dois nomes significam a mesma coisa. Mas um é a forma diminutiva do outro. Dessa forma, enquanto Fábia significa “fava”, o significado do nome Fabíola é “pequena fava”.

Publicidade

Publicidade

Ou, então, outro significado para o nome é “feijãozinho”. Até, “pequena plantadora de favas”. Portanto, logo que se vê que é um nome bonito e gracioso.

O nome Fábio — do qual o nome Fábia é variante feminino — indicava, em um primeiro momento e como se pode imaginar, pessoas que trabalham com plantações de fava. É por isso que o nome também pode possuir o último significado que apontamos (“pequena plantadora de favas”).

Inclusive, Fabíola foi o nome de uma Santa romana no século 4. Assim, ele deriva do romano Fabius.

Aliás, Fabíola ou A Igreja das Catacumbas também foi título de um romance religioso do cardeal anglo-hispânico Nicholas Wiseman, de 1854. Outra figura que deu relevância para o nome foi Fabíola da Bélgica, rainha consorte de Balduíno dos belgas. Assim, ela reinou entre 1951 e 1993, ano em que faleceu.

O nome, então, não é muito comum no Brasil. Na verdade, se considera que este seja um nome raro no país, pois não há muitos registros do nome.

Publicidade

Publicidade

Para se ter uma ideia, em 2014, houve apenas 14 registros de meninas com esse nome. Enquanto isso, em Portugal, apenas uma menina foi registrada com esse nome no mesmo ano.

Portanto, o nome Fabíola é um nome charmoso, porém incomum.

Popularidade do nome Fabíola

O nome Fabíola está no ranking 490° de nomes mais populares no Brasil de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, censo de 2010. Desde os anos 1960 se tornou cada vez crescente no registro civil de bebês do sexo feminino e chegou às primeiras posições do top nomes mais populares do ano de 1980.

Os estados brasileiros com maior tradição de uso do nome próprio são o Amapá, Amazonas e Espírito Santo – nessa ordem. Veja mais no gráfico.Popularidade nome Fabíola

Personalidade do nome FabíolaPersonalidade do nome Fabíola

Aquelas que se chamam Fabíola costumam gostar de carinho e atenção, em especial nos seus primeiros anos de vida. Dessa forma, elas podem ser muito apegadas aos pais e a quem estiver por perto, nessa primeira fase da vida. Inclusive, as representantes do nome Fabíola costumam ser rápidas, na hora de aprender lições.

Publicidade

Publicidade

Não à toa, não se demora para ver quão educadas elas podem ser. Em geral, as meninas que têm esse nome costumam ser mesmo gentis. Quando adultas, se mostram independentes e criativas.

De modo geral, aquelas que têm esse nome também podem ter sucesso em qualquer trabalho que se entreguem. Afinal, elas dão o seu melhor esforço e a maior dedicação para que isso aconteça.

Nesse sentido, as representantes do nome Fabíola são ambiciosas e não temem dificuldades. Ou seja, quando querem algo, fazem acontecer, pois possuem inteligência e sabedoria suficientes para contornar situações difíceis, conforme as lições que aprendem ao longo da vida.

Portanto, não dá para duvidar que uma Fabíola pode ter ótima personalidade e um bom apelido para ela é Fabs.

Personalidades famosas

As celebridades com esse nome têm presença de destaque em especial no mundo do atletismo. Dessa forma, vale citar a atleta brasileira de natação Fabíola Molina.

Publicidade

Publicidade

Além dela, tem também a jogadora de tênis colombiana Fabiola Zuluaga. Ainda, a jogadora de tênis de mesa da Venezuela, Fabiola Ramos.

No mundo da nobreza, por outro lado, a figura que se destaca, além da própria Fabíola da Bélgica, a filha do Rei Filipe, Eléonore Fabiola Victoria Anne Marie, que é princesa da Bélgica.

Nomes semelhantes

Elouise Lopes
Redatora da WebGo Content. Graduanda em Comunicação Organizacional na UTFPR, com experiência na área de Gestão de Pessoas e Marketing Digital.

Participe dos nossos grupos

TelegramCanal Telegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookPágina do Facebook

Curta nossa Página e receba nossas dicas

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.