Publicidade

Feng Shui – principais princípios. entenda como aplicar no seu dia a dia

Esta arte ancestral é baseada em alguns princípios da metafísica chinesa. O seu principal objetivo enquanto uma prática diária é promover a harmonia e gerar bem estar físico mental tanto para quem é praticante, quanto para aqueles que estão em torno e também para toda a sociedade como um todo, por meio de uma filosofia de vida que é coletiva e considera o mundo enquanto este espaço compartilhado.

Publicidade

Publicidade

De acordo com a Nation Geographic, o primeiro livro sobre Feng Shui foi o “Livro dos Sepulcros”, publicado por Guo Pu. Acredita-se que este livro tenha sido escrito aproximadamente no ano 400 a.C. e explica, principalmente, algumas forma de trabalhar e manejar a energia em palácios e casas.

Publicidade

Publicidade

Hoje em dia, esta técnica está espalhada de forma ampla por todo o mundo. Atualmente esta técnica é usada em duas áreas principais: residências, nas quais as pessoas baseiam-se em certos princípios para reconhecer quais espaços dentro de casas e apartamentos, mapeando quais são as energias positivas e negativas dispostas nestes ambientes e nos túmulos, o que é um prática mais local, especialmente em Taiwan e Hong Kong

Nos espaços, a energia que cada lugar possui é estudada para que as construções se harmonizem com o seu entorno e tenham estreitas ligações com as energias que compõe os lugares. Na escola de Suan Yuan, que é a mais tradicional das escolas de Feng Shui do mundo, uma bússola é usada para saber onde colocar objetos, como espelhos ou camas, e para determinar espaços favoráveis ​​e desfavoráveis ​​dentro de casa.

Publicidade

Publicidade

Esta é uma técnica muito utilizada atualmente por diversos estúdios. É interessante observar como a área da arquitetura tem se relacionado com a natureza, valorizando esta relação e rompendo com esta ótica ultrapassada de que a natureza é um recurso. Diante desta mudança de pensamento e da necessidade das pessoas de se conectarem de maneira mais profunda com o seu entorno, o Feng Shui é uma prática extremamente em alta nos dias de hoje.

Os elementos do Feng Shui

feng shuiNo Feng Shui os elementos água, terra, ar e fogo são extremamente importantes para pensar e compor os espaços, isso porque os elementos têm energias capazes de equilibrar e potencializar espaços. A primeira dica é pensar que os elementos precisam estar dispostos de uma forma equilibrada entre eles. Nenhum deve ter um destaque maior que o outro, pois é por meio do equilíbrio que a harmonia no ambiente é atingida. Além disso, é importante que todos os elementos tenham conexão com cores e acabamentos para que esteticamente o ambiente fique harmônico.

  • Fogo: se expande, é radiante e, por outro, lado, perigoso, pois pode queimar. As cores vermelho e violeta, as velas, o incenso, as luzes e lâmpadas, tudo que emana luzes. Também é possível relacionar as formas triangulares e piramidais. Assim como, alguns objetos que tenham cor vermelha, laranja e também amarela, podem ser janelas, porta copos, decorações etc. Está relacionado ao sul e ao calor do verão.
  • Terra: É estável, nutre. Representa algo benevolente e protetor. Alguns tons da terra são: marrom, bege, terra cota, ocre e amarelo claro. Algumas construções podem ter uma grande relação com esse elemento, com materiais utilizados como adobe, que são tijolos feitos a partir do barro. A forma de construção tem muita relação com este elemento, pois a terra também representa o aqui e o agora, é o elo com a energia vital que temos. Também pode estar presente em plantas que compõem os ambientes da casa.
  • Água: a água representa aquilo que flui, aquilo que dá movimento e também nutre a casa, visto que a água é fundamental para a vida das plantas e dos animais, incluindo humanos. Seja por meio de fontes, riachos, que trazem o elemento em si ou por meio de artes que tenham este elemento representado. Também podem estar representadas em algumas plantas aquáticas e que gostem da água. Uma outra dica é pintar uma parede de azul ou ao menos um pedaço de parede ou teto, isso pode trazer uma sensação de relaxamento e leveza incríveis.
  • Ar: o ar é o que nos mantém vivos por meio da respiração, isso significa que é algo que necessitamos e fazemos sem nem perceber, o que torna este elemento tão vital para o nosso dia a dia. Ele está representado em vidros e cristais também indicam transparência. Outra forma é ter aqueles toca sinos de ar, que com o vento emite sons, essa é uma forma de lembrar constantemente do vento. Redes esticadas pela casa também representam este elemento, pois fica suspenso.

 

Participe dos nossos grupos

TelegramCanal Telegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookPágina do Facebook

Curta nossa Página e receba nossas dicas

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.