Filtro dos Sonhos – Para que serve? Funciona Mesmo? Como Usar

Diversos povos já atrelaram os sonhos a presságios da vida e mensagens enviadas por energias e deuses superiores, a fim de nos preparar, fazer refletir e alertar sobre coisas que estão por vir. Ouvimos falar de diversas histórias de sonhos que previram situações desastrosas e puderam, até mesmo, evitá-las, ou não. A ciência, até hoje, não consegue explicar como os sonhos premonitórios acontecem, tendo em vista que consideramos o tempo linear, não sendo possível acessar o futuro.

Ainda não se sabe o motivo dos sonhos acontecerem, mas sabe-se que enquanto dormimos, nosso cérebro desprende-se totalmente da consciência, criando sonhos absurdos e mesmo trazendo ideias inovadoras e reveladoras. Ainda, o cérebro é capaz de tornar clara algumas informações e formular coisas geniais enquanto dormimos – acredita-se que isso aconteceu com Einstein e sua Teoria da Relatividade.

Filtro dos Sonhos

Os filtros dos sonhos foram herdados dos índios norte-americanos, sendo um objeto xamânico da tribo Ojibwa ou Chippewa, pelos anos 60 e 70. Para os integrantes das tribos, era extremamente importante decifrar os sonhos, logo, o objeto espalhou-se por todo o Estados Unidos e pelo mundo, tornando-se extremamente popular.

O objeto é constituído por aros orgânicos, geralmente feitos de cipó e linhas.

filtro dos sonhos

Podem ser utilizadas penas, que representam o ar e a respiração e outros objetos decorativos, como cristais, que variam de significado. As penas trazem leveza, paz e calma, porém, quando estão agitadas, representam sonhos ruins, que se prendem nas teias e evaporam durante o dia, em contato com os raios solares.

As teias, por sua vez, são o reflexo da nossa alma, representando nossas escolhas, o poder do livre arbítrio, o caminho que estamos tomando e a relação com o eu interior. O centro do filtro dos sonhos é a representação da criação e do nosso eu. Enquanto isso, o círculo que o envolve, representa o círculo da vida, a eternidade – por nunca ter fim – e o sol.

Pra que Serve?

Muita gente pensa erroneamente que o filtro dos sonhos são para filtrar pesadelos, mas os indígenas acreditavam que esse objeto pode trazer muitos ensinamentos, sendo necessários para o entendimento e a complexidade da vida. Portanto, o filtro dos sonhos não elimina pesadelos e sim os sonhos ruins. Mas, qual a diferença?

Os sonhos bons são enviados pelo grande espírito, responsável por trazer sabedoria e revelações. O que faz mal ao homem são os sonhos que contêm energias negativas, as quais não devem chegar até nós. Por isso, deve-se colocar um filtro dos sonhos em cima da cama ou em algum lugar ao sol.

Lenda – Como Tudo Surgiu?

Um xamã teria subido a uma montanha para tornar-se mais sábio e ir em busca de conhecimento. Chegando lá, encontrou um espírito mágico que possuía a forma de uma aranha, o Iktomi. Esse espírito passou-lhe muito conhecimento sobre o nascimento, a vida, a morte e as energias boas e ruins que existem no ar, enquanto tecia uma teia com pelos de cavalo, em um aro de cipó. Iktomi também lhe deixou a seguinte mensagem:

“se você trabalhar com forças boas, será guiado na direção certa e entrará em harmonia com a natureza. Do contrário, irá para a direção que causará dor e infortúnios”.

O espírito então ensinou o índio a usar o artefato para boas energias e seus sonhos e evoluir cada vez mais, auxiliando a encontrar a resposta certa e atingir os objetivos que desejados, por meio das reflexões e mensagens transmitidas pelos sonhos.

Como Fazer

Há diversas maneiras de confeccionar um filtro dos sonhos, dependendo do seu grau de habilidade:

Filtro dos Sonhos Tradicional

Filtro dos Sonhos em Espiral

Filtro dos Sonhos de Árvore


Curta Nossa Página no Facebook:

Recomendados para você:


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...