Você já ouviu falar no Feng Shui? Pois saiba que se você se interessa em manter as energias da sua casa sempre positivas, de modo a incentivar que apenas coisas boas cheguem até você e a sua família, essa é uma técnica bastante útil.

Feng Shui: conheça a técnica milenar que atrai boas energias à sua casa

Feng Shui é uma técnica de energização chinesa, que tem como objetivo facilitar o fluxo de energia nos cômodos de uma residência, escritório, ou qualquer outro ambiente.

Milenar, essa filosofia acredita que absolutamente tudo à nossa volta é composto por energias, positivas e negativas, e que devem estar sempre muito bem equilibradas para proporcionar bem-estar cotidiano.

A seguir nós explicamos mais sobre o Feng Shui, suas características e como você pode aplicá-lo na sua casa.

O equilíbrio energético segundo o Feng Shui

A filosofia do equilíbrio energético aplicada pelo Feng Shui faz uso de algumas teorias para construir sua base. Uma delas é o Yin Yang.

Yin Yang representa as forças opostas e complementares do universo, que devem se manter em equilíbrio, resultando em uma vida plena.

A outra teoria usada como base para a técnica é a dos Cinco Elementos, constituídos por: água, madeira, fogo, terra e metal.

Pois bem, pegando essas crenças, o Feng Shui a aplica para criar harmonia nos ambientes de uma casa, seja pela adoção de objetos de materiais específicos na decoração, ou apenas pela mudança de posição dos móveis.

Dessa forma, a técnica acredita que pode eliminar do ambiente as energias que estar impulsionando os sentimentos de cansaço, ansiedade e estresse dos habitantes.

A representação dos 5 elementos no Feng Shui

Os cinco elementos do Feng Shui (um pouco diferentes dos quatro elementos universais que conhecemos) provém da Medicina Tradicional Chinesa, que também acredita na filosofia do fluxo e equilíbrio energético.

Assim, cada elemento corresponde à qualidade e diferentes tipos de energias, que fisicamente podem ser representados por cores, formas, materiais e direção.

As principais representações de cada elementos que podemos aderir nos ambientes são:

  • Água: representa a prosperidade, a passagem pela vida e a fluidez. Pode pequenas fontes colocadas em casa, espelhos ou outros elementos que a representem;
  • Madeira: a madeira é representativa da evolução e da renovação. Em casa, pode ser representada pela adoção de plantas nos ambientes;
  • Terra: a terra representa as raízes, a força, estabilidade e segurança do indivíduo. Nos ambientes, pode ser representada por pedras naturais decorativas, ou ainda objetos feitos de cerâmica ou argila;
  • Fogo: representa a criatividade e ação necessária para levar a vida para frente. Pode ser representado por velas, ou ainda pela cor vermelha, seja nas paredes, ou em objetos de decoração;
  • Metal: esse elemento representa a energia do esclarecimento, do conhecimento e da precisão. Pode ser representado por objetos feitos em metal.

Como aplicar a técnica em casa

Para o Feng Shui, é necessário que tudo esteja equilibrado, para que o fluxo de energias não seja interrompido em um ambiente, gerando o acúmulo negativo.

Assim, além de cores e objetos, a disposição dos móveis nos ambientes e a organização também fazem parte da técnica.

Limpeza e organização

Um do princípios mais simples do Feng Shui é manter os ambientes da casa sempre organizados, sem sujeira e sem acúmulo de coisas.

Assim, a técnica diz que é preciso se livrar de tudo aquilo que sobra sem necessidade na casa, sejam objetos ou roupas, já que se não são necessário, esses elementos podem também acumular energias negativas.

A posição da cama

O quarto é um dos ambientes mais importantes de qualquer casa e por isso recebe atenção especial no Feng Shui. 

Segundo a técnica, para equilibrar as energias nesse ambiente, a cama jamais deve ter sua cabeceira virada de costas para a porta. Por outro lado, ela também não deve ficar com os pés virados diretamente para a porta, nem em baixo da janela.

Objetos quebrados dentro de casa

Feng Shui acredita que objetos quebrados refletem desequilíbrio na energia e podem trazer má sorte.

Então, quando algo em casa quebrar, ou deve ser concertado, ou jogado fora.

Água se perdendo por goteira e vazamentos

Outro modo de aplicar o Feng Shui em casa é concertando qualquer pia gotejando ou cano estragado.

Isso porque a Água representa fluidez e prosperidade para essa crença, e ao ser perdida através de gotejamento, pode representa escassez, e energias ruins para o financeiro da família.

CONFIRA Também:

Fogo, Terra, Ar e Água na ASTROLOGIA: quais as influências em cada signo?