Fátima – Significado do nome, origem e popularidade

Na hora de escolher o nome da criança que está por vir, é comum que se tenham muitas dúvidas sobre quais são os significados, qual é a origem, se o apelido poderá ser bom ou ruim de ser pronunciado.

Um dos nomes femininos que possui uma belíssima história, sendo conhecido em todo o mundo, é Fátima. 

Veja aqui qual é a sua origem, qual seu significado, histórias famosas evolvendo esse nome, o censo e frequência do mesmo no Brasil e muito mais. Fique por dentro.

Fátima: significado do nome

Fátima: significado do nome

O nome Fátima quer dizer “mulher que desmama seus filhos” ou também “mulher que realizou seus filhos no conhecimento divino”. 

O nome advém do persa Fatimat, Fatima vem do árabe Faatima, onde quer dizer de maneira literal “mulher que desmama seus filhos”.

Da raiz etimológica originária do elemento fath, quer dizer de maneira literal “graça divina dada aqueles que possuem o conhecimento sagrado”, “vitória” e “conquista”, enquanto, fattah significa de maneira literal “conquistador”, ”aquele que abre” ou “um dos nomes de Deus”.

Dessa forma, conforme esses elementos citados acima, é atribuído o seu significado místico à “mulher que realizou seus filhos no caminho do conhecimento divino”.

Esse nome também é bem comum no Brasil, sendo sua pronúncia fácil, assim como seu apelido, que costuma ficar entre Fafa, Fá ou Fatinha.

História do nome

Esse foi o nome escolhido por Maomé para uma de suas filhas, sendo assim conhecida como a “mulher perfeita, física, moral e intelectualmente”. Dessa maneira, é um nome muito comum entre os muçulmanos e pelos portugueses, que foram dominados durante muitos anos pelo povo árabe.

O nome é bem conhecido em Portugal também pela devoção à Nossa Senhora de Fátima, que geralmente é atribuído em conjunto com o nome Maria, fazendo assim a composição de Maria de Fátima. 

Conforme é contado pela história, a Virgem Maria apareceu algumas vezes onde hoje é o Santuário de Fátima, localizado no Concelho de Ourém. A primeira aparição teria acontecido no dia 13 de maio de 1917, sendo assim, esse o dia em que é celebrada a festa de Nossa Senhora de Fátima.

No mesmo dia, três crianças, que eram Lúcia, Francisco e Jacinta, afirmaram terem visto uma mulher mais brilhante que o Sol debaixo de uma azinheira. Lúcia era quem teria ouvido e falado com a aparição, enquanto Jacinta apenas via e ouvia, e por fim, Francisco apenas conseguia ver, mas não ouvir.

Essa aparição teria acontecido pelos próximos cinco meses seguintes, sendo portadora de uma mensagem importante para o futuro do mundo, sendo que depois se apresentou como “A Senhora do Rosário”.

As crianças disseram ter visto Nossa Senhora de Fátima em todo dia 13 de cada mês, entre maio até outubro daquele ano. Segundo elas, a santa teria pedido para que rezassem o terço e para que fizessem penitências.

A última aparição de Fátima é a mais conhecida, onde é chamada de “Milagre do Sol”: conforme se conta, as crianças tinham previsto que a Santa faria um milagre, sendo que assim milhares de pessoas foram até o local, testemunhando o fenômeno que dizem ter sido a visão do Sol girando e brilhando.

Outras pessoas dizem ter visto o Sol se aproximar e depois se afastar da Terra, mudando de cor também. Uma grande investigação aconteceu por parte da Igreja de Portugal, sendo que somente algum tempo depois as visões foram consideradas como verdadeiras.

Jacinta e Francisco acabaram morrendo pela gripe espanhola dois anos depois, enquanto Lúcia se tornou freira.

Lúcia diria mais tarde, por meio de seus livros de memórias, que a Virgem teria lhe dito 3 segredos: o primeiro seria uma imagem do inferno, a previsão sobre o fim da Primeira Guerra Mundial, o começo da Segunda Grande Guerra, assim como a ascensão e queda da União Soviética e seu regime.

No ano 2000 foi revelado o terceiro segredo, que era a descrição da tentativa de assassinato do Papa João Paulo II, no dia 13 de maio de 1981, incidente que aconteceu na Praça de São Pedro.

Censo do nome Fátima no Brasil

O nome Fátima no Brasil atingiu seu auge de denominações durante os anos 60, decaindo desde então, conforme é possível ver no gráfico abaixo.

Censo do nome Fátima no Brasil

No total, são 198.083 mil pessoas com esse nome em território nacional, sendo que o estado que mais possui indivíduos assim chamados é o Ceará, onde são 179,96 para cada 100 mil pessoas.

Participe dos nossos grupos

TelegramCanal Telegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookPágina do Facebook

Curta nossa Página e receba nossas dicas

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.