Significado de Francisco – Origem do nome, História, Personalidade e Popularidade

O nome Francisco significa “franco”, “francês”, “aquele que vem da França”. Trata-se de um nome com relativa popularidade no Brasil, sendo mais adotado na última década de 2010.

Aqui, apresentamos todas as informações sobre o nome Francisco, como origem e principais características de pessoas que foram batizadas com ele. Acompanhe!

História e origem do nome Francisco

Acredita-se que o nome tenha surgido no século XIII. Um italiano natural de Assis estava na França quando seu filho, Giovanni, nasceu. Então, o pai decide mudar o nome da criança para Francesco, em homenagem ao país onde ele estava.

Curiosamente, essa criança tornou-se, mais tarde, São Francisco de Assis, um santo que renunciou à riqueza para se dedicar totalmente aos pobres, ao cuidado de animais e contato com a natureza.

São Francisco de Assis fundou, em 1209, a Ordem dos Frades Menores, que também é conhecida como a Ordem dos Franciscanos. Trata-se de um grupo de pessoas que incentivava um estilo de vida humilde e simples, além da pregação do evangelho.

Em 1226, São Francisco de Assis falece e é canonizado pela igreja católica dois anos depois. Durante sua vida e posteriormente, o nome Francisco tornou-se bastante popular pela Europa. No século XVI, dois reis franceses se chamavam Francisco.

Significado de Francisco

Popularidade do nome

Francisco é um nome popular em diversos países, sobretudo na Europa, aparecendo nas variações Francesco, Frank e Franz, por exemplo, sobretudo na Itália, países de língua inglesa e alemã.

No Brasil, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o nome começou a ganhar popularidade a partir de 1930. Desde então, foi crescendo entre os pais até o ano de 1970, quando entra em sutil declínio.

A partir de 2010, o nome ganhou força entre os pais e há uma razão para isso: surgiu uma tendência de escolher nomes simples e clássicos para os filhos. Além de Francisco, outros como João, José e Maria viraram moda.

Por isso, atualmente é comum encontrar Francisco nas listas de nomes masculinos mais lembrados e escolhidos pelos pais no Brasil para batizar seus filhos.

Personalidade das pessoas que se chamam Francisco

Existem algumas características comuns no perfil de pessoas batizadas com o nome Francisco. A seguir, apresentamos as mais recorrentes. Confira:

Humildade

Um traço marcante da personalidade de todo Francisco é a humildade e a simplicidade. Normalmente, ele se contenta com o básico e sempre busca manter a paz e equilíbrio.

Independência

Pessoas batizadas como Francisco tendem a ser independentes, ou seja, conseguem realizar quase tudo sozinhas e sem precisar da opinião dos outros, encarando de frente todas as consequências de seus atos.

Criatividade

A criatividade está presente de sobra na personalidade de todo Francisco. Ele gosta de se envolver em atividades que estimulem a imaginação e geralmente esbanja originalidade em seus trabalhos. Também têm mais facilidade em desenvolver projetos e inovar no trabalho.

Otimismo

Mesmo diante de situações negativas, consegue manter um certo otimismo, o que é extremamente benéfico porque possibilita passar por situações ruins sem se abalar muito.

Generosidade

Todo Francisco chama a atenção por ter uma personalidade generosa. Ele está sempre disposto a ajudar e escutar pessoas que estejam precisando de auxílio. Por conta disso, também pode ser enganado por pessoas mal-intencionadas.

Solidão

Pessoas chamadas Francisco normalmente são solitárias. Elas apreciam estar sozinhas e fazer as coisas que mais gostam nesse tempo livre da presença dos outros. A solidão para elas não é algo negativo, pelo contrário, é um período para se reconectar consigo, de cuidar de si.

Exigência

Para quem se chama Francisco, um trabalho só está terminado quando está perfeito. Ele é muito exigente e busca a excelência em tudo que faz, desde algo simples até uma atividade complexa.

Artistas que se chamam Francisco

  • Francisco Cuoco – ator;
  • Francisco Buarque de Hollanda – nome verdadeiro de Chico Buarque;
  • Francisco Bosco – escritor e compositor;
  • Francisco Everardo Oliveira Silva – nome verdadeiro de Tiririca;
  • Francisco Medeiros – diretor de teatro;
  • Francisco Guarnieri – diretor e roteirista;
  • Francisco Eller – filho de Cássia Eller;
  • Francisco Gil – filho de Preta Gil.

Principais variações no nome

Francisco comumente assume a forma afetiva Chico, que pode ser nome próprio ou apelido. Além disso, também pode ser encontrado em variações inerentes a línguas estrangeiras, tais como:

  • Frank;
  • Francis;
  • Franco;
  • Francesco;
  • Franchesco;
  • Francelino;
  • Franciscus;
  • Franz.

Curta Nossa Página no Facebook:

Recomendados para você:


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...