Gregório – Significado do nome, origem e popularidade

A origem do nome Gregório é no grefo Gregoréo, que se tornou Gregórios e, por fim, Gregório. O significado de gregório é “vigiar”. A primeira vez que esse nome foi registrado foi no século 4 e a sua grafia foi “Gregory”.

Gregório já foi o nome de 16 papas e 51 santos da igreja católica e passou a ser usado na Inglaterra após algumas conquistas de território católico. No Brasil, é um nome um tanto popular, mas não muito, ocupando a 1.604º posição do ranking dos nomes mais populares do Brasil.

Significado do nome gregório

Popularidade do nome Gregório no Brasil

No Brasil, o nome Gregório apresentou uma crescente de popularidade entre 1930 e 1950, quando começou a cair até 1970. Entre 1970 e 1980 houve uma nova crescente de registros do nome Gregório. Entretanto, a partir de 1980 até 2000 o nome está decrescendo no ranking.

Popularidade do nome Gregório no Brasil

O estado em que o nome Gregório é mais conhecido é o Piauí, com uma taxa de 18,95 nomes registrados como Gregório a cada 100 mil habitantes registrados. Na sequência está o Maranhão, com uma taxa de 16,93 a cada 100 mil habitantes.

Em terceiro aparece o Mato Grosso do Sul, o Pará e Roraima. Em contra partida, dentre os estados em que o nome Gregório é menos popular está Alagoas, com uma taxa de 1,99 habitantes registrados como Gregório a cada 100 mil habitantes, Sergipe, com 2,27 e o Acre, com uma taxa de 2,45.

Como Escrever Gregório

As duas formas de escrever são: Gregório ou Gregory.

Celebridades que se chamam Gregório

Mesmo não sendo um nome tão popular, algumas celebridades que se chama Gregório.

Gregório Duduvier

Ator, humorista, roteirista e escritor brasileiro, é reconhecido por seu trabalho no cinema, na tv, na internet e no teatro. Na televisão, faz o Greg News desde 17 até hoje. Já fez O Fantástico Mundo de Gregório (2010), As Brasileiras (2012), Louco por Elas (2011-13) e As Cariocas (2010).

Já na internet, sua principal participação foi no Porta dos Fundos, desde 2012 até o presente com algumas aparições. No cinema, já atuou em dezenas de filmes, os mais reconhecidos são: A Vida Invisível (2019), Se Beber, Não Ceie (2018), Desculpe o Transtorno (2016), Os Pinguins de Madagascar (2015) e O Homem do Futuro (2015).

Gregorio Pernía

Um dos principais atores colombianos. Alguns dos filmes feitos por Gregorio foram: Decisiones: Unos ganan, otros pierden (2020), El final del paraíso (2019), Tormenta de amor (2019), Sin senos si hay paraíso (2016-2018), La esquina del diablo (2015), Tres caínes (2013), Corazón valiente (2012) e Flor Salvaje (2011-2012).

Alguns dos prêmios que Gregorio Pernía ganharam foram: “Mejor actor antagónico de telenovela o serie”, em 2008, “Mejor actor antagónico de telenovela o serie”, em 2018, “Mejor actor antagónico, em 2007 e Mejor actor revelación”, em 1999.

Papa Gregório I

Também conhecido como São Gregório, Gregório Magno ou Gregório, o Grande este papa governou entre 590 e 604 e teve 15 sucessores. Papa Gregório I foi o primeiro papa a ter sido monge antes do pontificado. Após a sua morte, foi canonizado pela Igreja Católica por pressão popular, o que era comum na época.

É venerado como santo por católicos, ortodoxos, anglicanos e luteranos. Além disso, é um dos Padres Latinos, ou seja, que escrevia apenas em Latim. Sua contribuição de obras foi em grande volume, inclusive muito maior do que a dos seus antecessores.

A numerologia do nome Gregório

A numerologia da somatória do nome Gregório é 8. Esse número é sinal de poder, capacidade para executar as coisas e também para gerir. Tem muito poder material e tendência a se esforçar muito até conseguir aquilo que quer.

Também pode ter muitas habilidades políticas, especialidade em gestão de poder e autoridade, trabalho por causas e para obter reconhecimento, tomada de decisão e capacidade de comando.

Também é um número que traz uma questão muito forte de autossuficiência, sucesso material e firmeza de abordagem. Costumam ser pessoas ambiciosas e também muito auto-exigentes, procurando sempre extrair o melhor de si.

Por outro lado essa exigência, quando é exagerada, pode gerar reflexo muito negativos, como pessoas que se tornam workaholic e não conseguem mais ter uma vida social ou afetiva, pois ficam focadas apenas no trabalho, o que leva a situações de estresse e até burnout.

Por isso pessoas com o nome Gregório precisam sempre pensar sobre o equilíbrio e as melhores formas de dosar o trabalho para não ficarem sobrecarregados.

Outros nomes com a letra “G”

Participe dos nossos grupos

TelegramCanal Telegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookPágina do Facebook

Curta nossa Página e receba nossas dicas

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.