Flávio – Significado do nome, Origem e Personalidade

Nome que vem do antigo latim, Flávio traz um significado simples. Os primeiros registros do nome são provenientes do antigo Império Romano, em que o nome era comum aos que tinham cabelo louro, ou mais claro.

Flávio significa “o louro”, “dourado”, “amarelo” ou mesmo “cabelos dourados”. No latim o nome tem origem da palavra “flavus”, denominação de colorações claras e amareladas como o dourado ou o louro.

Da palavra flavus o nome Flavius surgiu e, ao longo do tempo, chegou em variações mais recentes no italiano, português e até francês, de Flávio.

Nome Flávio

Origem do nome Flávio

Registros antigos dos imperadores romanos trazem o uso do nome Flávio, que depois se tornou comum dentre nascimentos da população. De uma família vieram três governantes que comandaram as legiões de Roma durante o primeiro século depois de Cristo.

Depois que o Imperador Nero se matou, Tito Flávio Sabino Vespasiano (TItus Flavius Sabinus Vespasianus), foi escolhido pelas tropas que comandava, para ser o novo governante. Foi o início do período de governo conhecido na história como a dinastia Flaviana.

Tito Flávio Sabino governou em seus anos de ascensão, do ano 69 depois de Cristo ao ano 79, quando morreu com 69 anos. Trouxe, contando com diversos aliados de poder dentro da máquina do império romano, anos de prosperidade e reorganização para a situação desconjuntada depois que seu antecessor tirou a própria vida.

E depois do ano que ficou conhecido como “ano dos quatro imperadores”, Tito Flávio Sabino deu continuidade ao legado com mais dois filhos subindo ao cargo de Imperadores. Ambos carregavam consigo o nome Flávio, graças a então registrada cor de seus cabelos.

Seu último filho, Tito Flávio Domiciano, foi o último Imperador da linhagem flaviana e trouxe a Roma o mais longo governo desde a época de Tibério. Faleceu cedo, com 44 anos no ano de 96 do primeiro século.

Depois do fim de sua dinastia, o nome Flávio ainda foi comumente utilizado pela população romana e ainda esteve presente em cargos de liderança do império com governadores como Constantino, o Grande.

Popularidade do nome

Logicamente Flávio se tornou um nome muito comum para os falantes do italiano, utilizando uma variação do latim sem acento, como em “Flavio”. Aparece principalmente em outras línguas de mesma base como o espanhol, o francês e o portugues.

No Brasil se tornou um nome comumente utilizado, principalmente pela variante feminina que pode ser utilizada sem confusão. Foi bastante presente em registros de crianças entre as décadas de 80 e 90, com mais de 78 mil registros pelo país, sendo aproximadamente 29% dos registros totais.

Atualmente o nome perdeu um pouco de popularidade e conta com um aproximado de 27 mil registros oficiais em maternidades e 10% de representatividade dentre nomes masculinos de crianças recém-nascidas.

Sendo um nome comum nas décadas passadas, é muito comum encontrarmos pessoas conhecidas com esse nome como: Flávio Bosonaro, Flávio Dino e Flávio Gurgel Rocha. Pessoas que se chamam Flávio geralmente recebem apelidos como: Flavinho, Vinho, Binho, Inho, Vin.

Popularidade do nome Flávio

Personalidade de quem se chama Flávio

Podemos colocar como principal qualidade de qualquer Flávio a perseverança e a persistência em perseguir os objetivos pessoais. Sendo assim trata decisões importantes com seriedade e atenção, preocupando-se com detalhes importantes e garantindo uma perfeita execução das tarefas necessárias.

Sua força de vontade é muito presente e acentuada, o que pode fornecer uma abertura para se tornar alguém controlador, principalmente para com pessoas com as quais se relaciona amorosamente. Por isso deve-se ter em mente que manter limitações é uma questão definidora de um bom relacionamento.

Apesar disso, sua força de vontade permite explorar reflexões de caráter próprio e interior, com o objetivo de conquistar paz para consigo mesmo e com as pessoas que o cercam. Quem se chama Flávio pode ter dificuldades em estabelecer relações saudáveis com amigos e família.


Assista Nosso Novo Vídeo:

Recomendados para você:


    Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie: